top of page

Venda da conta do jogo: as possíveis consequências para o jogador


Nos últimos anos, a compra e venda de contas de jogos levantaram muitas questões legais e de segurança. Além de ser uma prática proibida por muitas plataformas, ela também expõe os jogadores a riscos financeiros e de segurança cibernética. A advogada Luana Mendes alerta que, ao negociar contas ou itens fora dos canais oficiais, os jogadores ficam vulneráveis a golpes, uma vez que as empresas não se responsabilizam por transações de forma clandestina.

Luana Mendes ressalta que “de fato, o mercado de Real Money Trading (RMT) está em expansão, os jogadores utilizam plataformas de terceiros para comprar e vender itens, moedas e até contas inteiras. No entanto, essa prática não fere apenas os Termos de Uso das plataformas, mas também pode resultar em inflação das economias virtuais dos jogos, prejudicando a experiência dos jogadores legítimos. Além disso, muitas contas adquiridas por meio desses mercados são facilmente banidas pelos desenvolvedores, que têm equipes dedicadas a combater essas atividades”. 


Outro ponto importante são os riscos de segurança: ao compartilhar dados de login com terceiros, o usuário perde o controle sobre a conta e aumenta as chances de sofrer ataques ou golpes, como roubo de credenciais. Os serviços de comércio de contas, e mesmo aqueles que realizam as vendas de forma individualizada, operam à margem da legalidade.


A advogada ressalta que os jogadores devem utilizar apenas os canais oficiais das plataformas de jogos ou empresas que possuem autorização para realizar o comércio de itens, evitando problemas legais e financeiros. “Antes de comprar ou vender uma conta ou skin, é fundamental entender as regras estabelecidas pela dona do jogo, e conhecer os riscos envolvidos”, conclui. 


Opmerkingen


bottom of page