top of page

'O Bixiga é Nosso!' | Doc narra resistência negra contra apagamento histórico de bairro paulista


Em 2022, quando as obras de uma linha de metrô revelaram vestígios materiais da existência do primeiro quilombo urbano reconhecido na história do estado de SP, a comunidade se uniu para tentar evitar este apagamento da história. Esta é a premissa de "O Bixiga é Nosso!", longa documental dirigido por Rubens Crispim Jr.


O longa-metragem entra em cartaz em São Paulo (SP), de 3 a 9 de abril de 2025, no Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1.475), com pré-estreia gratuita no dia 31 de março, segunda-feira, às 19h, com ingressos gratuitos.


Iniciado nos anos 1980, o bem-sucedido processo de tombamento patrimonial que preserva a história arquitetônica do bairro do Bixiga, encontra-se em risco constante, mas segue defendido por sua comunidade. No mesmo território, há 40 anos, a mais antiga companhia de teatro em atividade no país, o Teatro Oficina, luta pela preservação de sua sede e do terreno que abriga um rio com água potável encanada a menos de quatro metros da superfície.


E em meados de 2022, quando as obras de uma linha de metrô na Praça 14 Bis revelaram vestígios da existência do primeiro quilombo urbano, o Saracura, reconhecido na história do estado de São Paulo, a comunidade afrodescendente e aliados se uniram na tentativa de evitar mais um apagamento de sua história e expulsão da população negra da região. Essa e outras iniciativas de resistência de um dos bairros mais diversos e culturalmente pulsantes da capital paulista são retratadas pelo filme.


"'O Bixiga é nosso!' joga luz em diversos grupos de resistência articulada no território do Bixiga", resume o diretor Rubens Crispim Jr. "Acredito que esses movimentos sirvam como estímulo e ensinamento para diversos outros grupos espalhados pela cidade e pelo país. O Bixiga precisa ser estudado!", conclui.


A produção teve sua première no 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, de onde saiu com prêmio concedido pelo público, e traz depoimentos de ativistas, historiadores e moradores da região. A obra inclui a participação de integrantes de movimentos populares como o Teatro Oficina, Mobiliza Saracura Vai Vai, Bloco Afro Ilu Oba de Min, GRCSES Vai Vai, CCBIX, Casa Mestre Ananias, Portal do Bixiga e Museu do Bixiga.


Serviço

"O Bixiga é Nosso!", de | 2024 | 73 min | Documentário | Livre

Estreia em São Paulo (SP): de 3 a 9 de abril de 2025

Onde: Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1.475 - Consolação)

Pré-estreia: 31 de março (seg), às 19h, no Espaço Petrobras de Cinema | entrada franca


Sinopse

No Bixiga, em São Paulo, moradores se organizam voluntariamente em diferentes frentes para lutar contra a descaracterização e apagamento da história e modo de vida do bairro.

Instagram: @oleproducoes 


Ficha Técnica

Direção e Fotografia: Rubens Crispim Jr.

Produção: Gal Buitoni, Upex e Luiz Ferraz

Produção Executiva: Gal Buitoni, Upex e Thomas Miguez

Roteiro: Ana Durães

Montagem: Alberto Cardoso

Direção de Produção: Lucas Gattaz

Assistência De Direção: Claire Castelano

Produção De Base: Cris Marinho

Coordenação de Pós-produção e Finalização: Priscila Ribeiro

Edição e Mixagem de Som: Input

Som Direto: Nina Oliveira

Entrevistados: Teatro Oficina, Mobiliza Saracura Vai Vai, Bloco Afro Ilu Oba de Min, GRCSES Vai Vai, CCBIX, Casa Mestre Ananias, Portal do Bixiga e Museu do Bixiga


Sobre Rubens Crispim Jr.

Rubens nasceu e vive em São Paulo, Brasil. Formado em Artes Plásticas pela (ECA-USP) em 2002, é documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Em 2006, ganhou o reality show “Projeto 48" do canal TNT e fez seu primeiro curta metragem “Os 400 Golpes”, exibido em toda a América Latina.


Trabalhou em diversas produtoras dirigindo e fotografando, documentários, séries, fashion-films e filmes de arte, além de fundar a Poseídos, produtora com quase duas décadas de atividade no mercado audiovisual.


Nesse período, Rubens trabalhou para canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 01, TV Globo, TV Cultura e a plataforma de estreaming Cultura em Casa.


Dirigiu, fotografou e produziu o filme "Segue o Baile Bixiga 70”, que participou de Festivais como IN-Edit Brasil 2019 e Mimo Festival. Atualmente está disponível no Canal Brasil e plataformas VOD como NOW e Amazon Prime. 


Desde 2019 até 2023, Rubens coordenou o departamento de audiovisual da Amigos da Arte, Organização Social responsável por milhares de atividades ligadas ao setor cultural. 


A partir de 2021 dirige e fotografa os documentários das exposições da Pinacoteca de São Paulo. 


Entre suas obras mais recentes estão a série "Teatro Sérgio Cardoso - 40 anos", disponível no canal Arte 1 e o documentário "Louis Moreau Gottschalk, popstar no séc XIX, ou somente um pianista", documentário gravado diversos cidades das Américas, como Nova Orleans, Nova Iorque, San Juan, Ponce e Rio de Janeiro, que teve sua estreia no In-Edit 2023


Filmografia

"Louis Moreau Gottschalk, Popstar no Séc XIX ou Somente um Pianista" (média-metragem, 2023); "Segue o Baile Bixiga 70" (longa, 2019); "Antes do Começo ou Depois do Fim" (longa, 2010); "O que a gente escolhe…" (curta, 2008); "Os 400 golpes" (curta, 2006).


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page