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- Color Park chega ao Conjunto Nacional
Já imaginou brincar em uma loja repleta de brinquedos e aventuras em todos os espaços ocupando todos os espaços? A Color Park, uma estação de brincadeiras, é o lugar certo para entreter a criançada. A atração está no Conjunto Nacional, na entrada F do 1º piso, onde fica até fevereiro de 2025. Neste evento, a criançada pode usar toda a sua imaginação para se divertir em diversos cenários, seja brincando em uma pista com carrinhos divertidos na Casa dos brinquedos, imaginando aventuras inesquecíveis com os bonecos e pelúcias, montando objetos na Casa de blocos, fazendo compras na feirinha infantil ou até cozinhando na nossa minicozinha. Além disso, a estação ainda conta com uma piscina de bolinhas. Os valores dos ingressos acontecem conforme a minutagem, da brincadeira, variando de acordo com as seguintes faixas de tempo: R$ 45 para período de 1 a 30 minutos, R$ 70, de 31 a 60 minutos, R$ 95, de 61 a 90 minutos até R$ 109 para períodos de 91 a 120 minutos. Crianças com deficiência têm 50% de desconto. A idade máxima permitida para brincar no Color Park é de 13 anos. A participação de menores de 2 anos está condicionada ao acompanhamento por um progenitor ou adulto responsável. Para participação de crianças PCD recomenda-se o acompanhamento do responsável. Cabe ao responsável observar as especificidades do evento e consequente adequação às particularidades de sua criança. Serviço Color Park no Conjunto Nacional Data: até fevereiro de 2024 Horário: de segunda a sábado, das 9h às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. Local: Praça do Acesso F - 1º Piso do Conjunto Nacional
- La Boulangerie aposta em novo menu executivo e traz toque francês ao almoço e jantar brasiliense
Em Brasília, escolher onde almoçar pode ser um verdadeiro desafio quando se busca o equilíbrio entre sabor, praticidade e preço. Atenta a essa demanda, a tradicional padaria francesa La Boulangerie lançou, neste mês, um novo menu executivo em sua unidade da Asa Sul, oferecendo pratos cuidadosamente elaborados para o almoço e jantar de quem visitar o estabelecimento. Sob a direção do chef boulanger Guillaume Petitgas, o bistrô localizado na CLS 306, Bloco A, Loja 2, torna-se uma excelente escolha para quem aprecia a gastronomia europeia e deseja uma experiência única na capital. Servido diariamente, durante todo o horário de funcionamento da cozinha, das 11h30 às 20h45, o menu oferece sete opções de pratos, todos acompanhados por uma salada da casa, e traz variedade entre carne vermelha, frango e peixe, garantindo alternativas para todos os gostos e um toque de sofisticação à rotina dos brasilienses. " Nosso objetivo é oferecer pratos que combinem a essência da cozinha brasileira com toques franceses, como o picadinho, o risoto de cogumelos com caldo de frango ou legumes e a tilápia com molho de camarão e arroz de castanha-do-brasil. Cada receita traz um detalhe que remete à França, mantendo a autenticidade dos sabores locais e internacionais ", explica o chef Guillaume Petitgas. Entre os destaques do novo menu executivo, estão: Contrafilé na Manteiga de Ervas – R$ 58,00: Acompanhado de gratin dauphinois (batatas gratinadas em molho branco) e vagem na manteiga. Frango Basquaise – R$ 49,00: Coxa e sobrecoxa desossadas e assadas, acompanhadas de ratatouille, arroz branco e molho basquaise (pimentão, tomate e cebola). Moqueca da Casa – R$ 53,00: Filé de tilápia grelhado servido com arroz de castanhas e molho de moqueca de camarões. Picadinho de Filé – R$ 63,00: Arroz, banana empanada, farofa amanteigada, crispy de couve e ovo frito. Risoto de Filé Mignon – R$ 65,00: Arroz arbóreo cozido no vinho branco, com filé mignon salteado na manteiga e finalizado com parmesão. Risoto Caprese – R$ 53,00: Arroz arbóreo no vinho branco, confit de tomate, mussarela de búfala, parmesão e manjericão. Risoto de Cogumelos – R$ 53,00: Arroz arbóreo ao vinho branco com um mix de cogumelos (Paris, shiitake e shimeji), finalizado com parmesão. Além das variadas opções do cardápio, a padaria e bistrô oferece um ambiente acolhedor e minimalista, com capacidade para até 85 clientes, que inclui uma ampla área externa, lounge e brinquedoteca, proporcionando uma experiência completa e confortável para os visitantes. Serviço La Boulangerie Asa Sul Endereço: CLS 306, Bloco A, Loja 2, Asa Sul, Brasília Horário: Segunda a sábado, das 7h às 21h; domingos e feriados, das 7h às 20h Telefone: (61) 3244-1394 | WhatsApp Business: (61) 98581-0013 E-mail: contato@laboulangerie.com Site: laboulangerie.com.br Instagram: @laboulangerie_lapetite
