top of page

Sextas Musicais está de volta e homenageia todas as mulheres



O CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson vai homenagear todas as mulheres na abertura da temporada 2025 do projeto Sextas Musicais. O primeiro show do ano será nesta sexta, dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, e o show escolhido foi Viagem à Ítaca, um espetáculo inspirado na trajetória da cantora brasiliense Ariadna Moreira, que celebra as próprias experiências e aprendizados ao longo de 21 anos de carreira. A apresentação é gratuita, começará pontualmente às 20 horas e não é necessária a retirada antecipada de ingressos. Viagem à Ítaca também será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.


O destaque da noite será a interpretação de uma mulher cuja trajetória é marcada por desafios, conquistas e transformações, refletindo uma jornada de evolução pessoal, profissional e artística. Com uma performance sofisticada, sensível e tecnicamente impecável, Viagem à Ítaca resgata canções que fazem parte das memórias reais da artista, embalando momentos especiais que representam diferentes fases da vida da artista. Mais do que um espetáculo musical, a apresentação oferece ao público uma experiência única e envolvente, na qual cada melodia se entrelaça com histórias e sentimentos, tornando-se um tributo à força, à resiliência e à beleza das jornadas femininas.


Assim como Ulisses, personagem da mitologia grega que percorreu um longo caminho até retornar à terra natal, a artista revisita momentos e lugares marcantes ao redor do mundo e traz à tona memórias e influências que moldaram a identidade musical dela. Com um repertório diversificado, Ariadna interpreta canções em diferentes estilos, idiomas e períodos. Entre os destaques estão peças esquecidas de mulheres compositoras e obras pouco conhecidas de compositores consagrados.

Mais do que um espetáculo, Viagem à Ítaca é um testemunho da força da música e do canto como instrumentos de auto descoberta, superação e afirmação artística. A referência à Ítaca, a ilha grega imortalizada na Odisseia de Homero, reforça a metáfora da jornada: tal como Ulisses enfrentou desafios e transformações na longa viagem de retorno, Ariadna compartilha a saga pessoal, ao refletir a luta e a resiliência de todas as mulheres que trilham seus próprios caminhos.

 

A artista

 

Ariadna Moreira iniciou os estudos de canto lírico na Escola de Música de Brasília e graduou-se na Universidade de Brasília (UnB). A trajetória internacional da artista inclui passagens pelos EUA, onde foi contemplada com bolsas de estudo para cursar o Mestrado em Canto no New England Conservatory, em Boston, e o Mestrado em Música com especialização em Direção de Ópera na University of Texas, em Austin.

Ainda nos EUA, Ariadna recebeu uma Fellowship da University of Miami, onde concluiu Doutorado em Canto Lírico, ao defender a tese “A ópera lírica no Brasil do Século XVIII”. A excelência vocal e artística rendeu a ela premiações em importantes competições internacionais, como o Leopoldskron Vocal Competition Salzburg, o Jessy Walters Vocal Competition e o Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes. Reconhecida pelo talento e dedicação à música, recebeu a bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Educação, para especializar-se em canto barroco em Florença, Itália.

 

Serviço:

O quê: Espetáculo Viagem à Ítaca, com a soprano Ariadna Moreira

Quando: sexta-feira, 7 de março, às 20 horas

Onde: CTJ Hall, da Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul

Quanto: Entrada franca, sem necessidade de retirada antecipada de ingressos.


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page