Studio Steel Lean na CasaCor apresenta técnica de steel frame, mais sustentável
A sustentabilidade se tornou um dos principais pilares dos ambientes apresentados na CasaCor 2024. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento adota o conceito de carbono neutro, destinando 97% dos resíduos de forma consciente. Seguindo essa premissa, a maioria dos ambientes utiliza materiais com selo ambiental, que incluem opções naturais, orgânicas, recicladas, renováveis, de reaproveitamento ou de reflorestamento.
Entre as propostas de sustentabilidade, destaca-se a Steel Lean, construtora responsável por mais de 900 m² de estrutura em steel frame dos ambientes do evento. A técnica construtiva é composta por perfis de aço galvanizado e placas cimentícias, combinando eficiência, durabilidade e um menor impacto ambiental, alinhando-se aos conceitos contemporâneos de design e construção sustentável.
O ambiente Studio Stell, assinado por Chris Arantes e Leandro Naya, se utiliza do steel frame como solução para o desafio de construir não somente um refúgio sustentável e sofisticado de 60 m², mas também um produto viável ao cliente e ao investidor, tudo em apenas 45 dias. O projeto personifica um equilíbrio perfeito entre sustentabilidade, eficiência e flexibilidade, refletindo um ambiente que mescla elementos rústicos com acabamentos de alta qualidade, tecnologia e design minimalista. O espaço é enriquecido com peças assinadas pelos artistas Maite Barbosa e Daniel Jacaré, trazendo um toque artístico e personalizado.
Steel Lean: Arquitetura e Engenharia em Harmonia
A Steel Lean, que une arquitetura e engenharia desde a concepção do projeto, é o diferencial no trabalho de Chris Arantes e Leandro Naya. Com uma visão pioneira para a construção de residências e espaços comerciais, Chris Arantes tem sido uma referência na adoção do steel frame no Brasil, enquanto Leandro Naya, com quase 20 anos de experiência, traz seu vasto conhecimento em gestão de obras no Distrito Federal e São Paulo, somando mais de 200 mil m² construídos.
Para o brasiliense Leandro Naya, diretor e sócio fundador da Steel Lean, o primeiro contato com o steel frame aconteceu em 2019, quando morava em São Paulo. Apesar de representar apenas 1% do setor no Brasil, essa tecnologia já existe há mais de 90 anos no exterior e tende a crescer por aqui. “É uma metodologia construtiva que supera em todos os aspectos a construção convencional. Com uma termoacústica superior e resistência ao fogo, além de um menor custo de manutenção e operação, e prazo de entrega até 75% inferior ao da alvenaria. Isso sem falar na menor geração de resíduos e consumo de madeira e água”, afirma Leandro.
Para a arquiteta Chris Arantes, sócia do negócio e responsável pelo espaço da CasaCor Brasília, o que mais encanta nas construções com tecnologia steel frame é a modularidade, que evita a utilização de grandes quantidades de cimento, tijolos e, principalmente, de água, reforçando o viés de sustentabilidade nos projetos. “Nossas obras reduzem em até 90% o consumo de água em uma construção. Em média, um projeto em steel frame é realizado em metade do tempo de um feito na forma tradicional, o que faz com que os clientes tenham custos menores”, destaca Arantes.
댓글