top of page

MUB3 promove 1ª Semana de Inclusão com lançamento de material de Comunicação Aumentativa Alternativa


De 23 a 27 de setembro de 2024, o Museu da bolsa do Brasil realizará sua 1ª Semana de Inclusão MUB3, destacando seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão. Durante a semana, a instituição oferecerá uma série de atividades voltadas para a integração de públicos diversos, incluindo o lançamento de um material educativo acessível, desenvolvido com base na Comunicação Aumentativa Alternativa e na Linguagem Simples.

A programação inicia-se no dia 23 de setembro, segunda-feira, das 13h30 às 17h, com a atividade “O multissensorial em mediações acessíveis”, parte integrante do Programa de Formação – Curadorias Pedagógicas do Núcleo Educativo. Conduzido por Karen Montija, educadora e diretora da empresa Aka Projetos Culturais, o evento será o primeiro de dois encontros voltados para explorar as interseções entre mediação cultural, práticas pedagógicas e acessibilidades.

Com foco na multissensorialidade e acessibilidade estética, o encontro visa proporcionar trocas de experiências e reflexões sobre a criação de propostas que permitam a todos, independentemente de suas habilidades, vivenciar o ambiente artístico e cultural de forma significativa. A parte teórica do encontro será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do MUB3.Nos dias 25, 26 e 28 de setembro, das 14h às 15h30, serão realizadas visitas mediadas com o título “Diálogos”. Essa atividade promoverá conversas temáticas entre os educadores do MUB3 e os participantes, explorando a exposição de longa duração com um enfoque especial em recursos de acessibilidade. As visitas têm como objetivo proporcionar uma experiência inclusiva e enriquecedora, utilizando múltiplas linguagens e abordagens para garantir a melhor fruição dos conteúdos para todos.Além disso, no dia 26 de setembro, ocorrerá a Roda de Conversa "Alternativas para uma comunicação mais acessível", com Eduardo Cardoso, especialista em acessibilidade para a comunicação. Durante o evento, o MUB3 lançará seu material educativo acessível que foi criado para facilitar a compreensão dos conceitos relacionados ao mercado financeiro e de capitais, especialmente para pessoas com necessidades complexas de comunicação. A distribuição gratuita do material é parte da estratégia do Museu para garantir que todos possam acessar e entender os conteúdos apresentados.A 1ª Semana de Inclusão MUB3 coincide com a 18ª Primavera de Museus, cujo tema em 2024 é "Museus, Acessibilidade e Inclusão", e também com as celebrações do Setembro Verde, mês dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O evento também reflete o compromisso contínuo do Museu com a democratização do conhecimento e a promoção de uma cultura mais inclusiva e acessível para todos.

 

SERVIÇO:

O multissensorial em mediações acessíveis | Encontro com Karen Montija

23 de setembro, segunda-feira, das 13h30 às 17h

Inscrições aqui. | Vagas limitadas

Público: Instituições culturais e museais; educadores; pesquisadores no campo da cultura, educação e acessibilidade; professores do ensino básico e superior.

Atividade com certificado.

 

Visita mediada Diálogos | MUB3 e Acessibilidades

24, 25 e 26 de setembro, terça, quarta e quinta-feira, das 14h às 15h30

Inscrições aqui. | Vagas limitadas

Público: Pessoas com deficiência; educadores e outros profissionais de instituições culturais e museais; pesquisadores no campo da cultura, educação e acessibilidade; professores do ensino básico e superior.

 

Roda de Conversa "Alternativas para uma comunicação mais acessível", com Eduardo Cardoso

26 de setembro, quinta-feira, das 10h às 11h30

Inscrições aqui. | Vagas limitadas

Público: Pessoas com deficiência; educadores e outros profissionais de instituições culturais e museais; pesquisadores no campo da cultura, educação e acessibilidade; professores do ensino básico e superior.

A roda de conversa acontecerá no Edifício JB – Prédio das Moedas - Rua João Brícola, 59 – Centro Histórico de SP.

 

Sobre Karen Montija

Diretora da empresa Aka Projetos Culturais, é Mestra em Acessibilidade Estética pela ECA (USP), Artista Visual pelo IA (UNESP) e Fotógrafa pelo Senac. É educadora há 15 anos e, desde 2013, trabalha como coordenadora de equipes educativas, construindo propostas pedagógicas multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, em instituições como o CCBB, SESC, Museu do Amanhã, Museu Judaico e o MUB3.

 

Sobre Eduardo Cardoso

Parceiro e consultor no desenvolvimento do material acessível em Comunicação Aumentativa Alternativa do MUB3, Eduardo Cardoso é professor de design, audiodescritor, pesquisador e formador na área comunicação acessível, audiodescrição e linguagem simples. Reúne experiência na área de acessibilidade em museus e livros multiformato, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS, com diversas especializações nas áreas de Design, Tecnologia computacional e acessibilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde é Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design, Professor Adjunto do Departamento de Design e Expressão Gráfica nos Cursos de Graduação em Design e coordena o Grupo de Pesquisa COM Acesso - Comunicação Acessível.

 

Sobre MUB3

O Museu da bolsa do Brasil – MUB3 nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam. O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil.

 

MUB3 – Museu da bolsa do Brasil

Visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada até às 16h.

Rua XV de Novembro, 275 – Centro Histórico de São Paulo | Próximo à estação São Bento (290m).Entrada gratuita todos os dias.

Comments


bottom of page