Rede de cafeterias Casa Bauducco aposta no mercado sulista e participa da Feira da Franquia em Porto Alegre (RS)
- Rodrigo Carvalho
- há 5 horas
- 3 min de leitura

Com o mercado de franquias em ascensão, a Casa Bauducco marca presença na Feira da Franquia – Porto Alegre 2025, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, no Barra Shopping Sul, na capital gaúcha. A participação reforça a estratégia de crescimento da rede, que atualmente opera com mais de 190 unidades em 23 estados brasileiros.
Em 2024, o setor de franquias no Brasil registrou uma alta de 13,5%, movimentando R$ 273,08 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Um dos grandes destaques foi o segmento de Alimentação – Food Service, com crescimento de 16,1%, impulsionado por marcas como a Casa Bauducco, que também apresentou aumento no volume de vendas de 36%, refletindo a força do seu modelo de negócio.
“A Feira da Franquia é uma vitrine importante para investidores que buscam um modelo sólido, com alto potencial de retorno e o respaldo de uma marca consolidada”, afirma Renata Rouchou, Diretora de Expansão da Casa Bauducco.
O modelo de franquia da cafeteria se destaca por sua flexibilidade e rentabilidade, oferecendo aos franqueados modelos de quiosques e lojas físicas, além de alternativas como carts, sem custo adicional, e tuk tuks. Isso possibilita que os investidores aumentem seu faturamento e expandam seus negócios de maneira eficiente. O foco é impulsionar o crescimento interno dos empreendedores, incentivando-os a ampliar suas operações dentro da própria rede.
“A rede tem avançado de forma consistente, ampliando sua atuação em diferentes clusters de mercado e diversificando os canais de venda. Além disso, apostamos na inovação do portfólio e na apresentação de uma marca mais contemporânea, em um ambiente acolhedor, pensado para proporcionar ao consumidor uma verdadeira experiência de pausa”, Rouchou complementa.
A Casa Bauducco tem como objetivo alcançar 500 unidades a médio prazo, com foco em pontos comerciais qualificados. A rede busca empreendedores com perfil de multilojas e oferece soluções completas para diferentes mercados, que vão de shopping centers e aeroportos a hospitais e edifícios corporativos. O novo modelo de negócio, aliado ao recente rebranding, já vem apresentando impacto positivo direto nas vendas, fortalecendo a expansão da rede.
A executiva ressalta que a repaginação das unidades tem impulsionado os resultados. A loja do Aeroporto de Guarulhos (GRU), por exemplo, registrou um aumento superior a 40% após a renovação visual. “A nova identidade traduz a essência da marca, com inspiração da cultura italiana e foco em acolhimento.”, finaliza Renata Rouchou.
Diversificação e inovação como motores de expansão
Desde que iniciou o regime de franquias, em 2015, a Casa Bauducco tem ganhado relevância pela versatilidade no modelo de negócios. A rede está presente em locais como shoppings; hospitais da Rede D’Or, Albert Einstein e Amil; edifícios corporativos de grandes bancos, como Itaú, Banco do Brasil, Safra e Bradesco; e aeroportos estratégicos, como Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG).
Em 2024, a Casa Bauducco ampliou sua presença em novas frentes e regiões, com destaque para a entrada em clube, com a unidade inaugurada na Sociedade Hípica de Campinas (SP), além da abertura no Teresina Shopping (PI). Em 2025, a expansão segue em ritmo acelerado, com inaugurações em importantes corredores rodoviários — como na Presidente Dutra, no Autoposto Sakamoto, e na Fernão Dias, em Extrema (MG) —, além de novas operações, com destaque para o Aeroporto de Vitória (ES). Esses movimentos reforçam a capilaridade da marca em localidades estratégicas e diversificam sua atuação em variados segmentos do mercado.
Segundo Renata Rouchou, a empresa tem investido em inovação e em formatos que reduzem as barreiras de entrada para novos franqueados, acelerando a expansão regional. “Essa diversificação de clusters amplia os pontos de contato com o consumidor e traz mais saúde e sustentabilidade ao negócio”, afirma.
A rede de franquias também é reconhecida por oferecer um cardápio diferenciado, com itens como a tradicional fatia de panettone quente, bebidas autorais como o Bauduccino, e cafés especiais da Fazenda Ipanema Coffees – única marca nacional a comercializar o menu premium. As cafeterias da Casa Bauducco também contam com um empório repleto de presenteáveis, oferecendo ao cliente uma jornada completa de consumo.
Serviço | Casa Bauducco
Feira da Franquia – Porto Alegre 2025
Local: Barra Shopping Sul - – Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal, Porto Alegre – RS
Data: 25 a 27 de abril
Sobre a Casa Bauducco
Criada em 2012, a Casa Bauducco é um espaço que combina empório com cafeteria, onde as pessoas podem se sentar e saborear uma fatia de panettone quentinha, polvilhada com açúcar e canela; um croissant ou um palmier; entre outras delícias, acompanhados de uma bela xícara de café ou cappuccino. Atualmente possui mais de 190 lojas distribuídas em todo o Brasil.
Commentaires