top of page

Ônibus do DF deixarão de aceitar dinheiro a partir de 1º/7

A partir do primeiro dia de julho, os ônibus que operam no Distrito Federal não aceitarão mais pagamentos em dinheiro para as passagens, conforme anunciado hoje, 16 de maio, no Diário Oficial do DF e confirmado pelo secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Zeno Gonçalves.


Os passageiros terão a opção de utilizar o cartão mobilidade, o vale transporte, cartões de débito e crédito, além do QR Code, para acessar as catracas, de acordo com o decreto. Durante o período de transição, somente algumas linhas específicas manterão a opção de pagamento em dinheiro. Ademais, as empresas devem informar aos passageiros, através de várias campanhas de conscientização, 45 dias antes da interrupção completa do pagamento em espécie.


Entretanto, é importante ressaltar que o uso de cartões de crédito ou débito e do QR Code não concederá o direito de integração, como ocorre com o cartão mobilidade. Com este último, os passageiros podem realizar até três conexões em um intervalo de 3 horas, no mesmo sentido, pagando uma tarifa fixa de R$5,50.


As recargas dos cartões mobilidade estarão disponíveis nos pontos designados nas rodoviárias, terminais BRT e estações de metrô, assim como através do aplicativo BRB Mobilidade. O decreto também prevê que o Banco de Brasília, responsável pela gestão do sistema de bilhetagem, poderá abrir novos pontos de recarga e venda de cartões avulsos para garantir o acesso dos passageiros.


Comments


bottom of page