- Vem aí o Taska Bar! Nova aposta dos grupos FUNN e O2 inaugura em dezembro, no Lago Sul
Com uma atmosfera intimista e aconchegante, nasce o Taska Bar, a mais nova aposta dos grupos FUNN e O2, na QI 15 do Lago Sul, no início de dezembro. Para quem não sabe, além de movimentar a cidade com shows ao longo do ano e promover o maior festival de inverno do Brasil, o Funn Festival, o grupo comanda dois bares desejados da cidade: o New Mercadito na 201 Sul e o clássico Versão Brasileira, na 204 Sul. “O Taska chega para completar esse time de marcas que Brasília abraçou ao longo desses 10 anos de história que temos", afirma um dos sócios do grupo, Henrique Migras. O grupo O2, responsável pela label O2 Fitness, uma academia de luxo, soma forças no novo espaço. “A aposta no ramo gastronômico reforça o compromisso da O2 em proporcionar experiências únicas, tanto no segmento fitness quanto no gastronômico, e reforçam a visão de expansão e diversificação que marcam a nossa trajetória”, comenta o sócio Paulo Albuquerque. Quem assina o cardápio é o chef Rodrigo Almeida. Com experiência de quem atuou nos bastidores das grandes cozinhas brasilienses por mais de duas décadas, Rodrigão e seu talento na gastronomia dispensam apresentações. “O menu do Taska proporcionará um passeio por clássicos imperdíveis de diferentes culinárias mundo afora, em uma proposta de fusão, com ingredientes frescos, de qualidade, e também que agregam história a cada prato. Além da excelência na execução, também pensamos em opções para compartilhar”, compartilha o chef. O Taska contará com uma proposta despojada, mas sem perder a sofisticação nos detalhes. Um dos principais diferenciais será a extensa carta de vinhos, com rótulos de diversos continentes, especialmente dos países conhecidos pela produção da bebida. A proposta agradará tanto ao público mais especializado quanto aos amantes de vinho que buscam por boas recomendações. A coquetelaria também será um destaque à parte e terá assinatura de Vitor Moretti, um dos maiores mixologistas do Brasil. “Teremos uma carta de vinhos bem curada com rótulos variados — desde opções clássicas e renomadas até vinhos de vinícolas menores e produtores artesanais. A carta irá incluir vinhos por taça, degustações temáticas e opções para harmonizar com diferentes pratos, destacando histórias e características de cada rótulo", explica Hugo Andrade. O objetivo principal de uma taberna é criar um senso de familiaridade e exclusividade. Por isso, o espaço assinado pelo arquiteto Gustavo Goes contará com um estilo contemporâneo, com mobiliário em madeira, iluminação suave, reforçando um ambiente acolhedor, intimista e aconchegante. A inauguração para convidados está prevista para o dia 13 de dezembro e a partir do dia 14, o bar estará aberto ao público. O funcionamento será de quarta-feira a domingo, das 17h à 01h. Serviço Taska Bar SHIS QI 15 Bloco C, Lago Sul Horário de funcionamento: Quarta a domingo - 17h à 01h Instagram: @ taska.bar
- Thiago Ventura chega a Brasília com seu 7º Show
O comediante Thiago Ventura chega a capital federal para apresentar o seu 7º show solo. Thiago Ventura- o Show estará em cartaz no dia 23 de novembro, às 18h30, às 21h e às 23h30, no Teatro do Museu da República (Eixo Monumental). Ingressos já à venda a partir de R$ 70 em https://ingressodigital.com//evento/14098,13894/Thiago_Ventura__Novo_Show . Não recomendado para menores de 16 anos. Thiago Ventura, em seu 7º show solo, aproxima-se mais uma vez da realidade do público, falando sobre os amigos, já conhecidos por quem o acompanha, relacionamentos e sexualidade na adolescência, de forma descontraída, objetiva, compartilhando suas experiências e criando um elo direto com a plateia e a riso. Sobre o comediante - Thiago Ventura é um fenômeno de público e crítica por onde passa: dos maiores festivais de Comédia no Brasil às turnês pelo mundo com escalas no Japão, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Holanda e França. Integrante dos grupos: 4 Amigos, Comédia ao Vivo, A Culpa é do Cabral e Jokes. Com especiais na Netflix e um canal no YouTube com mais de 5 milhões de inscritos, seus vídeos foram assistidos em torno de 500 milhões de vezes, o especial Só Agradece bateu a marca de 20 milhões de visualizações e no momento em que você está lendo, esses números já ficaram para trás. Serviço: Thiago Ventura chega a Brasília com seu 7º Show Data: 23 de novembro, às 18h30, às 21h e às 23h30 Local: Teatro do Museu da República (Eixo Monumental) Ingressos já à venda a partir de R$ 70 em https://ingressodigital.com//evento/14098,13894/Thiago_Ventura__Novo_Show . Não recomendado para menores de 16 anos.
