Transformando direitos humanos e transformação social
O lançamento será realizado no dia 6/11, quarta-feira, no Auditório da Reitoria, durante a realização do Seminário Promovendo Direitos Humanos e Transformação Social, que terá início às 9h com a presença da reitora da UnB, professora Márcia Abrahão; da professora Olgamir Amancia, decana de Extensão da UnB; do professor Mário Lima Brasil, diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM); da professora Elen Geraldes, organizadora do evento e pesquisadora do grupo Insurgências; e de Percio Sávio Romualdo da Silva. representante da Editora da UnB.
A manhã será abrilhantada ainda com a palestra do professor José Geraldo de Sousa Junior com o tema A Extensão Universitária e os Direitos Humanos na Universidade de Brasília, que será mediada pela professora Vanessa Maria de Castro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB)
Em seguida, será realizada a Roda de Conversa: Programas e Projetos Estratégicos do DEX, quando serão apresentados os principais programas e projetos estratégicos de extensão da UnB, vinculando à política de extensão aos direitos humanos e à prática extensionista da universidade.
Na sequência o lançamento dos livros pelo selo Extensão Insurgentes, editados pela Oficina da Editora UnB e ofertados no formato E-book, disponibilizados em aceso aberto, disponíveis no Portal Digital de Livros da UnB. As obras a serem apresentadas foram resultado de edital do Decanato de Extensão com o objetivo de divulgar ações extensionistas que são importantes instrumentos de redes de diálogo entre a comunidade e a universidade.
A seguir, uma pequena sinopse dos livros que serão lançados:
- Educadoras e Educadores Brasileiros: do centenário de Paulo Freire e Darcy Ribeiro aos 60 anos da UnB, organizado por Catarina de Almeida Santos; Andréia Mello Lacé; Ana Maria de Albuquerque Moreira; Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Este livro nasceu do compromisso deixado pelos dois maiores idealizadores da Universidade de Brasília, que são referências para todos nós: Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. Eles tinham o objetivo de fazer da UnB uma grande referência no papel de pensar o Brasil, pautar os temas nacionais e ajudar a buscar soluções para transformar a realidade do povo brasileiro. O livro é resultado do curso de extensão “Educadoras e educadores brasileiros: do centenário de Paulo Freire aos 60 anos da UnB”, ofertado em 2021, que tratou da vida, da obra e das contribuições de educadoras e educadores do Brasil, que foram e são importantes para ajudar a pensar caminhos, propostas, ações e políticas para os diferentes problemas do país, em sua imensa riqueza cultural, de modo a combater e reverter suas desigualdades. É um livro que, assim como a UnB, está comprometido com um novo amanhecer, em um país mais inclusivo, participativo, multicultural, democrático e sustentável.
- Narrativas sobre o corpo: educação, arte e sociedade, organizado por Juliana Rochet
Que histórias o corpo conta? Como nossos corpos contam, dançam, imaginam, compartilham histórias? Este livro não apenas procura responder a estas questões, mas convida os leitores a dialogar e a se “ex-por” às tramas do corpo, ao corpo que cria, ao corpo que (se) conta. Originada do projeto de extensão “O mais profundo é a pele” e das apresentações realizadas ao longo da Jornada Poéticas do Corpo, a coletânea conta com colaborações de docentes, discentes e pesquisadores(as) da UnB, da UFGO e da Escola Parque da Natureza de Brazlândia - DF, todos com distintas trajetórias e atuação em variadas áreas de conhecimento. Desses encontros nasceram sete capítulos, bordados pelas palavras de Manoel de Barros. Entre aprendimentos e ignorãças, os capítulos estão organizados entre Prelúdio, Interlúdio e Poslúdio. A boniteza deste processo de narrar os corpos reluz ainda mais porque acontece no âmbito de uma ação de extensão, provocando o trânsito entre universidades e escolas, “entre peles, fronteiras e territorialidades”, radicalizando a partilha entre saberes e fazeres diversos. Um livro feito de corpos e palavras, para seguirmos caminhando, aprendendo e narrando juntos.
