top of page

Projeto sobre patrimônios e identidades de Taguatinga inicia maratona de encontros com a comunidade local dia 10/04

Iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e do Instituto SOMA Cidadania Criativa, fomentada por emenda parlamentar do gabinete do deputado federal Reginaldo Veras, o projeto Só Taguá Tem se apresenta como uma jornada de imersão, reconhecimento e valorização dos patrimônios da cidade de Taguatinga. Para iniciar os trabalhos, o projeto convida toda a comunidade taguatinguense a participar de quatro diálogos com a comunidade, que acontecerão entre 10 e 28 de abril de 2025, no Centro Cultural SESI Taguatinga, Galeria Olho de Águia, Invenção Brasileira e Paróquia Nossa Senhora de Fátima. 

Realizados em diferentes pontos da cidade, garantindo a participação de diversos setores da sociedade, os diálogos visam identificar, valorizar e divulgar os patrimônios imateriais/materiais, heranças culturais e legados históricos da região, fortalecendo a identidade local e promovendo a preservação da memória coletiva. Com o objetivo de ouvir moradores, estudantes, professores, comerciantes, feirantes, artistas, lideranças comunitárias e interessados, os diálogos serão um espaço aberto para compartilhar histórias, hábitos, tradições e tudo aquilo que faz de Taguatinga um lugar único. 

Ao longo de 10 meses, o projeto se divide em quatro fases conectadas a diferentes públicos desta Região Administrativa, sendo a primeira delas, os diálogos comunitários, voltados à escuta. Após esta fase, o projeto prevê também a produção de uma campanha de conteúdos de redes sociais e mini-documentário sobre os patrimônios locais, a realização de atividades voltadas ao público escolar durante a Semana do Patrimônio no DF (18 a 22 de agosto) e uma atividade final de exibição do filme produzido junto à comunidade; tudo tendo como base o que a própria comunidade relatar como patrimônios fundamentais de Taguatinga.

Para esta primeira fase, cada encontro espera reunir pelo menos 30 participantes, garantindo uma pluralidade de ideias nas discussões. O primeiro encontro acontece na quinta-feira, dia 10 de abril, às 19h, na Sala de Exposição do Centro Cultural SESI Taguatinga. No dia 22, a segunda roda de conversa acontece na conversa será na Galeria Olho de Águia, às 10h. O terceiro encontro, realizado no sábado, dia 26, ocorre também às 10h, no Instituto Invenção Brasileira, localizado no Mercado Sul. Por fim, na segunda-feira, 28, às 14h, é a vez da Paróquia Nossa Senhora de Fátima receber a quarta e última atividade desta etapa. 

As atividades são todas gratuitas e não é necessário realizar inscrição prévia. Ao final dos encontros, um lanche será oferecido para criar um espaço descontraído de trocas entre os participantes.


SÓ TAGUÁ TEM NO IPHAN

No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, é o responsável pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, que, segundo a Constituição, inclui expressões culturais, saberes, edificações, documentos e sítios históricos, ecológicos e científicos. A catalogação e a proteção ocorrem em parceria com as comunidades. O patrimônio cultural brasileiro pode ser classificado, entre outras, em quatro categorias : Material (construções e objetos históricos), Imaterial (celebrações, formas de expressão e saberes), Arqueológico (vestígios humanos de ocupação do planeta) e Mundial (bens reconhecidos pela UNESCO).

A iniciativa do Só Taguá Tem é apenas o primeiro passo para a documentação, a sistematização e a valorização coletiva dos tesouros de Taguatinga. Participar desta ação é uma oportunidade de valorizar as memórias de Taguatinga, fortalecer a identidade cultural da comunidade, contribuir para um documentário que será exibido em escolas e eventos culturais, e fazer parte de um movimento de preservação do patrimônio imaterial da cidade. O Só Taguá Tem é um convite para que cada taguatinguense se reconheça na sua própria história e participe ativamente da construção de um legado cultural para as futuras gerações.

Para mais informações e para acompanhar o projeto, acesse o instagram do projeto.


SERVIÇO - PROJETO SÓ TAGUÁ TEMO que: Primeira etapa - Diálogos Comunitários

Público-alvo: Moradores, estudantes, professores, comerciantes, feirantes, artistas, lideranças comunitárias, representantes de instituições culturais e demais pessoas interessadas


Datas e locais:

10/04 (quinta-feira), às 19h – SESI Taguatinga (QNF 24 - Taguatinga Norte)

22/04 (terça-feira), às 10h – Galeria Olho de Águia (CNF 1, Ed. Praiamar, Bl. D, Loja 12 - Taguatinga Norte)

26/04 (sábado), às 10h – Invenção Brasileira (QSB 12/13, Mercado Sul)

28/04 (segunda-feira), às 14h – Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Área Especial 03, St. D Sul)

Mais informações: instagram.com/sotaguatemGratuito e aberto


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page