'Wine Dinner do Copa' conta nesta edição com a presença do André Saburó, chef e sushiman do restaurante Quina do Futuro, em Recife
Na próxima edição do ‘Wine Dinner do Copa’ – jantar harmonizado que acontece toda última sexta-feira do mês -, a chef Sol Nunes, se une ao André Saburó, chef e sushiman do renomado restaurante Quina do Futuro, localizado em Recife. O evento conta com uma harmonização especial com uma seleção de vinhos da vinícola Miolo.
Com um menu criado exclusivamente para a ocasião, o encontro dos chefs contará com receitas irresistíveis, repletas de combinações criativas e originais. O jantar acontece no restaurante Pérgula, no dia 25 de outubro, a partir das 19h, e promete proporcionar uma jornada surpreendente de sabores.
O Wine Dinner se inicia com três aperitivos idealizados em conjunto pelos chefs: robata de atum de sol com farofa de shissô e asazuke de tomate; toast com tartar de akami bluefin, ikura e lardo; além de uma mini alface romana com atum, foie gras e coalhada de ovelha. Em seguida, chega à mesa a entrada “Missô Suimono": caldo de missô clarificado, cogumelos tostados, alho poró e camarão carabineiro defumado em ban-chá.
O primeiro prato será o “Chutoro, Tucupi e Matchá". Uma combinação de atum bluefin gordo shoyuzuke com emulsão de avocado em matchá e gel de tucupi dashi, que promete surpreender os mais variados tipos de paladares. Já, para o prato principal, os chefs preparam um stracotto suíno com demi glasse com tucupi, bok choy, cogumelos, vinho e alho.
Criada pelos chefs, a “Torta de chocolate com sorvete de Matchá” encerra a experiência com uma nota doce e inesquecível
HARMONIZAÇÃO
A harmonização de vinhos será uma parte essencial deste jantar especial. Os convidados terão a oportunidade de apreciar vinhos cuidadosamente selecionados pela vinícola Miolo. Entre eles, o Miolo Millesime Brut, Miolo Gewurztraminer Single Vineyard, Miolo Cuvee Giuseppe Chardonnay, Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon e o Miolo Late Harvest.
SOBRE O CHEF ANDRÉ SABURÓ
Não há como explicar a carreira do chef e sushiman André Saburó Matsumoto, sem mergulhar no ambiente familiar do cozinheiro. Ainda criança, acompanhava o pai Shigeru, ou como ficou mais conhecido no Recife, seu Júlio, nas atividades cotidianas dos seus restaurantes anteriores – sim, ele fundou outros negócios no ramo de alimentação antes da Taberna Japonesa Quina do Futuro -, que incluíam as idas ao mercado público para escolher e comprar insumos de qualidade, sobretudo, peixes. Em casa, não era diferente. A relação dos Matsumoto com a comida sempre foi de respeito e valorização do alimento e dos rituais em torno dele. Desde muito cedo o chef aprendeu que comida era coisa séria e, ao longo da convivência com o pai, foi compreendendo que seu Júlio fazia mais do que alimentar as pessoas: ele preservava a cultura do seu país natal.
Atualmente, o trabalho de André Saburó está focado em pescados, especialmente no estudo do atum A + (tipo exportação), peixe altamente valorizado no Japão, mas que, no Brasil, ainda trava com o salmão uma disputa pelo paladar dos consumidores. É justamente por conta de suas pesquisas inéditas com o peixe considerado o velocista do mar, que Saburó tem atraído olhares atentos de cozinheiros e gourmets de todo o Brasil.
Serviço
Copacabana Palace, A Belmond Hotel
Avenida Atlântica, 1.702
Reservas: pergula.cop@belmond.com ou 21 25487070
Data: 25 de outubro de 2024
Horário: a partir das 19h
Menu harmonizado: R$475 + 10% por pessoa
*Durante o período o menu à la carte não estará disponível.
Comments