O artista plástico carioca Thiago Modesto expõe na Galeria Décimo (Câmara dos Deputados) a partir de 10 de dezembro
Uma das principais revelações da gravura brasileira atual, o artista plástico e designer carioca Thiago Modesto expõe suas obras pela primeira vez em Brasília entre 10 de dezembro de 2024 e 6 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira (das 9h às 17h), na Galeria Décimo, na Câmara dos Deputados (Anexo 4). A exposição Traçado Interior: memória gravada é composta por 38 gravuras. O acesso é livre. O artista recebe o público na data da abertura, de 18h30 às 21h30, para visitas guiadas e o lançamento do catálogo da exposição.
“Poucos desenvolveram um trabalho tão consistente e denso, ao longo dos últimos anos, na gravura contemporânea brasileira”, comenta Oto Reifschneider, que assina a curadoria. “A exposição registra praticamente toda a produção de Thiago entre 2020 e 2024, desde que chegou a esse lugar de excelência”, detalha o curador. Nas obras são contadas pequenas histórias, através de personagens, símbolos e figuras. A exposição está dividida em três partes: Pindoranes, Sertão Carioca e No Longe.
Pindoranes (2020-2022) retrata um Brasil matriarcal e sincrético, rural e contemporâneo, onde povos lutam contra o empreendimento colonial, na qual o sincretismo é mais do que um fenômeno cultural, mas a essência de uma identidade coletiva que resiste e se reinventa constantemente. Sertão Carioca (2021-2023), por sua vez, apresenta personagens e eventos que Modesto conhecia de histórias familiares, que dialogam com ancestralidades, comunidades originárias e imaginadas, resistências e reexistências compreendidas a partir de pesquisas de campo realizadas no sertão carioca. E, finalmente, No Longe (2023-2024) aborda a ausência e traz vestígios de sonhos nebulosos, onde as narrativas e imagens surgem de maneira fragmentada, numa tentativa de tecer uma intricada rede de memórias a partir dos relatos acumulados ao longo da vida e das pesquisas sobre a origem da família do artista.
Thiago Modesto participou de diversas exposições coletivas e teve suas obras expostas na Coréia do Sul, em 2014, e em três individuais no Brasil: Avesso, em 2015; Santos e Silvas, no Espaço Cultural dos Correios, em 2022; e Vernacular, na galeria Espaço Corda, em Belo Horizonte, também em 2022. Ele possui ainda trabalhos selecionados para a Bienal de Gravura da Romênia (2021), Trienal de Arte Latino-Americana de Nova York (2022), Bienal de Gravura da Armênia (2023) e Bienal do Sertão (2023), em Juazeiro do Norte (CE). O artista ministrou oficinas de gravura na Faculdade Federal Fluminense (UFF), no Museu Casa do Pontal, entre outros, além de ter participado de mesas e palestras de alcance nacional sobre o assunto. Em 2023, foi convidado para realizar a curadoria da Feira de Artes Gráficas do Sesc, realizada durante o Festival de Inverno no Sesc Quitantinha, em Petrópolis (RJ). Também em 2023, participou como palestrante do Simpósio: Yerevan 2023: “Armenia: A Center of Printmaking in the Region” no país europeu.
Traçado Interior: memória gravada
De 10 de dezembro de 2024 a 6 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria Décimo (10º andar do Anexo 4 da Câmara dos Deputados). Lançamento do catálogo da exposição e visitas guiadas com presença do artista na data da abertura, entre 18h30 e 21h30. Acesso livre.
Comments