top of page

Suvaco da Asa celebra a Diversidade Cultural Brasileira de Norte a Nordeste


O Suvaco da Asa, tradição do Pré-Carnaval de Brasília há duas décadas, chega este ano com o tema "De Norte a Nordeste - Celebrando a Diversidade Cultural do Brasil", uma homenagem a importantes matrizes culturais do Brasil. No sábado, 22 de fevereiro, no Eixo Cultural Ibero-Americano, vamos todos celebrar a riqueza dos ritmos, danças, histórias e cores dessas regiões, cujas tradições desempenham um papel central na construção de uma identidade nacional plural e integradora.

“O Nordeste, berço do frevo, maracatu, coco e tantas outras manifestações culturais, é um dos pilares da festa deste ano. O frevo, com sua energia contagiante, e o maracatu, com seu peso histórico e suas danças emblemáticas irão invadir as ruas de Brasília. Do outro lado, o Norte ecoa com a força do carimbó, boi-bumbá e outros ritmos amazônicos, trazendo a energia vibrante da floresta para o carnaval. Vai ser uma festa cultural e carnavalesca”, comenta Pablo Feitosa, diretor do Suvaco da Asa.

A folia começa às 15h, com o Maracatu Zenga Baque de Angola, que traz a batida forte e os dançarinos marcantes dessa tradicional manifestação afro-brasileira, seguido da DJ Laine. Às 16h, o Boi do Seu Teodoro – que comemora mais de 60 anos de existência - entra em cena, com suas cores e ritmos ancestrais, levando o público a uma viagem pelas lendas do Maranhão.

Às 17h30, a Orquestra Marafreboi, sobe ao palco com convidados especiais! A cantora carioca Carol Nogueira, radicada em Brasília, e Fábio Trummer, vocalista da pernambucana Banda Eddie, que completou 35 anos de estrada no ano passado. Juntos, prometem agitar a festa com uma mistura de ritmos tradicionais e novas sonoridades. Do palco, a orquestra segue para o tradicional cortejo do Bloco Suvaco da Asa, às 18h10, quando os foliões e artistas se juntam em uma explosão de alegria pelo do Eixo Cultural Ibero-Americano.

Entre os shows, a DJ La Ursa mantém o clima animado com sets de música eletrônica, funk e samba, garantindo que ninguém fique parado até a chegada, às 20h, da cantora Emília Monteiro, artista amapaense radicada em Brasília, com um estilo irreverente e uma forte conexão com os ritmos do Norte do Brasil.

O Suvaco é mais do que um bloco de carnaval: é uma verdadeira celebração da diversidade, da resistência e da criatividade do povo brasileiro. Reúne pessoas de diferentes origens, gêneros, raças, orientações sexuais e idades, pessoas com deficiência, refletindo a pluralidade cultural do Distrito Federal e do Brasil. Reforçando o compromisso com a acessibilidade, o evento contará com banheiros acessíveis, rampas de acesso, rotas sinalizadas e áreas prioritárias para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo que todos possam se divertir em um ambiente acolhedor e democrático.

O Suvaco da Asa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

 

PROGRAMAÇÃO

 

15h- Maracatu Zenga Baque de Angola

15h40- DJ Laine

16h- Boi do Seu Teodoro

17h- DJ La Ursa

17h30- Marafreboi e convidados: Carol Nogueira e Fábio Trummer

18h10-  Cortejo do Bloco

19h30- DJ La Ursa

20h- Emília Monteiro

21h- DJ La Ursa

22h- Encerramento

 

SOBRE AS ATRAÇÕES

 

Maracatu Zenga Baque De Angola

Fundado em 2017, o Grupo Zenga Baque Angola é dedicado ao maracatu-nação em Brasília, inspirado pelo mestre Hugo Leonardo e com orientação espiritual de Mametu Nadja Baléginam. Com ensaios abertos e sem pré-requisitos, o grupo promove a difusão cultural e o aprendizado de ritmos tradicionais, como alfaias e gonguês. Através de sua trajetória, impacta centenas de brasilienses, acolhendo pessoas de diversas idades e origens. Filiar-se à Nação Leão da Campina reforça o compromisso com a tradição do maracatu.

 

 

Boi de Seu Teodoro

O Boi de Seu Teodoro é uma das manifestações culturais mais tradicionais do Distrito Federal com mais de 60 anos de história. Fundado por Seu Teodoro, natural do Maranhão, o grupo se estabeleceu em Sobradinho e tornou-se um ícone do folclore local. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, o Boi de Seu Teodoro mantém viva a tradição do bumba meu boi, com a participação ativa de sua família, especialmente Dona Maria Sena, esposa de Seu Teodoro, e seus filhos.

 

Orquestra Marafreboi

Orquestra Marafreboi, composta por 17 músicos e cinco bailarinos, traz a energia vibrante do frevo e outros ritmos populares brasileiros sob a batuta do maestro Fabiano Medeiros. Conhecida por suas apresentações contagiantes, a orquestra é um dos destaques do circuito cultural do Distrito Federal, destacando-se pela sua capacidade de preservar e revitalizar as tradições da música popular, como o frevo, o maracatu, o samba e o xote. No Suvaco, a orquestra Marafreboi se apresenta com Carol Nogueira e Fábio Trummer, da pernambucana Banda Eddie.

 

Emília Monteiro

Emília Monteiro é cantora amapaense radicada em Brasília, com um estilo irreverente e uma forte conexão com os ritmos do Norte do Brasil. Seu álbum Cheia de Graça mistura Marabaixo, Batuque, Carimbó e Zouk Love, recebendo destaque nacional. O disco foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira e elogiado como um dos melhores de 2013 . A artista também comanda o bloco de carnaval Bora Coisar, que celebra a música amazônica e caribenha em Brasília desde 2015. Emília tem se apresentado ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Dona Onete e Aldo Sena.

 

Serviço: Data: Sábado, 22 de fevereiro Horário: 15h às 22h. GRATUITO. Local: Eixo Cultural Ibero-Americano, Eixo Monumental, Brasília/DF Público estimado: Acima de 30 mil pessoas Tema: "De Norte a Nordeste - Celebrando a Diversidade Cultural do Brasil"


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page