top of page

Projeto de padaria reflete seu processo artesanal de produção em proposta assinada por BLOCO Arquitetos

O projeto da padaria La Boulangerie 306 Sul, desenvolvido pelo escritório BLOCO Arquitetos, dos sócios Henrique Coutinho, Matheus Seco e Daniel Mangabeira, fica em um dos blocos de loja nas quadras comerciais da Asa Sul, em Brasília. Tais blocos possuem marquises frontais sobre calçadas niveladas, conectando as lojas a 'marquises ampliadas' nas extremidades. Essas estruturas formam amplas varandas cobertas sobre a área pública de circulação. O projeto utiliza parte da varanda coberta pública como salão de mesas, fazendo uma referência às tradicionais “mesas de calçada” de restaurantes em cidades tradicionais. 

O espaço interno da loja é reservado para as cozinhas, banheiros, brinquedoteca, sala de eventos e vitrine – um dos principais destaques do projeto. Sua planta é dividida em duas partes complementares, visíveis a partir da área externa.

 

O balcão de mostruário dos produtos está voltado para a varanda, enquanto as prateleiras internas são acessíveis aos clientes por meio de um corredor, que também é visível da varanda. Dessa forma, os clientes podem “atravessar” a vitrine e o espaço interno da loja, escolhendo o que desejam, como se estivessem do lado interno do balcão de uma padaria tradicional. 

 

A materialidade resultante do processo artesanal de construção remete ao próprio processo artesanal de produção da padaria. Por isso, os vestígios do processo construtivo da fachada de concreto foram deixados aparentes. Na área interna, predominam dois materiais: a madeira natural nas portas, esquadrias e mobiliário, e o concreto aparente, presente no piso e no acabamento das fachadas. O concreto foi moldado “in loco” sobre as paredes de fundo. 

Na área externa, todas as calçadas e varandas foram revestidas com o mesmo tipo de piso cerâmico, semelhante ao encontrado em algumas lojas da região. A disposição do mobiliário nesse espaço permite o livre acesso dos pedestres, sem bloqueios.

 

Próximo às mesas, foi incluído um jardim com arbustos adaptados ao clima local, projetado pela paisagista Ana Paula Rosio. Já o jardim público, situado entre a loja e a rua, foi “adotado” e cuidado pela padaria. 

“O BLOCO Arquitetos consegue captar as expectativas, a personalidade, a funcionalidade e os sonhos do cliente, transformando tudo isso em um projeto de ambientes planejados onde qualidade de vida e bem-estar se encontram e caminham juntos por muito tempo”, diz Guillaume, proprietário da La Boulangerie 306 Sul e cliente do BLOCO Arquitetos há mais de quinze anos.

 


---

Ficha Técnica:

Projeto: La Boulangerie 306 Sul

Arquitetura: BLOCO Arquitetos – Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco

Coordenação: Luiz Lopes

Local: Asa Sul – Brasília (DF)

Área: 250 m²

Projeto: 2022

Construção: 2023 – 2024

Fotos: Júlia Tótoli

 

Sobre BLOCO Arquitetos:

O BLOCO Arquitetos foi fundado em Brasília por Daniel Mangabeira (UnB, 1999), Henrique Coutinho (UnB, 1997) e Matheus Seco (UnB, 1999). Os três dirigem uma equipe de arquitetxs com formações, experiências e interesses diversos. A maior parte dos projetos são apresentados através de fotografias de obras construídas, o que reflete a larga experiência do escritório na materialização de projetos de diferentes escalas e programas, desde casas e edifícios a interiores e instalações temporárias.

Os projetos do BLOCO têm relação direta com condicionantes específicos que podem ir desde a topografia e orientação solar de um terreno ao orçamento e mão-de-obra disponíveis. Os limites impostos por cada programa são encarados como oportunidades de criação. Acima de tudo, o escritório considera que cada projeto pode ser uma poderosa ferramenta de transformação de seu contexto.

Os arquitetos do BLOCO administram a conta Brasília Moderna, uma coletânea de fotos e descrições de edifícios construídos entre as décadas de 1960 e 1980 que foram projetados por arquitetos da primeira geração de profissionais que trabalharam na cidade. A iniciativa tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da preservação e manutenção deste importante acervo. Tais obras são fonte de aprendizado e inspiração para o nosso trabalho.

O BLOCO Arquitetos também é um dos membros fundadores do Atelier Piloto. A intenção do coletivo é promover a interação entre estudantes, profissionais e escolas por meio da organização de palestras e oficinas de projeto que promovam o trabalho colaborativo com um objetivo comum: refletir sobre arquitetura e pensar a cidade.

Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page