- Conjunto Nacional celebra aniversário com mimo para os clientes
O mais tradicional shopping de Brasília, Conjunto Nacional está em festa, na semana em que celebra seus 53 anos de existência e preparou um mimo para o público no dia em que comemora do seu aniversário. Na quinta-feira, 21 de novembro, o shopping vai distribuir para os clientes uma fatia de bolo gelado Mariana Perdomo. Para garantir a guloseima, basta acessar o aplicativo do Conjunto, clicar no banner da ação, resgatar o voucher e se dirigir ao carrinho de trocas em frente à loja Starbucks no 1º piso, para receber o mimo. Histórico – As histórias de Brasília e do Conjunto Nacional, primeiro shopping da região Centro-Oeste e o segundo do Brasil, se confundem e se completam. A fachada do Conjunto Nacional é um dos marcos da construção de Brasília e esse belo cartão postal faz parte do projeto do Plano Piloto, tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Construído em três etapas, prontas respectivamente em: 1971, 1974 e 1977, é considerado um marco e símbolo cultural. Ao longo dos seus 49 anos, formou um conjunto de muitas histórias, emoções, diversidades, tradições e paixões. O Conjunto Nacional é referência em opção de compras e serviços. São mais de 270 operações, incluindo conceituadas marcas do mercado varejista e alimentação, além do espaço multiuso do Jardim Urbano, localizado no 3º piso do shopping, em área parcialmente aberta e que recebe eventos culturais e abriga operações gastronômicas. SERVIÇO Aniversário 53 anos do Conjunto Nacional Data: 21 de novembro Horário: a partir das 10h Resgate do brinde pelo aplicativo do Conjunto Nacional
- Cuidados diários para pele negra: passo a passo para saúde e beleza
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, dermatologistas e especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reforçam a importância de uma rotina de cuidados direcionada às características específicas da pele negra. Esta possui maior concentração de melanina, o que oferece proteção natural contra os raios solares, mas também aumenta a propensão a manchas. A Dra. Luanna Portela, presidente da SBD no Distrito Federal, explica: "A pele negra apresenta particularidades, como maior quantidade de melanina, o que exige cuidados para evitar manchas. A hidratação e o uso diário de protetor solar são indispensáveis para a manutenção da saúde e beleza da pele.” Rotina Ideal de Cuidados Higienização : Use sabonetes ou gel de limpeza adequado para sua pele. Escolha fórmulas suaves para evitar ressecamento. Hidratação : Opte por hidratantes com textura leve e ingredientes que ajudam a equilibrar a hidratação da pele sem obstruir os poros. Proteção Solar : Use protetores solares com FPS 30 ou superior. A opção com cor é ideal para proteger contra a luz visível e prevenir manchas e também o câncer de pele. Cabelos afro: cuidados específicos Procedimentos como alisamentos com formol apresentam riscos significativos à haste capilar, sendo o cabelo negroide mais sensível a danos externos. Dra Luanna Portela também destaca a importância de entender as peculiaridades dessa pele no contexto brasileiro: "As dermatoses na pele negra apresentam maior incidência de quelóides. Além disso, a tendência a manchas pela maior concentração de melanina exigem atenção especial na escolha dos tratamentos com tópicos e tecnologias adequadas ." . Importância da Fotoproteção A SBD tem trabalhado para conscientizar a população sobre o câncer de pele . Casos clínicos tratados pela Dra. Portela reforçam a necessidade de vigilância em relação a lesões cutâneas: "É essencial monitorar alterações Muitas vezes, sinais de câncer de pele em afrodescendentes passam despercebidos pela maior proteção natural pela melanina. Orientação médica é crucial.”. Embora a pele negra tenha proteção natural contra os danos do sol devido à alta concentração de melanina, o uso de protetor solar é indispensável. Ele previne o escurecimento de manchas e protege contra o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. Importante fazer o autoexame dos sinais e novas lesões no corpo e o check up periódico com seu médico dermatologista. Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia - DF: A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Distrito Federal (SBD-DF) é uma entidade regional sem fins lucrativos que representa os dermatologistas no Distrito Federal. Com o compromisso de promover a saúde da pele e garantir a qualidade dos tratamentos dermatológicos, a SBD-DF atua na capacitação de profissionais, no fomento à pesquisa e no esclarecimento da população sobre cuidados e prevenção. A entidade defende que procedimentos dermatológicos sejam realizados exclusivamente por médicos qualificados, visando assegurar a segurança e o bem-estar dos pacientes. Sociedade Brasileira de Dermatologia - DF ( SBD-DF) Onde: SCES trecho 03 conjunto 06 sala 208 Cep: 70.200-003 Instagram: @sbddistritofederal Site: sbddf.org.br Telefone: (61) 99654-1524
