Paraibanos Adeildo Vieira e Grupo Alamiré aterrissam no palco consagrado do Clube do Choro
Cumprindo o calendário de celebrações pelos 40 anos de carreira, Adeildo Vieira vem revisitando cidades por onde passou em sua vida como compositor e ativista cultural e, para sorte dos brasilienses, a capital do país está neste itinerário. Percorrendo o interior da Paraíba, Adeildo também está se apresentando em cidades brasileiras onde já tocou e criou vínculos com outros artistas e com amigos que se tornaram fãs. Foi assim na cidade de Brasília, onde o artista já passou no ano de 2004 e retorna para um show emblemático no próximo dia 28 no Clube do Choro.
Desta vez contando com apoio do governo do Estado da Paraíba, Adeildo traz na bagagem o conceituado grupo Alamiré ― conjunto musical que o acompanha há alguns anos, mas tem obra própria e vem chamando a atenção da crítica especializada e dos amantes da música instrumental. Além de se apresentar no Clube do Choro (28/11 às 20h30), os paraibanos também agitam o espaço cultural Infinu no dia 1/12, às 18h.
Nascido na cidade de Itabaiana (PB), Adeildo Vieira completa 40 anos de militância cultural, atuando como músico, compositor e ativista. Ao longo das 4 décadas, já participou de quase trinta festivais pelo país afora, além de ter interagido com artistas de países como Senegal, França e Portugal, onde se apresentou em turnês e festivais.
Adeildo tem sua gênese cultural num movimento articulado em João Pessoa no início dos anos 1980, chamado Musiclube da Paraíba, fundado pelo artista multimídia Pedro Osmar e por onde passaram nomes como Paulo Ró, Totonho, Milton Dornellas, Escurinho, Chico Cesar, Glaucia Lima, entre tantos que se mantêm em plena atividade até hoje. O compositor itabaianense tem quatro álbuns gravados ― sendo sua mais recente obra “O Presente”, lançado no começo deste ano e disponível em todas as plataformas digitais.
. Fundado em 2019, o grupo Alamiré já acumula larga experiência na cena instrumental paraibana. Sob influência primordialmente das músicas mineira, nordestina e africana, o quarteto é formado por artistas atuantes na cena musical paraibana: Uaná Barreto (piano/vocal), Rudá Barreto (violão/guitarra/vocal), Ilder Santos (contrabaixo/vocal) e Saulo Soares (bateria). O Alamiré tem dois álbuns gravados, “A Pesar Com Utudo” e “Alamiré”, também disponíveis nas principais plataformas digitais. A turnê do grupo em parceria com o cantor solo é um sinal da coesão e harmonia refletidas em seu trabalho em conjunto ― tudo em prol da expressão musical.
Para fortalecer esse desejo de integração cultural, os artistas paraibanos resolveram convidar o renomado bandolinista brasiliense Victor Angeleas para participar no show do Clube do Choro. Assim, tocarão juntos canções que cativam o público, concretizando o intercâmbio musical proporcionado pela ponte aérea Brasília - João Pessoa.
No repertório, Adeildo Vieira traz canções de seus quatro álbuns lançados, apresentando a diversidade de sua obra ― que visita ritmos brasileiros e universais e parte de influências da cultura popular brasileira e também de outros países, como a música africana e os fados portugueses. E é com o grupo Alamiré que o compositor se sente contemplado na sua expressão, pela confluência identitária que esses artistas têm entre si.
SERVIÇO:
SHOW : ADEILDO VIEIRA E GRUPO ALAMIRÉ
QUINTA-FEIRA 28/11 ÀS 20H30MIN
CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: VICTOR ANGELEAS -BANDOLIM
DOMINGO, 01/12 ÀS 18 HORAS
INFINU COMUNIDADE CRIATIVA
ADEILDO VIEIRA E GRUPO ALAMIRÉ
Posts Relacionados
Ver tudoA ministra da Cultura, Margareth Menezes; o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo...
No próximo dia 28 de novembro, Bruno Biangulo, CEO do ConnectAI, será um dos destaques do StartSe A.I. Day 2024, um dos maiores eventos...
Comments