top of page

Pinacoteca de São Paulo exibe filme de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca


A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta Bárbara Wagner e Benjamin de Burca: Estás vendo coisas (2016), na sala de vídeo do edifício Pinacoteca Luz. O filme foi apresentado pela primeira vez na 32ª Bienal de São Paulo, e investiga a paisagem social e profissional da música Brega no Recife. A curadoria é de Ana Paula Lopes. 

A produção retrata como a indústria dos videoclipes impulsiona um ideal de sucesso moldado pelo capitalismo, destacando a autorregulação e a manipulação da imagem na construção da identidade artística. Wagner e de Burca documentaram a vida de jovens cantoras e MCs ligados a movimentos de diferentes gêneros do movimento musical do brega em Pernambuco. Adentrando os bastidores desta indústria periférica e mássica, a trama traz uma camada autorreferencial que permite pensar questões ligadas a agências e dispositivos de representação. 

Sobre o filme 

Estás Vendo Coisas acompanha dois personagens principais — o cabeleireiro e MC Porck e a bombeira e cantora Dayana Paixão — em seus trajetos entre o estúdio e o palco. Com uma estrutura próxima à de um musical, o filme se desenrola no interior de uma casa noturna, onde gestos são entrelaçados a canções sobre amor, fidelidade, sucesso e riqueza. Retirada de seu contexto mediatizado, a linguagem do Brega é desconstruída e rearranjada, revelando o vocabulário do espetáculo como uma nova forma de trabalho. 

Sobre Bárbara Wagner e Benjamin de Burca 

Bárbara Wagner (Brasília, Brasil, 1980) e Benjamin de Burca (Munique, Alemanha, 1975) têm uma parceria de trabalho de mais de uma década. A dupla produz vídeos e instalações a partir do profundo estudo e íntima convivência com artistas de cenas musicais populares e não-hegemônicas. Entre o documentário e a ficção, o trabalho da dupla envolve estreita colaboração com os retratados em seus filmes, numa criação cinematográfica coletiva que passa a ser munição para diferentes narrativas de construção de autoimagens que, embora marginalizadas pelo viés de classe e raça, são centrais na formação da identidade sociocultural brasileira.

 

SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO 

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. A B3 – A Bolsa do Brasil é Mantenedora da Pinacoteca de São Paulo.

 

SERVIÇO: 

Pinacoteca de São Paulo

De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)

Gratuitos aos sábados - R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios - válido somente para o dia marcado no ingresso

Quintas-feiras com horário estendido na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)

2º Domingo do mês – gratuidade Mantenedora B3

Comentarios


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page