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Patrocínio no mercado gamer: Especialista revela estratégias para sucesso nas negociações


O patrocínio esportivo se tornou peça-chave no crescimento de times e competições de eSports no Brasil. Com um mercado em plena expansão, a busca por investidores segue como uma das principais estratégias para garantir o desenvolvimento e a visibilidade dessas organizações.


Luana Mendes, CEO da Staff Guild Gamer, destaca a importância de entregar valor para atrair patrocinadores: "Marcas investem quando enxergam a possibilidade de retorno. Elas buscam alcance e engajamento com um público que faz sentido para sua estratégia. Sem isso, não há motivo para investir”. 


As marcas têm visto o mercado de eSports como uma verdadeira “galinha dos ovos de ouro”, impulsionada pelo enorme público consumidor de videogames e pelas cifras bilionárias movimentadas no setor. Estima-se que o mercado global de eSports tenha atingido um valor de mais de US$1 bilhão em 2023, com um público que supera 500 milhões de pessoas, majoritariamente jovens. Para as marcas, esse público representa uma oportunidade única de exposição e engajamento, já que os fãs de eSports estão altamente conectados e leais às equipes e eventos que seguem. O patrocínio, assim, tem sido uma estratégia-chave para alcançar esse mercado valioso.


No entanto, apesar do potencial lucro, os problemas internos têm levado marcas a retraírem as suas participações. A falta de responsabilidade com o retorno do investimento feito pelos patrocinadores, falhas nas entregas prometidas e má gestão financeira das equipes de eSports minaram a confiança dos investidores. Muitas vezes não demonstram o valor de suas parcerias de forma clara, e o uso irresponsável de recursos financeiros levou alguns patrocinadores a reverem seus esportes. Esse cenário de má gestão criou uma barreira significativa para o crescimento contínuo do setor, fazendo com que as marcas se tornem mais cautelosas ao investir.


Para Luana, marcas e empresas devem ser vistas como parceiras de negócios: "Para conquistá-las, é necessário demonstrar profissionalismo, apresentar uma estrutura sólida e um projeto que agregue valor. Entender as necessidades da empresa e oferecer uma proposta bem fundamentada, mostrando como você pode colaborar com o crescimento da marca através do alcance e da influência, é essencial para o sucesso nas negociações”. 


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