Mostra Brasília: Tesouro Natterer, documentário que concorre ao Oscar 2025, será exibido dia 6/12, com entrada gratuita
Na noite de 27/11, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o Projeto de Lei nº 611/2023, que inclui os Festejos do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro no Calendário Oficial do DF. A proposição, de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), representa um importante marco na preservação e manutenção da moderna tradição do grupo, reconhecendo as três celebrações que acontecem anualmente: Festa de Abrição, Fuazeiro e Festa Alada.
A boa notícia não para por aí, apenas dois dias depois, em 29/11, Mestre Tico Magalhães recebeu, oficialmente, o Título de Cidadão Honorário de Brasília, pela importância de seu legado cultural e artístico para o DF. A honraria foi concedida no Plenário da CLDF, por iniciativa do deputado distrital Gabriel Magno (PT).
“É com grande felicidade que hoje me torno Brasiliense, já sinto no corpo o poder medicamentoso dessa transformação e na alma o efeito dessa magia. Já sinto mais forte a força fantástica dos sonhos, já sinto mais forte o acreditar na utopia”, destacou Mestre Tico ao receber o Título.
Após apreciação e aprovação dos deputados distritais, o Projeto de Lei que inclui os Festejos do grupo no Calendário Oficial do DF segue para sanção do GDF.A moderna tradição
O grupo reúne o teatro, o terreiro, o picadeiro, a música e a dança, oferecendo ao DF uma moderna tradição, manifestação artística que retrata o Cerrado com muita ancestralidade.“As festividades do Seu Estrelo têm público estimado em mais de 3 mil pessoas, colocando a capital num amplo e significativo cenário cultural. Além disso, essas festas populares não possuem nenhuma aspiração mercadológica. É muito importante reconhecer e valorizar expressões culturais como essa que fazem parte da história da nossa cidade e agregam positivamente na sociedade”, explicou Fábio Felix.
Para o Mestre, as atuais conquistas e reconhecimentos do grupo enquanto tradição cultural do DF evidenciam a força da cultura popular.
“Em 2024, Seu Estrelo fez 20 anos de tradição. São 20 anos de muita luta e resistência, mas que vem com o registro de nossa brincadeira como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal. E agora, as três festas do grupo se tornam parte do Calendário Oficial do DF. Como Mestre do grupo, recebi também o Título de Cidadão Honorário de Brasília, título que na verdade é de um coletivo. Eu acho que todo o reconhecimento que Seu Estrelo alcançou este ano mostra a importância da cultura popular e sua força de resistência, de reinvenção, de criação e de transformação. A possibilidade de, através dela, pensar em outra cidade e em novos caminhos para a humanidade”, complementa.
Conheça os tradicionais festejos
Festa de Abrição
A Festa de Abrição, a primeira festa do ano, acontece em abril, em homenagem à filha da mata, mãe de Seu Estrelo, conhecida como Sinhá Sereia Laiá. Essa figura está ligada à força das águas. É com as águas de Laiá que o terreiro do grupo é lavado para começar todas as atividades do ano: oficinas, trabalhos, projetos, rodas e os tradicionais festejos. Lavar a energia do ano anterior e renová-la para um novo fazer e firmar.
Festa Fuazeiro
No mês de junho, acontece a festa Fuazeiro, em homenagem a Seu Estrelo, quando se realizam oferendas para essa figura, o filho de Sinhá Laiá. O festejo também comemora o surgimento do próprio grupo, que nasceu no dia 15/06/2004. Seu Estrelo nasce sob o céu estrelado do Cerrado, num mês de céu limpo, no qual é possível observar com máxima visibilidade as estrelas.
Festa Alada
Em setembro, mês em que se celebra nacionalmente o Cerrado, é realizada a Festa Alada, em homenagem ao Calango Voador. Nesse festejo, além de celebrar essa sagrada figura da moderna Mitologia do Fuá, o cerrado, a sua secura e o poder de transformação gerado através desse potente bioma também são comemorados.
Mais sobre o trabalho do grupo pode ser conferido no site centrodeinvencao.com e no perfil do instagram @seuestrelo.
Comments