- Extensão, Ciência e educação: diálogos de conhecimentos e saberes, organizado por Caroline Siqueira Gomide, Otilie Eichler Vercillo, Clarice Aparecida dos Santos, Eduardo Bessa
Este livro teve como objetivo principal sistematizar reflexões e experiências de atuação das ações de extensão realizadas pela Faculdade UnB Planaltina (FUP). Historicamente, o campus apresenta grande vocação extensionista, mas nos últimos anos, essa prática se fortaleceu especialmente a partir de 2017, quando se configura o colegiado de extensão da FUP – o primeiro dentre todas as unidades da UnB. O livro apresenta parte dos programas e projetos empreendidos até o ano de 2020, contendo sistematizações, reflexões e experiências da extensão, propondo o diálogo entre conhecimentos e saberes e apresentar diversos outros projetos e programas que atuam na unidade. É com esse ânimo de atuação que esperamos que esse livro contribua, não apenas para registro e sistematização de experiências, mas como troca e diálogo de conhecimentos e saberes entre comunidades, universidades, escolas e movimentos sociais.
- Pesquisa-Intervenção e extensão universitária: mútua construção, organizado por Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Angela Uchoa Branco, Rafaella Eloy de Novaes, Luciana Dantas de Paula, Gleicimar Gonçalves Cunha
O livro compartilha três pesquisas-intervenção cujos temas vinculam-se a processos de vulnerabilidades sociais e ao mundo das metodologias participativas, retratadas em dois cursos e um projeto de extensão. A indissociabilidade da extensão e da pesquisa é um elemento central desses trabalhos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE), da UnB, desenvolvidos no Laboratório de Psicologia Cultural (Labmis). A visão de extensão e de pesquisa se complementam e apontam para aspectos importantes: não neutralidade científica, relações dialógicas e horizontais, participação social, produção do conhecimento que visa a transformação social, trabalho conjunto entre a pós-graduação e a graduação e relevância da integração da extensão nos Programas de Pós-Graduação. Ressalta-se a integração inédita de temáticas atuais do Ensino Superior: a curricularização da Extensão na formação de graduação e a inserção social das pesquisas, tema da avaliação quadrienal da pós-graduação pela CAPES. Por fim, destaca-se ter sido escrito por cinco mulheres pesquisadoras da Psicologia, cujos caminhos, acadêmico e pessoal, se cruzam em projetos de pesquisas e extensão que apontem respostas a problemas relevantes da educação brasileira na atualidade.
- Parasitologia didática: aprender é mais fácil com metodologias ativas
Coordenação de Fabiana Brandão Alves Silva e Adriane Torquati Madeira Costa
O livro traz um compilado de cartilhas lúdicas e interativas, fruto de metodologias ativas de ensino empregadas em aula. Os autores são discentes dos cursos de Farmácia e da pós-graduação na UnB. A obra foi criada para ser veiculada gratuitamente, por meio de mídias sociais, sites educacionais, portal de e-books BCE e parcerias com conselhos de classe, secretarias de educação e canais de mídias sociais com foco em ciência. Deste modo, espera-se levar conhecimento sobre ciclo biológico, modos de transmissão, profilaxia e tratamentos das principais doenças parasitárias no Brasil, que acometem particularmente populações mais pobres, com baixa escolaridade e condições sanitárias ineficientes. O objetivo é capacitar o leitor a aplicar tais conhecimentos para interromper ou “quebrar” o ciclo que perpetua entre pobreza e doença. Por exemplo: conhecendo o ciclo de transmissão e medidas profiláticas é possível interferir no processo de infecção. Vermes como Strongyloides stercoralis e ancilostomídeos são contraídos por humanos principalmente pelos pés descalços, em regiões com baixo saneamento, com esgotos “ao ar livre. O público-alvo são crianças a partir de 8 anos, adolescentes, adultos com baixa escolaridade, e, devido à qualidade das fontes pesquisadas, poderá também ser usado por estudantes de saúde como fonte de pesquisa.
Posts Relacionados
Ver tudoA Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, realiza no dia 25 de novembro, o 6º...
Na próxima quarta-feira, 30 de outubro, o Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE de Brasília celebrará a educação e a memória de Paulo...
Show que celebra a trajetória do artista e que deu origem a seu álbum mais recente, “ Paulo Miklos ao Vivo ” está no 25º Cena...
Comments