top of page

No mês do livro, confira dicas para estimular o prazer pela leitura em crianças e adolescentes


Abril é considerado o mês do livro por conter duas datas comemorativas importantes relacionadas ao universo literário, como o dia Nacional do Livro Infantil (18/4) e o Dia Internacional do Livro e do Direito ao Autor (23/4). Para incentivar o gosto pela leitura desde cedo e manter o interesse de crianças e adolescentes pelos livros, reunimos dicas de professores de Literatura da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para as professoras de Literatura do Colégio Católica Brasília, Juliana de Sousa Silva, Karla de Castro e Mayara Silva, a leitura é fundamental na formação de crianças e adolescentes. “Incentivar a leitura entre crianças dos anos iniciais é essencial para desenvolver a imaginação, a criatividade e o aprendizado”, explica Karla. “Ler amplia o conhecimento e desenvolve um olhar crítico para o mundo”, completa Mayara, que também é responsável pelo Clube do Livro Verso e Prosa, voltado aos estudantes do Ensino Médio.


Confira as dicas preparadas pelas professoras para estimular a leitura entre crianças e adolescentes:


  1. Ofereça livros físicos desde cedo. O contato direto com os livros é essencial para o desenvolvimento sensorial e cognitivo. Deixe-as tocar, folhear e explorar as imagens de perto. Leia os livros com a criança e incentive-a a “ler” também, mesmo que ainda não tenha sido alfabetizada, afinal, as imagens também contam histórias.

  2. Crie momentos de leitura. Ter um ambiente que valoriza a leitura faz toda a diferença! Que tal estabelecer um horário para ler juntos? Pode ser o livro lido antes de dormir para os menores, um clube do livro entre amigos ou até mesmo uma conversa sobre os livros preferidos.

  3. Crie um ambiente leitor. No colégio, as crianças têm o momento de ir à biblioteca, podem emprestar livros para levar pra casa, têm espaço para contação de histórias, cantinho da leitura e gibiteca. Em casa também é possível separar um espaço com os livros infantis, cuidando para que fiquem ao alcance das crianças, e que possam ser acessados livremente.

  4. Conte histórias de forma lúdica. Utilize diferentes vozes e expressões ao ler; crie teatros ou dramatizações baseadas nos livros; permita que a criança escolha a história e participe ativamente da leitura.

  5. Crie desafios e recompensas. Estabelecer um “desafio da leitura” com metas e pequenos prêmios simbólicos pode ser estimulante para as crianças. Crie um mural com os livros lidos e deixe que a criança escolha o próximo.

  6. Ofereça liberdade de escolha. Nem todo mundo gosta dos mesmos gêneros literários. Permitir que os jovens escolham o que querem ler – seja uma HQ, um romance, um livro de mistério ou fantasia – aumenta o interesse e torna a leitura mais envolvente.

  7. Relacione a leitura com os interesses do jovem. Se um adolescente gosta de esportes, por que não sugerir biografias de atletas? Se adora filmes e séries, livros que inspiraram essas produções podem ser um ótimo ponto de partida. Fazer essa conexão aproxima a leitura do universo de cada um.

  8. Use diferentes ferramentas a favor da leitura. Aplicativos, e-books e audiolivros são excelentes aliados para quem ainda não tem o hábito de ler. Muitas vezes, ouvir uma história, por exemplo, pode ser mais acessível e atrativo para crianças e jovens.

  9. Mostre que ler é prazeroso, não uma obrigação. Evite transformar a leitura em algo puramente escolar ou imposto. Compartilhar experiências, recomendar livros de forma descontraída e demonstrar entusiasmo são maneiras interessantes de incentivar esse hábito de forma natural.


Comentarios


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page