Programação cultural da Biblioteca Demonstrativa traz música, literatura, inclusão e diversidade na primeira quinzena de março

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) preparou uma agenda especial para a primeira quinzena de março, trazendo eventos que promovem a cultura, a literatura e a música de forma acessível e envolvente. Entre as atividades confirmadas, estão a celebração do Dia do Bibliotecário, um concerto musical sobre a Era do Rádio e uma oficina de escrita criativa voltada à comunidade LGBTQIAPN+.
No dia 11 de março, às 19h, os amantes da música terão a oportunidade de assistir ao Concerto Violonistas da Era do Rádio, conduzido pelo professor de música da UnB e violonista Alessandro Borges. O evento apresentará obras de grandes nomes do violão brasileiro, como Dilermando Reis, Américo Jacomino, Garoto, Armando Neves, Baden Powell e Rosinha de Valença, transportando o público para os tempos áureos dos programas de rádio. O concerto será realizado na BDB e contará com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, garantindo maior alcance da experiência musical. Além disso, os participantes poderão receber certificado, especialmente direcionado para alunos de escolas de música.
Já no dia 12 de março, às 18h, a BDB celebra o Dia do Bibliotecário com uma programação dinâmica que inclui atrações artísticas, um bate-papo sobre boas práticas nas bibliotecas públicas do Brasil e um Concurso de Sósias de Personagens Literários, que premiará os vencedores com livros. A atividade busca valorizar o papel dos bibliotecários e incentivar o contato lúdico com a literatura.
Fechando a primeira quinzena, nos dias 15, 16, 22 e 23 de março, das 10h às 18h, a BDB sediará a Oficina de Escrita Criativa LGBT+ VIVO: Entre Linhas e Sentimentos. Ministrada pelas doutorandas em Literatura pela Universidade de Brasília, Liara Oliveira e Marina Mara, a oficina oferecerá um espaço de escuta afetiva e produção literária como ferramenta de expressão e resistência. A atividade é gratuita e aberta ao público adulto, com emissão de certificado e almoço incluso. A iniciativa faz parte do projeto do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos, com apoio do Grupo Estruturação LGBT+ de Brasília e fomento do Ministério da Cultura pelo programa Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível aqui.
“As atividades da primeira quinzena de março na BDB reforçam o compromisso da biblioteca com a democratização do acesso à cultura, promovendo eventos que dialogam com diferentes públicos e manifestações artísticas”, ressalta o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
留言