top of page

Universidade Católica de Brasília mantém liderança como melhor IES privada do Centro-Oeste


O ranking avaliou mais de 2 mil instituições de ensino superior em 115 países, utilizando indicadores que abrangem ensino, pesquisa, inovação e internacionalização. Neste ano, a UCB se destacou especialmente nos critérios de internacionalização e ensino, refletindo seu compromisso em proporcionar educação de qualidade e sua crescente presença no cenário acadêmico internacional.


O corpo docente da UCB é formado por professores pesquisadores que conduzem estudos internacionais e nacionais em diversas áreas do conhecimento, como as pesquisas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia nos polos extremos do planeta. A Católica participa do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) com o Projeto Briotech, que estuda as briófitas (musgos) no continente. Já no Círculo Polar Ártico, a UCB integrou a primeira expedição oficial brasileira em 2023 e, um ano depois, levou pela primeira vez estudantes de graduação brasileiras para estudos no Ártico. Ambas as pesquisas buscam identificar moléculas que permitem às briófitas sobreviverem em condições climáticas extremas. Esses estudos têm potencial para o desenvolvimento de lavouras resistentes a geadas, filtros solares que não agridem o meio-ambiente e até mesmo para o tratamento de alguns tipos de câncer.


No último mês, o Ministério da Educação (MEC) concedeu, novamente, a nota máxima ao curso de Medicina da UCB. Entre os diferenciais identificados pela comissão avaliadora, estão a composição do corpo docente, com mais de cem professores das mais diversas áreas, os cenários de prática, o laboratório de simulação realista, a humanização como pilar na formação e a proximidade com o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de convênios com a Secretaria de Estado Saúde do Distrito Federal (SESDF) e outras instituições.


A UCB possui ainda Conceito 5 pelo MEC, a nota máxima, e alcançou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no Brasil, mantendo-se como líder entre as melhores instituições de ensino superior privadas do Distrito Federal e do Centro-Oeste.


Parcerias com o mercado

O investimento no desenvolvimento acadêmico é contínuo e vai além da sala de aula, com parcerias que proporcionam aos estudantes uma imersão prática no ambiente profissional desde os primeiros semestres. Um exemplo é a parceria firmada entre o curso de Enfermagem da UCB e o governo alemão, com possibilidade de os alunos conquistarem experiência internacional e dupla certificação, podendo atuar como enfermeiros tanto no Brasil, quanto na Alemanha. Outro destaque são os cursos de tecnologia, que contam com programas de residência tecnológica. Os estudantes têm uma carga horária dedicada à atuação em projetos reais em quase 40 empresas parceiras. Não é estágio, e sim uma disciplina obrigatória em todos os semestres. Ao concluir a graduação, o estudante se forma com muita experiência e mais preparado para atuar no mercado de trabalho.


Crédito da foto: Patricy Albuquerque

Legenda: Fachada do Câmpus Taguatinga da Universidade Católica de Brasília



Comments


bottom of page