“Sempre Um Papo”, com grandes nomes da literatura, reestreia na CAIXA Cultural com Itamar Vieira Junior
- Rodrigo Carvalho
- há 24 minutos
- 4 min de leitura

O projeto “Sempre Um Papo” retorna à Brasília apresentando um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade, Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado” e “Salvar o Fogo”, no dia 30 de abril, quarta-feira, às 19h30, na CAIXA Cultural Brasília. A entrada é gratuita, num patrocínio da CAIXA / Governo Federal e apoio cultural da Emgea, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
Serão 10 eventos ao longo do ano e os próximos convidados já estão definidos: dia 11/6, Aílton Krenak; e 9/7, Bianca Santana. A jornalista Márcia Maria Cruz fará a mediação. O acesso é gratuito, com retirada de ingressos duas horas antes do início, e de classificação indicativa não recomendada para menores de 14 anos.
“Sempre um Papo” esteve em Brasília durante 6 anos, de 2003 a 2009, também na CAIXA Cultural, trazendo autores como Fernando Morais, Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, entre muitos outros, em uma programação mensal.
No evento de reestreia, Itamar Vieira Junior fala sobre seus livros, entre eles o vencedor dos prêmios Leya, Jabuti e Oceanos, “Torto Arado” (Ed. Todavia), que se passa nas profundezas do sertão baiano, quando as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente e para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção. A obra é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países.
Tema do encontro também é o romance “Salvar o Fogo” (Ed. Todavia), vencedor do Grande Prêmio de Livro do Ano do Jabuti 2024. A obra narra a história de Moisés, que vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural na Bahia. Tapera é uma comunidade de agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígena que vive ao mando da igreja (dona de um mosteiro construído no século XVII). Órfão de mãe, Moisés encontra afeto com Luzia — estigmatizada por seus supostos poderes sobrenaturais. Diligente lavadeira do mosteiro, Luzia o educa com rigidez. Ela ainda alimenta a esperança de reunir a família novamente. Anos depois um grave acontecimento pode ser a oportunidade para isso, e este reencontro promete deixar de lado décadas de segredos e sofrimentos.
E o livro mais recente do autor, o infantil “Chupim” também é pauta da conversa. Um livro marcado pelo lirismo e pela crítica social, ambientado no mesmo universo que consagrou "Torto Arado”. Na obra, entre realidade e sonho, o autor sobrevoa a vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre o mesmo universo.
Sobre o autor
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Publicou as obras "Torto Arado", "Doramar ou a Odisseia: Histórias", "Salvar o Fogo" e o infantil “Chupim”, todos pela editora Todavia. Seu romance "Torto Arado" é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países e adaptação para o audiovisual. Com suas obras o ator já venceu, entre outros, os prêmios Leya, Oceanos e Jabuti. Seu romance “Salvar o Fogo” foi o grande vencedor do livro do ano de 2023 no Prêmio Jabuti.
Sobre a mediadora
Márcia Maria Cruz é jornalista e escritora. É doutora em Ciência Política e mestre em Comunicação Social pela UFMG. É autora do livro “Morro do Papagaio”, da coleção “BH, a cidade de cada um”, e “Maria Mazarello – preto no branco, lutas e livros”, da Editora Contafios, e coautora do “Vidas inteiras – histórias dos 10 anos de Lei de Cotas” (Editora Crivo). Foi coordenadora do Núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas. É vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022 na categoria Diversidade! Integrou o International Visitor Leadership Program (IVLP) em Media literacy em 2018 nos EUA. Coordenou o curso de Jornalismo na Una e lecionou sobre o mesmo tema na PUC Minas e Faculdade Promove. Coordena a comunicação da deputada Macaé Evaristo e é diretora da agência social de comunicação Teia de Criadores. Integra o Coletivo de Jornalistas Negras e Negros Lena Santos. Atualmente, trabalha na Comunicação do Ministério dos Direitos Humanos.
Sempre Um Papo - 39 anos
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O acervo virtual do “Sempre um Papo” no Youtube
Na internet, a página do YouTube do “Sempre Um Papo” contém mais de 1.600 programas de uma hora cada, constituindo-se no maior e mais relevando acervo virtual da literatura brasileira. Além dos debates, seminários e cursos completam o rol de exibições, que já hoje registra quase 9 milhões de visualizações.
Serviço:
Sempre Um Papo recebe Itamar Vieira Junior
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dia: 30 de abril, quarta-feira, 19h30
Ingressos: entrada gratuita mediante retirada de ingressos distribuídos 2 horas antes do início na bilheteria
Duração: 120 minutos
Classificação: não recomendado para menores de 14 anos
Informações: https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Brasilia.aspx e www.sempreumpapo.com.br - @sempreumpapo
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal