Museu de Arte de Brasília celebra o aniversário da capital com programação especial e inicia nova edição do MAB Educativo
- Rodrigo Carvalho
- há 5 minutos
- 5 min de leitura

O Museu de Arte de Brasília (MAB) tem programação especial em comemoração ao 65º aniversário da capital. Como parte do programa MAB Educativo, que agora chega à sua 3ª edição, o museu oferece uma série de atividades gratuitas para todas as idades nos dias 19, 20 e 21 de abril. A proposta é celebrar Brasília como símbolo da arte viva, conectando seu traço modernista com experiências lúdicas e pedagógicas para o público. A programação contempla oficinas criativas, contações de histórias, teatro de luz e sombra e visitas mediadas ao ar livre. Para participar, não é necessário agendamento prévio, mas as atividades estão sujeitas à lotação.
No domingo e na segunda, será realizada a mediação especial “Linhas que Contam Histórias”, ao ar livre, promovendo uma caminhada entre o MAB, a Concha Acústica e a Orla do Lago. Os participantes terão acesso a lugares que não são abertos ao público, como os camarins da Concha Acústica. Após o passeio, todos serão convidados para aproveitar o gramado do MAB e realizar um piquenique coletivo. Os participantes devem levar algo para comer ou beber, além de se prepararem para o percurso a pé, levando garrafinha de água, protetor solar, boné ou sombrinha, garantindo, assim, mais conforto e proteção durante toda a atividade.
“O Museu de Arte de Brasília é parte viva da história da nossa cidade, e para celebrar mais um aniversário da capital, trazemos uma programação especial que conecta arte, arquitetura e criatividade”, destaca Isabela Formiga, coordenadora pedagógica do MAB Educativo.
3ª edição do MAB Educativo tem previsão de atender 5 mil estudantesO MAB Educativo se consolida como uma das principais ações de mediação cultural do Distrito Federal. Iniciando sua 3ª edição com o objetivo de promover a democratização do acesso à arte e ao patrimônio cultural do museu. O educativo tem a duração de 1 ano e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Realizado pela Mediato, a iniciativa promove experiências por meio de atividades pedagógicas que envolvem a mediação do acervo e das exposições temporárias do museu, além de oficinas e atendimento de grupos agendados e público espontâneo.
“A 2ª edição foi um verdadeiro sucesso, movimentamos intensamente este espaço cultural tão importante para Brasília. Na nova edição teremos novidades e também aprimoramos as atividades que já oferecemos, com expectativa de público total de mais de 13 mil pessoas”, comemora Isabela.
Os horários de agendamentos de escolas durante a semana estão disponíveis em 3 opções por dia (10h, 14h e 16h), são recebidos grupos de 20 e 40 pessoas. E por semana, o educativo tem capacidade para atender 320 estudantes. Ao longo de mais 1 ano, escolas terão acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma Conecta (https://conecta.mediato.art.br/). A previsão de atendimento é de cerca de 5 mil estudantes. A disponibilidade do transporte para escolas deve ser consultada.
Alcance da 2ª edição
Em 12 meses de mediações e práticas artísticas, foram atendidas no total 11 mil pessoas pelo programa MAB Educativo. Foram realizadas 292 visitas para 5.808 estudantes e professores. Além disso, foram atendidas 4.625 pessoas de público espontâneo nas exposições temporárias e no acervo do MAB. Somam ainda, 736 pessoas que participaram das oficinas e mediações em eventos temáticos oferecidos aos finais de semana. Foram recebidas 5 escolas rurais, 6 grupos de vulnerabilidade social, 5 grupos de idosos e 17 grupos de pessoas com deficiência. Também foram realizadas 8 visitas com intérprete de Libras.
Encontro com professores
No dia 17 de abril, às 19h, o MAB Educativo recebe educadores para participarem do Encontro com Professores, no Museu de Arte de Brasília. Os participantes farão uma visita guiada pela exposição Brasília Photo Show. Depois, serão apresentados os jogos pedagógicos que foram criados para essa galeria e ideias de atividades lúdicas para trabalhar o conteúdo artístico.
Oficinas para escolas no mês de abril
Durante a semana, educadores podem levar suas turmas para visitas mediadas ao acervo do MAB e às novas exposições. O programa também inclui oficinas de práticas artísticas relacionadas às linguagens das exposições temporárias. Escolas têm acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma Conecta https://conecta.mediato.art.br/. Vale lembrar que a experiência conta com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento e exemplares do material educativo impressos em braile. O local onde acontece o educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Oficinas para Escolas
Ensino fundamental 1 e 2 - Oficina de Desenho com Luz e Sombras
Ensino Médio - Oficina de Cianotipia
Programação Especial Aniversário de Brasília (19, 20 e 21 de abril)
Sábado (19/4)
10h30 - Contação de Histórias para bebês (Cores, Formas e Monumentos de Brasília) - a
partir de 18 meses a 3 anos (10 vagas)
15h - Mediação Olhar Fotográfico no MAB: Brasília e a Arquitetura Modernista - Visita com intérprete de LIBRAS
16h30 - Oficina de Arte Abstrata a partir das obras de Galeno e Athos Bulcão - a partir de 4 anos (10 vagas)
Domingo e Segunda (20 e 21/4)
10h30 - Teatro de Luz e Sombra para crianças (Histórias de Brasília) - a partir de 3 anos (10 vagas)
14h30 - Mediação Linhas que contam Histórias (MAB + Concha Acústica + Orla do Lago) Homenagem ao aniversário de Brasília
16h30 - Oficina Brasília em Maquetes - jovens e adultos a partir de 8 anos (12 vagas)
Sobre o MAB
O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.
Sobre a Mediato
Mediato é uma empresa comprometida em colaborar com a difusão da produção artística, com a valorização dos bens culturais e a formação de novos públicos para a arte. Desde 2010 tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 80 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a Mediato também contribui com a economia criativa local, por meio do Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato quer cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.
Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)
(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)
Agendamento para escolas: https://conecta.mediato.art.br/
Oficinas: não é necessária inscrição
Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h
Informações: @mediato.art
Acesso: gratuito
Comments