- A Linha da Extinção: uma aventura genérica que poderia ter saído diretamente para um streaming
O filme A Linha da Extinção , estrelado por Anthony Mackie e Morena Baccarin, apresenta uma premissa pós-apocalíptica pouco interessante, que acaba se perdendo em sua execução. A história se passa em um mundo devastado por criaturas monstruosas, semelhantes a insetos gigantes e blindados, que emergiram das profundezas da Terra para exterminar a humanidade. A única esperança de sobrevivência está nas montanhas, já que as criaturas não conseguem ultrapassar altitudes superiores a 2400 metros, não se sabe o porquê. O enredo acompanha um pai desesperado que precisa descer das montanhas em busca de remédio para seu filho doente. Ele conta com a ajuda de uma amiga habilidosa no manejo de armas e uma cientista alcoólatra, cuja culpa pela morte da esposa do protagonista adiciona um drama extra à jornada. A maior fraqueza do filme está em seus diálogos rasos e na falta de química entre os personagens. Apesar de Mackie e Baccarin serem nomes de peso, suas performances não conseguem salvar um roteiro carregado de clichês e soluções convenientes. As decisões narrativas, por vezes, beiram o absurdo, com momentos cruciais sendo resolvidos de forma simplória e apressada. Para o bem ou para o mal, o final ainda deixa uma porta aberta para uma continuação. No fim das contas, A Linha da Extinção se assemelha mais a um produto feito sob medida para o streaming do que a uma obra cinematográfica memorável. Talvez seria melhor se fosse um filme para assistir no conforto de casa apenas para passar o tempo, do que perdê-lo indo ao cinema e ver uma obra genérica e sem emoção. Nota:👍👍👎👎👎
- De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique cria indústria do açaí e chega à Capital Federal com o Açaí do Ninja
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja. Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene. Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada,” afirma Carlos Henrique, CEO da marca. Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família,” completa o empresário. Serviço:De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique cria indústria do açaí e chega à Capital Federal com o Açaí do Ninja Informações:(62)99187 5062 Instagram: @acaidoninja
- Bienal do Mercosul anuncia artistas e espaços da sua próxima edição
A Fundação Bienal do Mercosul divulgou nesta terça-feira, 19, a lista de artistas e espaços culturais que receberão a mostra no próximo ano. Tendo como conceito central a ideia de “Estalo”, a exposição tem abertura marcada para 27 de março de 2025 e se espalhará por 18 diferentes espaços em Porto Alegre, sendo alguns deles inéditos na programação da Bienal. O conceito curatorial da exposição tem como principal objetivo lidar com a noção de transformação. Em um estalar de dedos e em um breve fragmento do tempo, nossos corpos e a natureza, por exemplo, passam por transformações de diversas magnitudes. Das metamorfoses que surgem silenciosamente em nossos organismos aos movimentos bruscos e ruidosos - viver é sinônimo de nunca estarmos em um lugar estável e seguro. Durante 66 dias, a mostra se espalhará pela cidade, reunindo obras de 76 artistas de diversas regiões do mundo, apostando nos intercâmbios entre os diferentes contextos sociais e linguagens artísticas como uma forma de se aproximar da multiplicidade das experiências entre arte e vida. Ao longo de dois anos de trabalho, a equipe artística liderada pelo curador-chefe Raphael Fonseca, além dos curadores adjuntos Tiago Sant’Ana e Yina Jimenez Suriel, e da curadora assistente Fernanda Medeiros, desenhou um programa de exposições e atividades que trazem para a cidade de Porto Alegre uma grande diversidade de obras, interesses e visões de mundo sugeridas pelos artistas reunidos. São projetos artísticos que refletem seus contextos geográficos e culturais em um campo que vai do interesse pela abstração a projetos mais documentais. É esse zigue-zague de diferentes pesquisas artísticas que interessa essa edição da Bienal. A 14ª Bienal do Mercosul propõe atingir uma quantidade maior e mais diversa de público – investindo numa aproximação da arte tanto com a audiência local quanto global. Esse dado também fica evidente na lista de artistas, que tem uma presença considerável de representantes da América Latina e Ásia. Dos 76 artistas que integram a mostra, cerca de 65% são de artistas internacionais e grande parte dos trabalhos é comissionado. Além de estar presente em lugares já constantes na história da Bienal como o Farol Santander, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e a Usina do Gasômetro, esta edição se caracteriza por estar presente em outras regiões da cidade como nos bairros da Lomba do Pinheiro e Restinga, em unidades do Estação Cidadania, além de estarem também, pela primeira vez, na Cinemateca Capitólio, no Pop Center, no Museu do Hip Hop e na Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão. Acredita-se que, desta forma, o evento se amplia e forma um novo público na região da Grande Porto Alegre. Raphael Fonseca reitera a vocação da Bienal em estabelecer conexões com diferentes geografias: “Porto Alegre e o estado do Rio Grande do Sul são espaços multiculturais com muitas camadas de complexidade cultural e histórica. Nada mais justo que uma edição da Bienal do Mercosul também possa, dentro dos limites de qualquer grande evento dedicado às artes visuais, espelhar essa diversidade e contribuir com um maior conhecimento de tão interessantes artistas por um público amplo”, afirma o curador-chefe. Educativo, Programas Públicos e Publicações Além de sua dimensão expositiva, a Bienal do Mercosul se destaca por sua curadoria educativa, que visa aproximar a mostra principal de públicos diversos. O programa educativo se desdobrará em atividades como seminário, rodas de conversas, cursos de capacitação de professores e mediadores, e na produção de material pedagógico que incluirá textos e imagens de educadores-pesquisadores. Com isso, a Bienal se propõe a ser um espaço não apenas de fruição estética, mas também de formação e trocas significativas. A curadoria educativa, assinada por Andréa Hygino e Michele Zgiet, se baseia em conceitos como a roda e o giro enquanto práticas de constituição comunitária. Essas estratégias formam a espinha dorsal de um projeto que estabelece a Bienal como um tempo-espaço de aprendizagem e reflexão, irradiando saberes no campo da arteducação enquanto expande uma experiência de arte mais aprofundada e acessível para todos os públicos. Também uma novidade na 14ª Bienal do Mercosul, é a curadoria dos Programas Públicos, assinada por Anna Mattos e Marina Feldens. Será realizada uma série de atividades que ativarão diferentes centros culturais, museus e espaços públicos da cidade de Porto Alegre, através de palestras, eventos, exibições de filmes, festas, saídas de campo, oficinas e muito mais. O objetivo dos Programas Públicos da Bienal é fazer com que a mostra reverbere além das exposições, propondo um constante “estado de bienal”, cuja sua construção acontece através da experiência dos públicos. Além dessas atividades, a 14ª Bienal do Mercosul organiza duas publicações concebidas a partir de uma perspectiva transversal à proposta curatorial. A primeira delas será lançada na abertura da exposição e tem como objetivo trazer para a conversa reflexões que se relacionam com as abordagens conceituais da 14ª Bienal, dando especial atenção às discussões sobre o sistema perceptivo da espécie humana. Ela será composta por ensaios e textos literários encomendados a autores como o escritor gaúcho José Falero, a neurocientista Andrea Gómez, o físico quântico Iordanis Kerenidis, o escritor Karim Kattan e a artista e dj Hannah Katherine Jones. O segundo, a ser lançado no final da Bienal, é o catálogo. Concebido como um ensaio visual, esta publicação será não apenas a memória do projeto expositivo, programa educacional e programas públicos, mas também um registro da evolução das discussões que acompanharam sua concepção. As publicações são gratuitas. Ambas estarão disponíveis também em formato digital no site da Bienal Mercosul. A identidade visual desta edição foi elaborada pelo Estúdio Margem, sediado em São Paulo. Recorrendo a cores presentes nos espectros da refração da luz e utilizando de mistura de fontes de diferentes períodos da história da tipografia, o Estúdio propõe uma imersão em cores vibrantes e saturadas que conferem um frescor à marca da bienal. Enquanto isso, o pensamento arquitetônico e projeto expográfico da Bienal são assinados por Juliana Godoy, que dá prosseguimento ao seu interesse em sugerir uma unidade espacial e narrativa visual mesmo com um projeto dessa envergadura que lida com espaços tão diferentes entre si. Instituição Após o adiamento da Bienal do Mercosul, em decorrências das tragédias climáticas que acometeram o Rio Grande do Sul em 2024, os desafios para a mostra se intensificaram e a Fundação da Bienal do Mercosul reitera o seu desejo em continuar realizando um trabalho com impacto social, fundamental na revitalização cultural do RS, como reforça a presidente Carmen Ferrão: “Temos a missão de colocar a Bienal do Mercosul no foco da arte contemporânea internacional. Entre tantos desafios e conquistas, em outubro a Bienal tornou-se membro da International Biennal Association (IBA) e seguimos acreditando que tudo se fortalece pelo alcance formador e transformador de nossos projetos disruptivos.” A 14ª Bienal do Mercosul é viabilizada pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio master Santander e Banrisul e apoios premium de Renner e Blue Ville . É uma realização da Fundação Bienal do Mercosul, Ministério da Cultura e Governo Federal, com financiamento do sistema Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do RS. O Banrisul, dentro do Programa Reconstruir RS, anunciou a destinação de R$ 25 milhões para a retomada do setor cultural do Estado, fortemente atingido pelo evento climático extremo e sem precedentes ocorrido este ano no RS. Desses recursos, faz parte o apoio do Banco ao projeto da Bienal do Mercosul. Segundo o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, a iniciativa do Banco para a área cultural foi histórica. “Entendemos a importância destes recursos para o setor, para as economias locais e, principalmente, para a sociedade gaúcha, o que fortalece a nossa identidade. É recompensador apoiar tantas iniciativas culturais que celebram nossa arte, nossos artistas e os valores que representam a alma alegre e aguerrida de nosso povo, neste momento de superação”, ressalta. Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas de forma gratuita. Espaços onde acontecerá a 14ª Bienal do Mercosul Cinemateca CapitólioCasa de Cultura Mário QuintanaEspaço Força e LuzEstação Cidadania Lomba do PinheiroEstação Cidadania RestingaFarol SantanderFundação EcartaFundação Iberê CamargoFundação Vera Chaves BarcellosGoethe-Institut Porto AlegreInstituto LingMuseu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MAC-RSMuseu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGSMuseu do Hip HopMuseu do TrabalhoPop CenterUsina do GasômetroVila Flores Lista de artistas da Bienal do Mercosul (todos os artistas com asteriscos apresentarão trabalhos comissionados) Ad Minoliti (Argentina, 1980)* Alanis Obomsawin (Abenaki/Canadá, 1932) Ali Eyal (Iraque, 1994)* Amol K. Patil (Índia, 1987)* Awilda Sterling-Duprey (Porto Rico, 1947)* Berenice Olmedo (México, 1987)* biarritzzz (Brasil, 1994)* Bonikta (Brasil, 1996)* Chico Machado (Brasil, 1964)* Christine Sun Kim (Estados Unidos, 1980)* Claudia Alarcón (Wichi/Argentina, 1989)* Claudio Goulart (Brasil, 1954-2005) Cornelius Cardew (Inglaterra, 1936-1981) Damián Ayma Zepita (Aymara/Bolívia, 1921-1999) Darks Miranda (Brasil, 1985)* Diedrick Brackens (Estados Unidos, 1989) Djalma do Alegrete (Brasil, 1931-1994) Eduardo Montelli (Brasil, 1989)* Emilija Škarnulytė (Lituânia, 1987) Erick Peres (Brasil, 1994)* Farah Al Qasimi (Emirados Árabes Unidos, 1991) Fátima Rodrigo (Peru, 1987)* Felipe Rezende (Brasil, 1994)* Felipe Veeck (Brasil, 1996)* Firas Shehadeh (Palestina, 1988)* Freddy Mamani (Aymara/Bolívia, 1971)* Froiid (Brasil, 1986)* Fyerool Darma (Singapura, 1987)* Heitor dos Prazeres (Brasil, 1898-1966) Gabriel Chaile (Argentina, 1985)* Gretchen Bender (Estados Unidos, 1951-2004) Iberê Camargo (Brasil, 1914-1994) Ismael Monticelli (Brasil, 1987)* Jacolby Satterwhite (Estados Unidos, 1986) José Ballivián (Bolívia, 1975)* Julia Isídrez (Paraguai, 1967)* Kira Xonorika (Guarani/Paraguai, 1995)* Laryssa Machada (Brasil, 1993) Letícia Lopes (Brasil, 1988)* Lorenzo Beust (Brasil, 1997)* Marcus Deusdedit (Brasil, 1997)* Marina Rheingantz (Brasil, 1983) Mauro Fuke (Brasil, 1961)* Maya Weishof (Brasil, 1993)* Minia Biabiany (Guadalupe, 1988)* Nam June Paik (Coréia do Sul, 1932-2006) Natasha Tontey (Indonésia, 1989) Nereyda López (Cocama/Tikuna/Peru, 1965) New Red Order (Ojibway e Tlingit/Estados Unidos, 2016) Nicole L’Huillier (Chile, 1988)* Nikita Gale (Estados Unidos, 1983) Ogwa (Ishir/Paraguai, 1937-2008) Özgür Kar (Turquia, 1992) Paul Mpagi Sepuya (Estados Unidos, 1982) Randolpho Lamonier (Brasil, 1988)* Retratistas do Morro/Afonso Pimenta (Brasil, 1954)* Rochelle Costi (Brasil, 1961-2022) Rodrigo Cass (Brasil, 1983)* Samson Young (Hong Kong, 1979) Sandra Vásquez de La Horra (Chile, 1967)* Santiago Yahuarcani (Cocama/Uitoto/Peru, 1960) Sara Modiano (Colômbia, 1951-2010) Taiki Sakpisit (Tailândia, 1975) Tang Han (China, 1989)* Tirzo Martha (Curaçao, 1965)* Ulises Beisso (Uruguai, 1958-1996) Urmeer (México, 1991)* Valerie Brathwaite (Trinidad & Tobago, 1940)* Venuca Evanán (Peru, 1987)* Vitória Cribb (Brasil, 1996)* William Gutiérrez Peñaloza (Colômbia, 1959)* Wiki Pirela (Venezuela, 1992)* Yi-Fan Li (Taiwan, 1989) Yong Xiang Li (China, 1991)* Yunchul Kim (Coréia do Sul, 1970) Zé Carlos Garcia (Brasil, 1973)* Sobre o Farol Santander Porto Alegre Em março de 2019, o Farol Santander Porto Alegre foi criado com o propósito de relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro. Foi estabelecido em um edifício no centro da cidade, construído na década de 30 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual. Nestes cinco anos de atividades, o Farol recebeu 22 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais. Em 2022, ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Projetos conectados à gastronomia, como o Restaurante PopUp!, de inovações culturais, como o Extensões e o Farol.Live , também passaram a ocupar o edifício. Neste mesmo ano, iniciou sua participação na Bienal do Mercosul. Em março de 2025, o Farol Santander Porto Alegre abrirá novamente suas portas para o público com a 14ª Bienal do Mercosul, após um período de recuperação do subsolo do edifício, que foi atingido pela enchente no primeiro semestre de 2024.
