top of page

Promovendo a inclusão, o Instituto Tocar desenvolve projetos e programas, garantindo direitos e valorizando a vida


Oferecendo apoio e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Instituto Tocar é uma organização sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento humano integral e orgânico.  O Instituto se destaca pela promoção do acolhimento, saúde e bem-estar, há 23 anos no Distrito Federal. Assim,  ajuda  pessoas a alcançar equilíbrio físico, mental e emocional por meio de abordagens integrativas que facilitam a superação de desafios.


A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores, que adotam metodologias e tecnologias para capacitar e promover o desenvolvimento emocional e social dos indivíduos. As ações são continuamente adaptadas às necessidades dos beneficiados, com foco na promoção de direitos e na valorização da vida.


Entre os projetos realizados, está o “Projeto Cultura do Toque” (2001-2007), que atendeu 750 pessoas em 11 instituições; o “Tocar nas Comunidades” (2009-2011), beneficiando 2600 famílias; e o “Tocar na Rede de Acolhimento” (2011-2017), que realizou 1500 atendimentos a crianças e adolescentes em situação de risco.


Nos últimos anos, o Instituto implantou o “Tocar o DF Futuro” (2023), capacitando 580 educadores em 23 Centros de Educação da Primeira Infância e beneficiando 3.000 crianças. Além disso, lançou o “Conectar Mulheres”, acolhendo 250 mulheres em nove regiões do DF, e o “Tocar Sênior”, que oferece encontros de bem-estar para pessoas com 60 anos ou mais.


Em 2024, o Instituto Tocar iniciou o projeto “Cultura Viva – Arte e Expressão na Escola”, em parceria com o Ministério da Cultura. O projeto visa oferecer oficinas de arte e cultura para jovens de 11 a 17 anos em escolas públicas da região norte de Brasília, ampliando o acesso à cultura e contribuindo para o desenvolvimento integral dos jovens atendidos.

O Cultura Viva é uma realização do Instituto Tocar e do Ministério da Cultura por meio do Programa Olhos D’Água, com o apoio do Fundo Nacional de Cultura e a produção da Rede Colabora e do coletivo Andanças DF. Com objetivo de levar arte e cultura urbana para os jovens da região norte da capital. Realizando workshops de Dança e Movimento, Expressões Visuais e Customização de Roupas e Acessórios, estimulando a criatividade dos participantes


Comments


bottom of page