Projeto promove compartilhamento de saberes sobre as culturas tradicionais de terreiros, em Samambaia e no Paranoá
A Escola de Saberes Tradicionais servirá como plataforma de ensino e troca de conhecimentos sobre as Culturas Tradicionais de Terreiro, por meio de oficinas gratuitas para a comunidade brasiliense. O projeto ocorre em dois territórios culturais – o Templo Rosa Branca, na Samambaia, e o Ilê Axé Oyá Bagan, no Paranoá –, como forma de perpetuar os saberes transmitidos pela oralidade.
Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, a iniciativa conta com uma programação diversificada, com atividades voltadas para a imersão em saberes e tecnologias ancestrais.
Escola de Saberes Rosa Branca
Facilitada por Mãe Pequena Marcelle de Iansã e Juliana Albuquerque, a escola tem foco no compartilhamento de conhecimentos que vão desde utilização de plantas medicinais até expressões artísticas como dança e música.
A diversa programação contempla oficinas que abrangem áreas como percussão, contação de histórias, fotografia e uso das ervas. As atividades são desenhadas para integrar corpo e mente, em processos de aprendizado coletivo.
Um dos destaques é a oficina de agbê, um dos instrumentos percussivos mais representativos nas celebrações afro-brasileira. Outro é prática de corte e costura, em que participantes aprendem a confeccionar vestimentas tradicionais de nossa cultura herdada de África.
Marcelle Amaro, a Mãe Pequena Marcelle de Iansã, reforça que o projeto é pensado como uma forma de valorizar e partilhar conhecimentos e práticas, com a interação entre o Templo Rosa Branca e a comunidade, como em uma verdadeira escola de saberes deve ser. “Essa convivência traz consciência sobre a necessidade da manutenção de nosso espaço. Trazer a cidade para conhecer a nossa cultura também é uma forma de manter os nossos territórios ativos e produtivos”, ressalta Marcelle.
“Para nós, a iniciativa é fundamental, pois fortalece sua missão de preservação e disseminação dos saberes tradicionais. Ela cria um ponto de encontro entre a ciência ancestral e a prática cotidiana, permitindo que os ensinamentos se expandam e impactem diretamente a vida de quem participa”, assinala Mãe Cícera d´Oxum, sacerdotisa que lidera o templo.Sobre o Templo Rosa Branca
Localizado em Samambaia, o Templo Rosa Branca tem suas raízes firmadas nas tradições de Umbanda e Jurema, oferecendo um espaço acolhedor para a espiritualidade, a educação e o fortalecimento cultural. Fundado em 2014 por Mãe Cícera de Oxum e Pai Adagoberto, o templo também se destaca por sua atuação em causas sociais, com campanhas de auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade e promoção da acessibilidade e inclusão.
Escola de Saberes Tradicionais Oyá Bagan
No Ilê Axé Oyá Bagan, a Escola de Saberes Tradicionais traz uma programação especial em novembro e dezembro, oferecendo visitas escolares ao Memorial Afro-Candango. Nessas visitas, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar a história e os conhecimentos tradicionais de matriz africana no próprio terreiro, um espaço que celebra a ancestralidade e promove a preservação cultural.
Festa de Oyá
Em novembro, além das visitas, ocorre a Festa de Oyá, um evento profundamente dedicado a Iansã, Orixá dos ventos, das tempestades e do fogo, uma guerreira e protetora que simboliza transformação e força. Sua festa celebra a vitalidade, a liberdade e o movimento, resgatando valores de resistência e coragem que são centrais à cultura afro-brasileira. O ciclo de atividades da Escola de Saberes Oyá Bagan encerra-se em dezembro com mais uma visita ao Memorial, reafirmando o compromisso de integrar educação e cultura, e de honrar a ancestralidade viva nos ensinamentos de Iansã.
Circuito Candango de Culturas Populares
O projeto é realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, no âmbito do Circuito Candango de Culturas Populares, e conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e do Governo do Distrito Federal.
“Os encontros formativos representam uma oportunidade de vivenciar momentos de aprendizagem profunda sobre culturas tradicionais de terreiro, oferecendo a qualquer pessoa a chance de adquirir saberes do imaginário científico constituinte de nossa identidade”, afirma a presidente do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira.
Escola de Saberes Rosa Branca
Quando: sábados e domingos, de novembro a janeiro de 2024.
Local: Templo Rosa Branca | QN 317 CJ C LT 09, CEP: 72307-700 - Samambaia-DF.
Programação:
Olhar da Fé – Oficina de Fotografia | 10/11, domingo, das 15h às 19h | Juliana Albuquerque e Daniel Valverde;
Saberes Ancestrais das Ervas | 16/11, sábado, das 15h às 19h | Mãe Cícera D’Oxum e Mãe Pequena Marcelle de Iansã;
Trabalho e Incorporação: Oficina de Dança Coletiva | 30/11, sábado, das 15h às 19h | Juliana Albuquerque e Gustavo Rodrigues;
Agbê | 15/12, sábado, das 15h às 19h | Ekedy Steffanie Oliveira e Juliana Albuquerque;
Expressão Corporal: Integração Corpo, Mente e Emoções | 11/01/2025, sábado, das 15h às 19h | Juliana Albuquerque;
Corte e Costura de Terreiro | 18/01/2025, sábado, das 15h às 19h | Mãe Cícera D’Oxum e Mãe Pequena Marcelle de Iansã.
Escola de Saberes Oyá Bagan
Quando: de 07 de novembro a 5 de dezembro.
Local: Núcleo Rural Córrego Tamanduá,Trecho 07, Chácara 13 - Setor de Chácaras Lago Norte, Paranoá-DF, 70390-035.
Programação:
Visita Escolar ao Memorial Ilê Axé Oyá Bagan
Novembro
07/11 - Quinta-feira | 09h às 11h | 15h às 17h.
28/11 - Quinta-feira | 09h às 11h.
Dezembro
05/12 - Quinta-feira | 09h às 11h.
Festa de Oyá | 30/11 - Sábado | 19h.
Комментарии