- Bia Figueiredo, apoiada pela Monroe, é a primeira mulher campeã da Copa Truck
A piloto da Copa Truck, Bia Figueiredo, apoiada pela Monroe, marca de amortecedores da DRiV, uma das líderes globais no mercado de reposição automotiva, fez história como a primeira mulher a conquistar o título da categoria de corridas com caminhões. Bia se sagrou campeã no último dia 17 de novembro, durante a etapa de Curvelo/MG, disputada no Circuito dos Cristais, ao terminar a primeira prova na segunda colocação do grid. Isso permitiu que a piloto paulista chegasse a 261 pontos no campeonato. Matematicamente ela não poderá ser alcançada, mesmo com uma etapa a ser ainda disputada em Goiânia/GO, em dezembro. Além das pistas, ela é comentarista esportiva e embaixadora da Monroe nas redes sociais, com o quadro “O segredo das pistas”. Este, já é o terceiro ano de parceria da Monroe com a piloto. Esse feito se soma a outros, conquistados em quase 30 anos de carreira. Bia Figueiredo foi a primeira mulher a vencer uma prova da Indy Lights, categoria de acesso à Fórmula Indy, em 2008. Também, foi a primeira brasileira a disputar provas na Indy, incluindo a célebre 500 Milhas de Indianápolis, em 2010. No Brasil, foi a primeira mulher a participar da Stock Car e a primeira vencedora de uma etapa da Copa Truck, em 2023. Com a conquista do campeonato na categoria Super Truck Elite deste ano, passará participar da divisão Super Truck Pró, em 2025 ao lado de nomes consagrados na Copa Truck, como Wellington Cirino, Roberval Andrade e Felipe Giaffone. “Este já é o terceiro ano junto com a Monroe. E é uma grande alegria ter conquistado o nosso primeiro campeonato, juntos. Essa parceria me deu sorte. Tenho quase 30 anos de carreira; então, ter conquistado esse título foi muito importante, pois “bati na trave” em outras categorias, mas o título finalmente chegou e fiquei muito feliz com isso”, comemora a campeã. “Nossa equipe é a que tem mais mulheres entre todas. A Paula Mascari, que também é embaixadora da Monroe nas redes sociais, é minha mecânica, muito respeitada e querida por todos. Estarmos em um ambiente masculino, derrubando tantas barreiras, é importante e inspirador para outras mulheres que querem tentar se destacar em meios que ainda são dominantemente masculinos”. Para acompanhar o quadro “O segredo das pistas”, acesse: https://www.instagram.com/monroeamortecedores/ https://www.facebook.com/MonroeBR Sobre a DRiV A DRiV é a divisão de negócios do Grupo Tenneco, líder no fornecimento para o mercado global de reposição. A Tenneco é um dos principais desenvolvedores, fabricantes e fornecedores de produtos automotivos para linhas originais e clientes do mercado de reposição. Por meio de nossos grupos de negócios DRiV - Performance Solutions, Clean Air e Powertrain, a Tenneco está impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo soluções de tecnologia para veículos leves, caminhões, comerciais, fora de estrada, industriais, automobilismo e mercado de reposição.
- A Herança da Escravidão ainda em 2024
Tiago Oliveira No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, (Zumbi dos Palmares). A história do Brasil é profundamente marcada pela escravidão, um sistema cruel que perdurou por mais de 300 anos e que deixou cicatrizes indeléveis na sociedade. Aproximadamente 4 milhões de africanos foram trazidos para o país como escravizados, uma realidade que impacta diretamente a formação social, política e econômica do Brasil até os dias de hoje. Apesar da abolição formal da escravidão em 1888, as dificuldades enfrentadas pelos negros no país nunca desapareceram completamente. A abolição não foi acompanhada de políticas públicas que garantissem a integração dos ex-escravizados à sociedade. Pelo contrário, as populações negras foram marginalizadas e empurradas para a periferia, tanto geograficamente quanto socialmente, sem acesso igualitário à educação, saúde e trabalho. Nos últimos anos, avanços importantes foram conquistados, como a criação da Lei de Cotas (2012), que garante a inclusão de estudantes negros, pardos e indígenas nas universidades públicas. Além disso, políticas de ações afirmativas promoveram a presença negra no mercado de trabalho e nas esferas políticas, embora ainda em número insuficiente. A implementação de cotas raciais tem gerado debates sobre sua eficácia, mas é inegável que representa um passo fundamental na prática de inclusão nos mais diversos setores da sociedade. Embora o 20 de novembro seja uma data de reflexão sobre a história e as conquistas da população negra, ele também é um convite à ação. Não basta apenas lembrar das lutas passadas; é necessário trabalhar ativamente na mudança de mentalidade e na eliminação das estruturas racistas que ainda dominam a sociedade brasileira. Cada passo dado para a promoção da igualdade racial representa uma vitória para toda a sociedade. Como disse Lélia Gonzalez.
