top of page

Projeto qualifica e profissionaliza PCDs para trabalhar no segmento da cultura do DF

De acordo com dados de 2020 do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 45 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência. No Distrito Federal, esse dado corresponde a 5,2% da população em um total de aproximadamente 154 mil pessoas. Indivíduos que, independente de suas limitações, estão aptos para serem inseridos no mercado de trabalho.  O projeto QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO é uma iniciativa da Lente Cultural, que tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, através da capacitação e profissionalização de PCDs para atuarem em diferentes áreas da cultura e economia criativa do DF. 


Apesar da legislação do DF garantir direitos à pessoa com deficiência, em diversos aspectos, como no próprio edital do FAC- Fundo de Apoio a Cultura-, que estipula a contratação de PCD em suas equipes, ainda é preciso uma mudança de atitude por parte do mercado para acabar com a discriminação e o preconceito social através da empregabilidade e inclusão desses profissionais na cadeia produtiva, eliminando barreiras sociais entre as pessoas. “Qualificação e Inclusão é uma ação da Lente Cultural que tem como objetivo profissionalizar e oferecer qualificação técnica para que pessoas com deficiência possam atuar no setor cultural. É uma oportunidade que vai além do treinamento, dando oportunidade e proporcionando sociabilidade, networking e a inclusão na prática”, afirma Carol Peres, gestora do projeto.


As atividades de qualificação serão realizadas em três cursos de curta duração (20 horas), com um total de 50 vagas nas áreas de Fotografia, com conceitos básicos para registros de ações culturais e eventos que poderão ser usados na produção de relatórios e prestação de contas; Audiodescrição que ajudam na tradução de obras de arte e conteúdos visuais em palavras para pessoas com deficiência visual ou baixa visão; e Monitoria para exposição de arte, com técnicas de atendimento ao público e visita guiada pela exposição. 


Além disso, o projeto vai oferecer uma palestra online para emissão do CEAC- Cadastro de Entes e Agentes Culturais -, que ficará disponível no youtube. Será realizada, ainda, uma palestra presencial sobre Acessibilidade Cultural e Inclusão, voltado para empregadores para promover e compartilhar ideias de como tornar os projetos culturais ainda mais acessíveis e ampliar a inclusão de pessoas com deficiências nas equipes de trabalho.

  

A Lente Cultural conta com parceiros para mobilização do público, entre eles a Biblioteca Braille Dorina Nowil, APADA e APAE-DF, locais onde serão realizadas as atividades formativas, com disponibilização de interpretação de libras e texto alternativo, para o melhor entendimento dos conteúdos e peças gráficas. 


O projeto, que conta com o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, visa ainda promover uma conscientização de empregadores e colaboradores nas relações de trabalho promovendo uma quebra de barreiras e preconceitos para com esses indivíduos, proporcionando dessa forma, a construção de políticas, cada vez, mais inclusivas para PCDs.


Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar no site www.lentecultural.org.br, onde encontrarão o calendário dos cursos e requisitos para participar do projeto.


Comments


bottom of page