Ventoinha de Canudo realiza o seu 22º carnaval de rua em Brasília

Pelo 22º ano, o Ventoinha de Canudo abre a sua brincadeira no carnaval de rua de Brasília. A saída do bloco está marcada para terça-feira, 04 de março, às 16h20. Neste ano, a concentração começa na Fonte da Torre de TV e segue em cortejo rumo à tesourinha que integra a W3 ao Eixo Monumental. Como sempre, a programação é aberta a todas as idades e diversidades, com entrada franca.
Além da banda Ventoinha de Canudo, a programação do bloco contará com a participação do grupo de maracatu Baque Folha. A brincadeira inicia com oficina de perna de pau do Circo do Zé e segue em cortejo com pifeiros, pernaltas e brincantes convidados, entre eles: Circo Artetude e bonecos gigantes da Bagagem Cia de Bonecos. Uma grande festa para ocupar a maior tesourinha da cidade.
Desde 2004, o bloco cumpre a missão de animar multidões e corações brincantes. Como banda precursora de pífanos de Brasília, Ventoinha de Canudo é também considerada a 1ª banda contemporânea e carnavalesca de pífanos do Brasil. Um bloco acolhedor e inclusivo, consagrado por reunir um público fiel e crescente marcado pelo encontro entre gerações, onde famílias, crianças, idosos, pessoas com deficiência e as diversidades de gênero convivem com respeito e liberdade de expressão.
A formação do Ventoinha de Canudo reúne artistas e músicos profissionais que atuam pelo direito à cidade e pela ocupação democrática dos espaços públicos. Onde antes haviam carros, o público é convidado a celebrar com arte, cultura e alegria. O repertório traz diferentes composições autorais e releituras enraizadas nos ritmos da cultura popular brasileira e das tradicionais bandas de pífanos. Cantigas de tradição oral, baiões, marchinhas, frevos, xotes, cirandas e ijexá colocam todo mundo pra brincar.
A saída do Ventoinha de Canudo no Circuito Candango Carnavalesco - DF Folia 2025 é uma realização do Instituto Rosa dos Ventos e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Por um carnaval inclusivo e seguro
O Bloco Ventoinha de Canudo tradicionalmente ocupava o comércio da quadra 206, na Asa Norte. Devido ao grande crescimento de público nos últimos anos, a saída foi transferida para a Fonte da Torre de TV e o cortejo para a maior tesourinha de Brasília, no Eixo Monumental. O cuidado com esse grande público será reforçado com seguranças, brigadistas, posto médico, UTI móvel e banheiros femininos, masculinos e neutres.
Como medidas de acessibilidade, serão oferecidos banheiros adaptados para pessoas PcDs, dois intérpretes de Libras, espaço PcD com mediadores especializados e uma tenda de acolhimento para mães com bebês e pessoas da melhor idade.
No intuito de combater casos de assédio, violência de gênero, lgbtfobia, racismo, capacitismo, entre outras opressões durante o Carnaval, o Ventoinha de Canudo é bloco signatário das campanhas Folia com Respeito, Uma Festa de Respeito, Igualdade e Diversidade, Não é Não e Por Todas Elas.
Mais Ventoinha
Há mais de duas décadas, o Ventoinha de Canudo atua de maneira contínua no carnaval de rua de Brasília e em diversos festivais e projetos culturais realizados por todo o DF. Seja como banda ou como bloco, o grupo faz parte das manifestações artísticas que ajudam a construir o sentimento de pertencimento entre os brasilienses e uma tradição carnavalesca inclusiva. Em 2024, o bloco cresceu exponencialmente, passando de 3.000 para 9.000 pessoas no público. Nesse mesmo ano, foi reconhecido como um dos 10 blocos de carnaval mais limpos do DF no Prêmio Folia Limpa, realizado pelo SLU - Serviço de Limpeza Urbana.
Quem faz a festa
A banda Ventoinha de Canudo é composta por: Dani Neri (pífano), Davi Abreu (pífano), Fernando Fernandes (prato), George Lacerda (caixa), Juliana Sarkis (pífano), Maíra Oliveira (estandarte), Mari Baeta (triângulo e estandarte), Pedro Tupã (zabumba) e Tarzan Gadelha (pífano). Na ala dos foliões brincantes, estão: Ankomárcio Saúde, Ruiberdan Saúde, Maria Tavares, Luciano Astiko, Deva Rakkas, Mateus Black, Aluízio Augusto, Lohrany Rêgo.. E ainda tem os pifeiros convidados: Roberto Deusdará e Ariel Amaral, além dos bonecos gigantes da Cia Bagagem de Bonecos.
PROGRAMAÇÃO
16h20: Concentração na Fonte da Torre de TV com oficina de perna de pau
17h: Cortejo na tesourinha com Ventoinha de Canudo, pernaltas, brincantes e bonecos gigantes
20h: Show na Fonte da Torre de TV com Banda Ventoinha de Canudo + Baque Folha
22h: Encerramento
SERVIÇO
Bloco do Ventoinha de Canudo - Carnaval de 2025
Dia: 04 de março (terça-feira)Hora: 16h20 às 22h
Local: concentração na Fonte da Torre de TV e cortejo nas tesourinhas da que unem a W3 ao Eixo Monumental
Entrada: franca
Classificação indicativa: livre
Nas redes: @ventoinhadecanudo
Contato para entrevistas: Dani Neri - 61 9.9267-4710
FICHA TÉCNICA
Banda Ventoinha de Canudo: Dani Neri, Davi Abreu, Fernando Fernandes, George Lacerda, Juliana Sarkis, Maíra Oliveira, Mari Baeta, Pedro Tupã, Tarzan Gadelha.
Pifeiros convidados: Roberto Deusdará e Ariel Amaral
Foliões brincantes: Ankomárcio Saúde, Ruiberdan Saúde, Maria Tavares, Luciano Astiko, Deva Rakkas, Mateus Black, Aluízio Augusto, Lohrany Rêgo e Cia Bagagem de Bonecos.
Banda convidada: Baque Folha
Oficina de perna de pau: Circo do Zé
Direção artística, produção e comunicação: Dani Neri Arte
Coordenação administrativa e produção executiva: Mari Baeta (Maribá Produções)
Coordenador técnico: Francisco Pessanha (Central 61 Produções)
Produtor de acessibilidade: Luérgio de Sousa
Identidade visual: Julia Libânio (Oko)Assessoria de comunicação: Keyane Dias e Davi Mello (Pareia)
Registros fotográficos: Davi Mello (Pareia)
Assistente de redes sociais: Cauã Baeta
Assistente de produção: Arkeydian Garcia, Michel Pinho e Hiago Pessanha
Sonorização: Tom Serralvo (Miksatu)
Intérpretes de Libras: Thael Pires e Jaspion Leone
Realização: Instituto Rosa dos Ventos e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Comments