Projeto Água Vida "semeia o verde" na travessia dos Andes
Apaixonado por ecoturismo e fotografia, o fotógrafo e ambientalista, Mário Barila, idealizador do Projeto Água Vida, que realiza ações socioambientai em todos os biomas brasileiros, embarcou na expedição Cruce de los Andes (travessia dos Andes), organizada pela equipe do Gente de Montanha, e aproveitou para semear um pouco de verde na cadeia montanhosa.
O grupo, liderado pelo alpinista argentino criado no Brasil, Maximo Kausch, percorreu 67 km que liga a cidade de Mendoza (Argentina) a Santiago (Chile), o mesmo trajeto feito pelo general Jose de San Martin e seu exército, em 1817, para combater o exército da coroa espanhola na guerra pela independência do Chile.
Ao logo de quatro dias o grupo percorreu a cordilheira a pé e a cavalo, passando por montanhas que chegam a atingir mais de 4mil metros de altura, rios e nascentes. “Pernoitamos em acampamentos usando sacos de dormir para proteger das noites geladas, que chegam perto de zero grau em pleno verão. Mas os magníficos assados e os vinhos argentinos amenizaram muito o sofrimento”, detalha Barila.
Durante a travessia, o ambientalista, que ajuda a reflorestar todos os biomas brasileiros com o Projeto Água Vida, deu a sua contribuição para a região dos Andes. Barila e o grupo do Gente de Montanha plantaram junto a uma das nascentes algumas espécies de arbustos nativos, como o Algarrobos, Harilla, Atriplex Nummularia, muito usados por viajantes para fazer fogueiras e como alimento dos animais locais.
“Se esse plantio nos Andes for bem sucedido outras expedições deverão plantar também. A expectativa é grande para que os arbustos plantados se desenvolvam e resistam ao rigoroso inverno”, afirma Barila, que já realizou também uma ação do plantio junto com Max Kausch em um monastério budista no Himalaia, na expedição para o acampamento base do Monte Everest.
Os interessados em contribuir com as causas socioambientais do Projeto Água Vida, adquirindo as fotos de Mário Barila pelo site ou Instagram. E mais informações sobre esta e outra viagens pelas montanhas podem ser obtidas no Gente de Montanha.
10 anos de Projeto Água Vida - Criado em 2014 pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental, além de resgate de cidadania, destacando a importância vital da água para a vida do planeta. As ações são financiadas com a venda de suas fotos e doações de parceiros.
Economista de profissão, Mário Barila passou a se dedicar à fotografia, sua paixão desde a adolescência. Ao se aposentar, especializou-se na arte da fotografia com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, famoso por retratar a fauna e flora brasileira.
Sensibilizado com pessoas em situação de extrema pobreza e as questões ambientais encontradas em suas viagens pelo Brasil e exterior, Barilaresolveu usar a fotografia para apoiar as causas socioambientais. Éatravés de sua câmera que ele registra fotos da natureza ameaçada pelo homem, espécies em extinção, a realidade das comunidades locais, assim como a luta pela preservação da vida e do planeta.
Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com as ações de Mário Barila podem acessar o blog do fotógrafo ou a página no Instagram/@barila.
Gente de Montanha - Fundada em 2012, pelo argentino Maximo Kausch, que entrou para o Guiness Records por ter escalado maior número de montanhas acima de 6mil metros, a agência de expedições é reconhecida pelos roteiros de grande altitude, além de cursos de montanhismo para formação de alpinistas e exploradores. Além da Travessia dos Andes, o Gente da Montanha organiza expedições para Aconcágua (Argentina), Campo Base Everest (Nepal), Vulcões da Bolívia, trilhas de Quirguistão, entre outros. Saiba mais sobre os roteiros no www.gentedemontanha.com.br e no Instagram/@gentedemont anha
Comments