Open Gateway completa um ano com mais de 8 milhões de verificações de chip por mês e anuncia novidades
O ambiente de autenticação no Brasil ganhou novas camadas de segurança e oportunidades comerciais neste um ano de implementação do Open Gateway. De acordo com a primeira implementadora do projeto no país, a Infobip, 8 milhões de verificações SIM Swap (troca de chip) foram feitas por mês e a empresa adianta que novas APIs serão integradas em breve, conferindo ainda mais modernidade e confiabilidade para proteger dados, senhas e facilitar a vida dos brasileiros. A companhia, que participou da iniciativa ao lado das operadoras Vivo, Claro e Tim e da GSMA, registrou forte aderência por bancos, fintechs e no e-commerce e afirma que uma das novidades será ainda mais segurança no uso da localização provida pelas redes móveis, não pelo GPS.
Com o crescimento do número de fraudes e problemas de cibersegurança no Brasil, projetos como o Open Gateway conferem mais camadas de proteção ao ambiente mobile. Segundo dados do relatório Expectativas dos Consumidores 2024, feito pela Appdome, 45,1% dos entrevistados brasileiros afirmaram que eles ou alguém próximo já foram vítimas de um golpe de engenharia social - que roubam dados pessoais, senhas ou dinheiro, utilizando-se de mensagens falsas, links maliciosos e aplicativos que se passam por legítimos para enganar as vítimas.
“Havia um ambiente muito mais inseguro e de prejuízo para empresas e usuários, isso já está mudando. Já existem agora soluções por meio dessas APIs que garantem mais segurança nas transações mobile. No primeiro ano já garantimos números expressivos e empresas importantes, como bancos e fintechs integrando a solução”, conta Alex Pereira, diretor de parcerias com operadoras da Infobip.
O balanço do primeiro ano do Open Gateway no Brasil destaca o aumento no processamento de verificações SIM Swap, que visa combater fraudes de identidade, verificando a posse do número de celular do usuário ligado à conexão de dados da operadora. A Infobip está trabalhando na implementação de novas APIs. Entre elas estão a KYC (Know Your Customer) Match, similar a API de CPF, porém com informações enriquecidas; e a QoD (Quality on Demand), focada em melhorar a experiência de rede móvel de clientes sob demanda.
“Por meio de conjuntos de APIs projetadas para fornecer serviços digitais, como Number Verify e SIM Swap, é possível adicionar mais camadas de segurança em diversos aplicativos de forma fácil e sem fricções. Tudo isso passou a ser garantido pelas empresas detentoras dos apps e disponibilizado pelas operadoras de telefonia, deixando a vida do consumidor final mais fácil e prática, porque não é o usuário que tem que ficar entrando e saindo do aplicativo para inserir códigos de segurança, isso tudo é automatizado e feito em segundos”, explica.
“Estamos observando um crescimento expressivo no uso de APIs como Number Verify/Silent Mobile Verification, e Validação de CPF. Essas soluções têm apresentado uma escalada rápida de adoção, especialmente à medida que o mercado amadurece para explorar suas vantagens”, complementa Alex.
Além disso, a Infobip está colaborando com as operadoras para implementar a API de Device Location, que completa o reforço de segurança utilizando a localização. Por meio dela será possível detectar e bloquear transações suspeitas junto ao cruzamento de referências da localização do titular do cartão com tentativas de transação, fornecendo alertas imediatos de fraude e mitigando riscos. A diferença para a localização conseguida por meio do GPS do aparelho, é que a informação vem da rede móvel e não pode ser fraudada, como no caso do GPS, que pode ser facilmente fraudado com ajuda de aplicativos GPS Spoofer. “Seguimos trabalhando com as operadoras para manter nossa posição como o principal integrador do Open Gateway no Brasil”, comenta.
“Antes da iniciativa Open Gateway as APIs eram fragmentadas e limitadas, havia falta de acessibilidade para os desenvolvedores, além da preocupação crucial com a segurança da rede. Agora, o cenário é completamente diferente”, explica Alex. “Agora, a experiência do cliente pode ser muito melhor e mais segura por remover a possibilidade de engenharia social, reduzindo a necessidade de interação humana no processo de validação. Globalmente já são 8 APIs de rede lançadas que aproveitam o potencial máximo dos recursos da rede 5G, mas o projeto Open Gateway está trabalhando em padronizar mais de 100 possíveis APIs” Além do Brasil, outros países como Alemanha, Espanha, Indonésia e Sri Lanka também estão à frente da implementação do projeto.
Setores financeiro e de e-commerce se destacam
O setor que mais tem visto benefícios com o Open Gateway é o setor financeiro. Com os golpes sendo uma realidade no Brasil, muitos consumidores se preocupam com a segurança em seus aplicativos. Com algumas das APIs do projeto é possível garantir essa segurança. Além dos bancos e fintechs, verticais como e-commerce e seguros também estão ganhando tração com a iniciativa Open Gateway.
“Com o SIM Swap, o usuário consegue fazer a verificação de sua identidade no app do banco, garantindo que a instituição financeira não envie o código de verificação para um fraudador. A mesma segurança acontece com o Number Verify, no qual é feita uma verificação silenciosa por meio da conexão de dados, sem interação humana, assegurando a identidade do usuário”, detalha Alex.
Com o oferecimento de tantas opções que blindam as empresas e clientes de possíveis fraudes, golpes e ataques cibernéticos, o Open Gateway vem ganhando espaço em diversos setores para além dos bancos e fintechs ao longo deste primeiro ano. “Diversos setores têm a ganhar com o projeto. Após este primeiro ano, o Open Gateway deve continuar na trilha para expandir seus horizontes, aprimorando o que deu certo e respondendo às demandas do mercado”, finaliza.
Sobre a Infobip
A Infobip é uma plataforma global de comunicação em nuvem que permite que as empresas criem experiências conectadas em todos os estágios da jornada do cliente. Acessadas por meio de uma única plataforma, as soluções de engajamento omnicanal, identidade, autenticação de usuário e centro de contato da Infobip ajudam empresas e parceiros a superar a complexidade das comunicações com o consumidor para expandir os negócios e aumentar a fidelidade. Com mais de uma década de experiência na indústria, a Infobip expandiu para mais de 70 escritórios em todo o mundo. Oferece tecnologia construída nativamente com capacidade para atingir mais de sete bilhões de dispositivos móveis e 'coisas' em 6 continentes conectados a mais de 9.700 conexões, das quais 800+ são conexões diretas de operadoras. A Infobip foi criada em 2006 e é liderada por seus cofundadores, CEO Silvio Kutić, Roberto Kutić e Izabel Jelenić.
Prêmios recentes incluem:
Incluída na lista anual das empresas mais inovadoras do mundo da Fast Company (Mar. 2024)
Rankeada em primeiro lugar no relatório inaugural CPaaS MetriRank da Metrigy (Dez. 2023)
Infobip nomeada líder em CCaaS na América Latina pela Frost and Sullivan 2023
Infobip nomeada líder no Gartner Magic Quadrant™ para o relatório Communications Platform as a Service (CPaaS) 2023 e 2024
Infobip nomeada líder no CPaaS Leaderboard, Juniper Research (Fev. 2023)
Infobip nomeada líder no CCaaS Leaderboard, Juniper Research (Ago. 2022)
Omdia classifica a Infobip como líder no relatório CPaaS Universe (Maio 2022)
Classificada como o provedor de serviços líder em CPaaS pela Juniper Research em seu novo Competitor Leaderboard CPaaS Vendors (Out. 2021)
Infobip nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Communications Platform-as-a-Service (CPaaS) 2021 Vendor Assessment (doc #US46746221, Maio 2021)
Melhor provedora de SMS A2P pelo quarto ano consecutivo por operadoras móveis e empresas no Relatório Anual de Benchmarking de Fornecedores de Mensagens da ROCCO
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