top of page

Projeto "Debandando Nas Escolas" encerra temporada no Lago Norte e no Paranoá


 São 23 instrumentos. Por trás da máquina instrumental, encontra-se Debanda, que interpreta ao lado de sua filha, a Debandinha (Estela Vieira Lignelli), diversos personagens. Debanda é vivido pelo músico – ator e diretor César Lignelli. A produção musical Debandando Nas Escolas chega em novembro de 2024 para encantar estudantes, professores, diretores e o público em geral. A iniciativa, que desde 2017, já teve outras versões como o Debandando Nas Feiras, está passando pela Rede de Ensino Público do Distrito Federal na nova versão que, para além da magia da história, das vozes, das canções e dos maquinários sonoros dá a oportunidade ao público escolar de debater e realizar perguntas sobre aspectos da vida fantástica da personagem orquestra que argumenta ter vivido em torno de 800 anos passando por situações das mais inusitadas.

Após sucesso de estreia, o projeto encerra temporada em sessões no Lago Norte e no Paranoá essa semana. Em cartaz dia 18 de novembro, às 19h30, no CED do Lago Norte. Também no dia 19 de novembro, às 9h45 e às 11h30, no local. Já no dia 21 de novembro haverá sessão aberta ao público, às 19h30 e às 21h, e no dia 22 do mês, às 19h30, no CEF 3 do Paranoá.  Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @espetaculodebanda.

O projeto Debandando nas Escolas que é realizado com recursos do Distrito Federal – FAC/DF é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade de Brasília, no âmbito do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena (CNPq) coordenado por Cesar Lignelli – interprete de Debanda. Trata-se de desdobramentos estéticos-pedagógicos, envolvendo desde o desenvolvimento da máquina sonora até a prática intensa com vários instrumentos musicais a fim de conseguir tocá-los e ainda cantar, dançar e interpretar.

Um destes percursos levou a performance Debanda a uma viagem de 55 dias no próprio motorhome do artista pelo Brasil (estados de GO e MS), Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Por estes locais, foram realizadas 33 intervenções performáticas em praças, parques, escolas, ruas públicas, oficinas e igrejas durante o ano de 2018. 

Quem for assistir poderá vivenciar um jogo entre a narrativa fantástica da personagem entrelaçada a fatos históricos e científicos  e, ainda, ver e ouvir instrumentos como gaita de fole, tambores, naipe de apitos, agogôs, tamborim, reco-reco e claves de madeira sendo tocados unicamente por Lignelli. As personagens evocadas podem ser identificadas por delicadas variações tímbricas vocais, pela movimentação, pelos adereços e tipos instrumentos utilizados para enriquecer cada cena.

 “Debanda parece uma espécie de andarilho acumulador que, por ora, concentra características turvas em meio à sua translucidez. Acumula memórias. Não se sabe exatamente de onde vem e nem a que tempo pertence”, ressalta Lignelli.

As intervenções do artista começaram há quase 10 anos com a criação da máquina instrumental. O desenvolvimento da mesma e do espetáculo contaram com as parcerias estabelecidas com o compositor português João Lucas, Sulian Vieira, Gil Roberto, Cyntia Carla, Adriano Roza dentre outros. “Afinal, a produção apresenta desafios imensuráveis no diálogo entre as possibilidades corporais do ator, a manipulação dos inúmeros instrumentos, o cantar e o contar uma história com distintos personagens. Sem essas parcerias não seria possível realizar o projeto”, afirma Lignelli. 

 

FICHA TÉCNICA

Coordenação geral: Sulian Vieira e César Lignelli

Direção geral: César Lignelli, João Lucas e Sulian Vieira

Direção musical: César Lignelli e João Lucas

Dramaturgia: César Lignelli

Atuação: César Lignelli e Estela Vieira Lignelli

Concepção e construção de maquinários: César Lignelli e Márcio Vieira

Concepção e operação de luz: Adriano Roza

Preparação vocal, maquiagem: Sulian Vieira

Figurinos: Cyntia Carla

Adereços: Cyntia Carla e Sulian Vieira

Ilustrações e designer: João Lucas

Operação de Som: Adriano Roza

Assessoria de imprensa e redes sociais - Clara Camarano

Produtora - Paula Jacobson

Gestão administrativa - C1 arte e entretenimento

 

Serviço: Projeto Debandando Nas Escolas encerra temporada no Lago Norte e no Paranoá

 

18 de novembro, às 19h30

19 de novembro, às 9h45 e às 11h30

Local: CED do Lago Norte

21 de novembro, às 19h30 e às 21h

22 de novembro, às 19h30

Local:  CEF 3 do Paranoá

Gratuito

Livre para todos os públicos

Mais informações no Instagram : @espetaculodebanda

 


Comments


bottom of page