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Natal exige planejamento para que e-commerce tenha sucesso


O Natal é a data mais importante do calendário comercial, inclusive para o e-commerce. Em 2023, o crescimento das vendas online, apuradas entre 19 e 25 dezembro, foi de 2,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

O aumento da demanda dos consumidores durante a temporada natalina pode ser uma oportunidade para impulsionar as vendas e aumentar o faturamento. No entanto, para aproveitar esse potencial, os lojistas precisam se planejar com antecedência. 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é necessário adotar medidas estratégicas, como preparar campanhas e promoções, organizar o estoque e apostar em layouts temáticos que trazem o clima de Natal para o ambiente digital.

Escolher a melhor plataforma de e-commerce também deve fazer parte do planejamento, que precisa oferecer ferramentas de personalização e facilitar a integração com diferentes canais de vendas e métodos de pagamento.


Desafios do e-commerce para o Natal

A Head de Growth Marketing da Yampi, Nathalia Bettoni, explica que as maiores dificuldades durante o planejamento de vendas em grandes datas comerciais, como o Natal, incluem a previsão de demanda, a logística de entrega e o atendimento ao cliente. 

No caso de operações de e-commerce com estoque próprio, erros na previsão podem acarretar excesso ou falta de produtos. Bettoni acrescenta que, no primeiro caso, há custos adicionais de armazenamento e pode exigir descontos para liquidar o inventário após a temporada, já o segundo gera perda de vendas e oportunidades. 

Dessa forma, analisar os dados de vendas dos Natais anteriores pode ser uma boa estratégia para lojas que já existem há mais de um ano, permitindo identificar os produtos mais vendidos e os canais com maior índice de conversão.


Experiência e logística de entrega devem ser otimizadas

O Sebrae alerta que, quando o cliente vai realizar uma compra online, é necessário que o processo seja facilitado por meio de um site intuitivo, rápido e seguro. O mesmo vale para o checkout de pagamento, que deve ser simplificado e prezar pela segurança dos dados bancários e pessoais do usuário. 

O site também precisa suportar o aumento de tráfego durante o Natal, sendo necessário realizar testes de performance e velocidade com antecedência. Bettoni sugere usar categorias ou filtros de produtos - como “Presentes de Natal” ou “Melhores Presentes” -, personalizar a loja com banners promocionais e deixar as promoções e os cupons em evidência.

Ela também recomenda pensar na preparação da logística, realizando um planejamento de envios e definição de prazos de entregas, além da escolha de transportadores ágeis e confiáveis. Atrasos, opções limitadas de frete ou falta de clareza sobre os prazos podem gerar insatisfação nos clientes e, até mesmo, levar ao cancelamento de pedidos.


Marketing deve ser estruturado

Durante os preparativos para o Natal, o Sebrae indica que os lojistas também devem estruturar o marketing responsável por divulgar conteúdos e ofertas, visto que estar ativo no ambiente digital é uma forma de aumentar o alcance e as chances de vender mais.

Para isso, a empresa deve apostar na divulgação de produtos e promoções, na criação de conteúdos em vídeo e outras ações que aproximem o negócio do cliente, e em vantagens que incentivem o cadastro no site.

“Investir em mídia paga também é essencial para o período, como campanhas focadas em Instagram, Facebook e TikTok, para promover as ofertas de Natal. Posts com contagem regressiva, vídeos mostrando produtos, e até transmissões ao vivo são eficazes para engajar o público”, destaca Bettoni. 

Segundo ela, também é importante lembrar que muitos consumidores ainda fazem compras logo após a data, seja para trocar presentes ou aproveitar saldos. Sendo assim, pensar em estratégias de remarketing pode ajudar a capturar esses clientes com ofertas adicionais.


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