- Projeto Bruta Sounds apresenta evento com artistas autorais da diversidade da música eletrônica do DF
Coletivo original do Distrito Federal criado em 2020 , o Bruta surgiu com a missão da defesa da reapropriação de espaços seguros que acolham e celebram a diversidade dentro da comunidade eletrônica local, nacional e internacional. O coletivo é formando por Nathália Milhomem, Hainy Nercessian e Alexandra Kopp, artistas da cena eletrônica local que, em parceria com o produtor, artista e co-fundador da Casa da Árvore, Arthur Marques, criaram o Bruta Sounds Labs. O Bruta Sounds Labs é uma iniciativa que foi/é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF e chegou, em 2024, com o intuito de fomentar e reintegrar, presencialmente, artistas da diversidade da música eletrônica do DF. Além de promover a capacitação por meio de oficinas e mentorias ao longo do ano. No total, o projeto realizou o lançamento na internet de músicas autorais de 7 artistas locais, totalizando 4 lançamentos de 4 músicas cada que já podem ser conferidas nas redes sociais do Bruta. E quem quer conferir ao vivo, os artistas selecionados pelo projeto vão se apresentar em evento final e gratuito no dia 23 de novembro, sábado, de 14h às 22h, na Casa da Árvore (813 Sul). Gratuito. Livre para todos os públicos. Confira lançamentos e mais informações em: https://www.instagram.com/bruta4200 e https://linktr.ee/bruta4200 . Após processo seletivo, o Bruta Sounds Labs apresenta os EPS: “Camadas”, por Luu Li; “Anos Perdidos”, por Francisco Raupp; “Electric Há”, por Úrsula Zion, e o compilado “Hatiora Rosea”, realizado em parceria pelas artistas Mandi, JWellz, Truecall e Tonico. Todos os selecionades vão mostrar seus trabalhos no evento final do projeto que contará ainda com debates com cada um dos artistas que chegaram e chegam com seus ritmos novos, seus pensamentos dentro do universo da música eletrônica. De acolhimento à diversidade, amor e respeito. O evento do dia 23 contará com tradução em libras para promover a acessibilidade. Conheça os EPS: Camadas: - "Camadas", de Luu Li, é uma exploração sonora que transita entre o eletrônico experimental, spectral e deconstructed club. Som e respiração se entrelaçam, transformando essas vivências em um fluxo de renovação e equilíbrio. Anos Perdidos, por Francisco Raupp, é um EP sobre depressão e os efeitos que ela causa na nossa percepção de tempo e na relação do “self” com as coisas. “É sobre as memórias nas quais nos agarramos, tanto as do que foram quanto as do que poderia ser, sobre a inconstância e a flutuação da serotonina, mas também é sobre a ruptura com os velhos paradigmas e padrões de pensamento que nos adoecem”, destaca Raupp. Electric Há é o primeiro EP de Úrsula Zion. A produção da multiartista surge com a proposta de ser uma fusão vibrante entre o universo da cultura ballroom e dos clubs modernos. Inspirada pelo vogue beat, ela busca traduzir a energia e expressividade desses dois mundos únicos navegando por suas similaridades. Compilado “Hatiora Rosea”, por Mandi, JWellz, Truecall e Tonico - O compilado “Hatiora Rosea” une quatro potências do Distrito Federal (Mandi, JWellz, Truecall e Tonico) em sons únicos, coloridos e vibrantes, com influência de gêneros como house clássico, house progressivo, afrobeat, funk e electro. “Estamos muito felizes de mostrar e reunir esses artistas maravilhosos, selecionados por mérito e por fazerem um trabalho incrível, de qualidade e que o público pode conferir já on-line, mas venham para nosso grande evento final ver ao vivo”, celebra e convida Arthur Marques, produtor do projeto junto com a Criativa Empreendedorismo Cultural. Sobre o processo- O Bruta Sound Lounds é um projeto que visou/visa impulsionar e selecionar - via formulário - produtores da música eletrônica do DF. A iniciativa foi das fundadoras da BRUTA - Nathália Milhomem, Hainy Nercessian e Alexandra Kopp, todes artistas da área que também foram juradas na escolha. As músicas/ cantores escolhidos chegam com uma sonoridade diversa, que vai da club music até o experimental/ambiente em uma fusão que mostra a potência da cena underground de Brasília. Os selecionados, que já lançaram seus EPS receberam diretamente pelo trabalho R$ 500 por faixa, além do apoio através da consultoria de carreira e montagem de press kits. Todos os EPS podem ser acessados via Instagram do projeto: @bruta4200. Serviço: Projeto Bruta Sounds apresenta evento com artistas da diversidade da música eletrônica do DF Data: 23 de novembro, sábado Horário: 14h às 22h Local: Casa da Árvore (813 Sul) Gratuito Livre para todos os públicos Confira lançamentos e mais informações em: https://www.instagram.com/bruta4200 e https://linktr.ee/bruta4200 .