top of page

Àsé Dúdú celebra a ancestralidade e exalta a cultura afro-brasileira no carnaval de Brasília


O Carnaval do Àsé Dúdú é um dos eventos mais aguardados do calendário carnavalesco de Brasília. Há 37 anos, o bloco celebra a cultura afro-brasileira por meio da música, da dança e da expressão artística, reafirmando a identidade e a resistência da comunidade negra. Neste ano, o evento abordará a sabedoria ancestral, reverenciando, reconhecendo e agradecendo aos que vieram antes, exaltando o respeito aos mais velhos. No dia 2 de março, o Taguaparque será palco dessa festa, que reforçará a relevância da memória e da preservação dos saberes tradicionais como pilares fundamentais para o fortalecimento da identidade afro-brasileira.



Fundado em 1987, o Grupo Cultural Àsé Dúdú nasceu do desejo de representar a comunidade afrodescendente no Distrito Federal, promovendo não apenas a folia carnavalesca, mas também o intercâmbio cultural e a luta contra o racismo. Àsé Dúdú é uma expressão em iorubá que significa "força negra" ou "poder negro", refletindo o propósito do bloco de valorizar e fortalecer a identidade afro-brasileira. Com uma programação diversa e inclusiva, o bloco reunirá baianas, grupos de capoeira, sambadeiras, dançarinos afro, DJ e a tradicional percussão do Àsé Dúdú, além de um baile infantil com brinquedos e apresentações artísticas.



O carnaval do Bloco Àsé Dúdú contará com a participação da comunidade afrodescendente de Brasília e Entorno, trazendo grupos culturais e musicais que reforçam a identidade e a ancestralidade da festa. A programação será dividida em dois momentos: no início da tarde, um baile infantil repleto de brincadeiras, brinquedos infláveis, mágicos, palhaços e animação infantil, com distribuição de brindes e apresentações de dança. À noite, a festa continua com apresentações de bandas renomadas como a Banda Baratona, a Banda Art Sublime e o Zenga Baque Angola (Maracatu) e a grande performance da Banda Afro Percussiva Àsé Dúdú, que proporcionará uma experiência única para os foliões.



O Àsé Dúdú reforça o papel do carnaval como espaço de afirmação da cultura afro-brasileira, ao mantê-la viva e ativa nas celebrações. Nelas, o negro é protagonista: o carnaval se torna uma oportunidade para ele se enxergar positivamente, sentir orgulho de sua história e combater preconceitos por meio de temas que o representam, principalmente no que se refere à religiosidade, alvo constante de intolerância. Dessa forma, a cultura se torna um caminho para a ocupação de espaços historicamente negados.



Segundo Betinha Cintra, organizadora do Bloco, o Àsé Dúdú cumpre um papel essencial dentro do carnaval da cidade, trazendo alegria e resistência. "Os blocos afro não apenas enriquecem a festa, mas também reafirmam a importância da identidade negra dentro do cenário cultural do Distrito Federal. O Àsé Dúdú mantém viva essa tradição e proporciona um espaço de pertencimento e celebração. Com toda a estrutura necessária, garantiremos um evento seguro e marcante para o público", afirma.


Para garantir o conforto e a segurança dos foliões, o evento contará com uma estrutura coberta, banheiros químicos e tendas, assegurando que a celebração ocorra da melhor forma possível.



SERVIÇO:


Carnaval do Àsé Dúdú 2025


Data: 2 de março de 2025 (domingo)


Horário: 16h às 23h


Local: Taguaparque – Estacionamento 2, em frente ao Centro Cultural


Atrações: Grupo Pro Capoeira; Equipe de Animação Infantil; Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca; DJ Gui; Banda Àsé Dúdú; Zenga Baque Angola (Maracatu); Banda Baratona; Banda Art Sublime.


Evento gratuito







Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page