Projeto Preservar resgata conhecimentos populares sobre ervas medicinais em sua 21ª edição
A Farmacotécnica lança a 21ª edição do Projeto Preservar. De 2 a 13 de setembro, a chácara localizada no Núcleo Rural Vargem Bonita (DF), no ParkWay, será o palco da 21ª edição do Projeto Preservar, uma iniciativa da Farmacotécnica, que visa resgatar o conhecimento popular sobre ervas medicinais e promover a preservação ambiental. A chácara, mantida pela rede de farmácias de manipulação há mais de 30 anos, é referência nacional no cultivo de mais de 40 diferentes ervas medicinais, como camomila, espinheira-santa, capim santo, carqueja, hortelã e guaco.
O evento, que acontece anualmente durante o período de floração e colheita da camomila, tem como principal objetivo estimular o aprendizado sobre o uso e manipulação de plantas medicinais, especialmente entre as gerações mais jovens. "Nós podemos deixar que um conhecimento popular se perca com o tempo. Olhar para o passado pode nos impulsionar para o futuro. O evento irá alinhar tecnologia de cultivo junto aos conhecimentos do uso popular", explica Rogério Tokarski, diretor farmacêutico da Farmacotécnica.
Presenças importantes
O Projeto Preservar contará com a participação especial do Dr. Nilton Luz Netto, uma das maiores autoridades em fitoterapia no Brasil. Além de ser um professor excepcional, seu trabalho acadêmico foi fundamental para o Ministério da Saúde usar como subsídio para o Formulário Nacional de Fitoterapia e para várias legislações vigentes. O Dr. Nilton destaca-se como um dos principais nomes da nova geração da fitoterapia, envolvidas com a pesquisa e ensino sobre a fitoterapia no país.
Com uma expectativa de receber cerca de mil visitantes este ano, o Projeto Preservar abre suas portas para todos os públicos, com especial atenção a escolas e faculdades, tanto públicas quanto privadas. Estudantes da Escola Classe Ipê, localizada na EPIA - DF 003, foram preparados para atuar como monitores durante o projeto, compartilhando com os visitantes os processos de manejo, colheita, armazenamento e transformação das plantas em diversos produtos.
Durante o evento, diversas atividades paralelas serão oferecidas, incluindo oficinas e palestras em escolas parceiras, aulas práticas sobre a produção de adubo orgânico, produção experimental de cosméticos e fitoterápicos, além de sessões de coleta e secagem de ervas medicinais. Estas iniciativas visam não apenas educar, mas também despertar nos participantes um interesse maior pela preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais.
"A preservação do meio ambiente é um legado que queremos deixar para as futuras gerações. E ao conectar a tecnologia com o conhecimento tradicional, esperamos criar uma ponte entre o passado e o futuro, garantindo que as práticas de cultivo e uso das plantas medicinais permaneçam vivas", reforça Rogério Tokarski.
SERVIÇO:
Projeto Preservar
Inscrições: até 28/08 pelo link:
Abertura: 29/08
Visitas: 2 a 13 de setembro
Local: Chácara da Farmacotécnica, nº 21, Núcleo Rural Vargem Bonita (DF)
Sobre o Projeto Preservar - O Projeto Preservar foi criado em 2001 por Rogério Tokarski, Romelita Milagres Takarski, Leandra Sá de Lima e Francisco Valdeberto de Oliveira. Em 2003, foi ganhador do Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos, pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF). Ao todo, já passaram pela chácara localizada no Núcleo Rural Vargem Bonita (DF) mais de 15 mil pessoas.
Sobre a Farmacotécnica - Prestes a completar 50 anos, a Farmacotécnica é a primeira farmácia de manipulação do Distrito Federal e uma das primeiras no Brasil. Se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos, oferecendo soluções personalizadas e eficazes para a saúde e bem-estar de seus clientes. Com um compromisso contínuo com a pesquisa e desenvolvimento, a rede brasiliense, com sete lojas no DF, busca sempre oferecer o que há de mais moderno e eficiente no mercado farmacêutico.
Comments