Proposições Arte Educativas com Lelia Lofego e Lua Kixelô Cavalcante | Conversa Online

Em março, o Vilarejo 21 – Espaço de Arte, Criatividade e Cultura realiza duas Conversas dirigidas a professores, educadores e arte-educadores interessados em trabalhar com o livro “Arte contemporânea em Brasília para crianças”, de Lelia Lofego e Sofia Rodrigues Barbosa. As conversas sobre “Proposições Arte Educativas” acontecem online nos dias 11 e 12 de março, das 19h às 21h e serão conduzidas pela escritora Leila Lofego e pela arte-educadora Lua Kixelô Cavalcante, autora da cartilha de uso em sala de aula da publicação. As pessoas interessadas devem se inscrever gratuitamente pelo formulário online https://x.gd/HaHqV. As vagas são limitadas a 50 por dia.
Com textos de Lelia Lofego e ilustrações de Sofia Ramos Barbosa, “Arte contemporânea em Brasília para crianças” foi lançado em novembro de 2024. A publicação é um dicionário cujas letras do alfabeto que iniciam os nomes dos artistas são desenhos inspirados nas obras e os textos contam a trajetória dos artistas que produzem artes visuais no Distrito Federal. A publicação conta com o prefácio escrito pela curadora Gisele Lima, o livro é voltado para crianças, mas jovens e adultos também podem desfrutar de seu conteúdo. “Este livro é para todas as crianças: aquelas que têm a sorte de lê-lo agora, as que nós adultos já fomos, as que tivemos e, claro, os artistas que, ainda crianças, começaram a sonhar com o mundo de cores e formas que criam hoje”, escreve a curadora na apresentação da publicação. “Cada letra do alfabeto se transforma em uma porta para o universo criativo de artistas que trabalham no Distrito Federal”, completa.
Estão “dicionarizados” os artistas visuais Adriana Vignoli, Bia Leite, Camila Soato, Douglas Ferreiro, Elyeser Szturm, Fernanda Azou, Gê Orthof, Helena Lopes, Igu Krieger, Josafá Neves, Karina Dias, Luda Lima, Miguel Simão, Nilce Eiko Hanashiro, Antonio Obá, Pedro Gandra, Cirilo Quartim, Raquel Nava, Sonia Paiva, Taigo Meireles, Usha Velasco, Valéria Pena-Costa, Waleska Reuter, Xibi (Rayza de Mina Rodrigues), Yana Tamayo e Zuleika de Souza.
A publicação de 56 páginas está à venda no Vilarejo 21 e na loja virtual do centro cultural https://www.vilarejo21.com.br/loja por R$ 21,00. Este projeto é realizado com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Sobre as palestrantes
Lelia Lofego é mestre e doutora em antropologia pela Universidade de Brasília, com especializações em arteterapia na saúde e na educação, arte educação e artes visuais: cultura e criação. Autora do livro A fala do infante: voz crítica e criativa, da editora Dialética, e cofundadora do Vilarejo 21, espaço independente de arte, criatividade e cultura.
Lua Kixelô Cavalcante (São Paulo, 1996) é pertencente ao povo Kixelô Kariri de Iguatu-CE, artista, diretora de arte, capoeirista, sambadeira de roda e aleijada É tecnóloga em fotografia, pedagoga e educadora griô̂. Atualmente cursa MBA em Gestão de Museus e Inovação, é educadora no SESI Lab, conselheira curatorial no Solar dos Abacaxis, brincante na Coletiva Casa Moringa e coordenadora pedagógica na Galeria-Escola A Pilastra. Lua se coloca como corpo-artístico-político-pedagógico, propondo reflexões sobre quais lugares esse corpo habita, entendendo as manifestações tradicionais como principal referência para as suas práticas educativas e artísticas.
Serviço:
Proposições Arte Educativas
Conversa sobre como usar o livro “Arte contemporânea em Brasília para crianças”
Com | Lelia Lofego e Lua Lua Kixelô Cavalcante
Quando | 11 e 12 de março
Das 19h às 21h
Público | Educadores e arte-educadores
Inscrição | Gratuita
Formulário de inscrição | https://x.gd/HaHqV
Realização | Vilarejo 21 - Espaço de Arte, Criatividade & Cultura
Este projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)
Comments