top of page

Novembro Azul: Hospital Urológico de Brasília reforça a importância da prevenção

O Novembro Azul acende o alerta para o cuidado da saúde do homem, principalmente quando se trata do câncer de próstata. A partir dos 40 anos, é essencial que os homens visitem o urologista regularmente, mas o preconceito ainda é um dos maiores obstáculos para a prevenção do câncer de próstata. O medo do exame de toque e da impotência sexual afasta muitos homens dos consultórios. De acordo com o urologista do Hospital Urológico de Brasília, Rodrigo Braz, diversos fatores contribuem para que o câncer de próstata seja o segundo mais letal no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta cerca de 72 mil novos casos da doença por ano entre 2023 e 2025. O Hospital Urológico de Brasília, referência no centro-oeste, está realizando uma campanha intensa para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado.


De acordo com Rodrigo Braz, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens no país, com aproximadamente 15 mil óbitos por ano. “O diagnóstico precoce é fundamental, pois quando detectado nas fases iniciais, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura. No entanto, a falta de conscientização e o tabu sobre a saúde masculina continuam sendo barreiras com relação à saúde masculina”, afirmou. 


 Esses números refletem a gravidade da doença e a necessidade urgente de atenção à saúde do homem. Dados do Instituto Vencer o Câncer Fernando Maluf mostram que um em cada seis homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida. Ainda hoje, 44% dos homens brasileiros nunca consultaram um urologista, o que dificulta a detecção precoce e agrava os riscos associados à doença.


Importância dos exames

Com a segunda maior taxa de mortalidade por câncer entre os homens. A idade, o histórico familiar e hábitos de vida são fatores de risco, mas o rastreamento regular a partir dos 45 anos pode salvar vidas. Segundo o médico urologista do Hospital Urológico, Mário Chammas, a visita regular ao urologista para a realização dos exames é fundamental. Como por exemplo o toque retal e o teste de PSA (antígeno prostático específico) são ferramentas simples e eficazes para monitorar a saúde da próstata. “Muitos homens ainda relutam em realizar esses exames devido a preconceitos, mas a prevenção e o acompanhamento com o médico urologista pode sim salvar vidas”, destacou.


Entenda o funcionamento do tratamento

A prostatectomia radical é a cirurgia mais comum para tratar o câncer de próstata. Ela envolve a remoção total da próstata e, em alguns casos, de tecidos ao redor, como as vesículas seminais e os linfonodos próximos. Ela oferece uma série de benefícios aos pacientes, como a remoção completa do tumor, a redução do risco de progressão da doença em outras partes do corpo, a possibilidade de cura quando diagnosticada na fase inicial, ela minimiza os riscos de incontinência urinária e disfunção erétil, além de também evitar a necessidade de tratamentos adicionais. 

 

O Hospital Urológico de Brasília

Há 33 anos, o Hospital Urológico de Brasília se dedica a diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Com estrutura física e tecnologia avançada, o hospital foca em um atendimento seguro e humanizado, por meio de políticas preventivas e ações curativas. O HU oferece atendimento de urgência 24 horas, e oferece, num só espaço, toda a estrutura para exames, cirurgias e internação que o paciente precisar. Desde laboratório de análises clínicas e diagnóstico por imagem próprio (tomografia, ecografia e estudo urodinâmico), a um moderno centro cirúrgico, excelentes leitos de internação (apartamentos e enfermaria) e o serviço de atendimento ambulatorial.

 

Serviço:

Hospital Urológico de Brasília

Endereço: SEPS 714/914, Bloco C. Edifício Santa Maria, Asa Sul, Brasília-DF

Telefone: 3345-9300 Site: www.hospitalurologico.com.br

Mídias sociais: Instagram: @hospitalurologicobrasilia Facebook: www.facebook.com/hospitalurologico


Comments


bottom of page