MinC e Funarte lançam Circuito Pixinguinha com Alaíde Costa, em Brasília
O Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) anunciam o retorno do Circuito Pixinguinha. Em novo formato, o projeto, que teve sua última edição realizada em 2017, irá criar circuitos de difusão da música brasileira por todo o país. O lançamento do Circuito será realizado no dia 31 de outubro, às 20h, em Brasília, no Eixo Ibero-Americano (antigo Teatro Plínio Marcos), com a apresentação da cantora Alaíde Costa e a performance da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob a regência do maestro convidado Joaquim França. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no Sympla.
O evento contará com a presença da presidenta da Funarte, Maria Marighella; da diretora de Música da Funarte, Eulícia Esteves; do secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes; e do idealizador do show, Gustavo Vasconcellos.
“O Circuito Pixinguinha está de volta, e reconhecer a importância dessa iniciativa, que nasceu em 1977 e marcou o imaginário de todo um país, é de um valor imenso para nós e para uma instituição como a Funarte, prestes a completar 50 anos de memória das artes brasileiras." afirma Maria Marighella, presidenta da Funarte.
"O Pixinguinha atravessou a história de muitos e muitas artistas do Brasil. Uma dessas artistas é Alaíde Costa, mestra das artes brasileiras, que participou da primeira edição do projeto, ao lado de Copinha e Turíbio Santos. Hoje, ao lançar o Circuito Pixinguinha, atualizado e em novo formato, afirmamos seu contorno de política pública e sua potência de promover encontros nessa imensa rede das artes. E com muita honra, reabrimos esse caminho com ela, Alaíde Costa, que nos retoma uma história e aponta para o futuro junto a outras tantas artistas por todo o país. Um momento histórico”, destaca.
O Circuito Pixinguinha, dedicado à música brasileira, faz parte do Funarte Rede das Artes - programa de difusão nacional composto por cinco editais: Carequinha, para o circo, Klauss Vianna, para a dança, Marcantonio Vilaça, para as artes visuais, Myriam Muniz, para o teatro, além do Pixinguinha.
Em novo formato, o Circuito Pixinguinha é formado por 44 projetos que percorrerão todas as regiões do país, realizando circuitos, criando conexões e ressaltando a força da música brasileira. Entre os projetos, estão variados gêneros, estilos e linguagens musicais. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, cada iniciativa contribuirá para a valorização das cenas e talentos locais. O Circuito Pixinguinha festeja a diversidade musical do Brasil e reconhece cada projeto como importante elo da rede das artes.
Alaíde Costa e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Em plena atividade, aos 88 anos, a cantora selecionou o repertório que apresentará acompanhada da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que comemora 45 anos em 2024, num encontro do cancioneiro brasileiro com a música erudita. “Amo cantar com orquestra porque comecei minha vida musical assim. O repertório que vou apresentar me deixa mais feliz ainda e, principalmente, porque ainda não cantei com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro”, revela a artista.
Pela primeira vez, Alaíde irá se apresentar com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, fundada em março de 1979 pelo maestro Claudio Santoro. Prestes a completar 45 anos de existência, a orquestra já realizou milhares de concertos, temporadas de ópera e ballet, acompanhou artistas nacionais e internacionais, participou de gravações, turnês nacionais e internacionais. Atualmente, é dirigida pelo maestro Claudio Cohen. “Com certeza será um espetáculo feito de momentos especiais e de grandes emoções, principalmente pelo fato de que estaremos diante de uma das maiores intérpretes da música brasileira, sendo acompanhada por uma das principais orquestras do Brasil”, declara o maestro.
Serviço
Lançamento Circuito Pixinguinha com apresentação de Alaíde Costa e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Data: Dia 31 de outubro, às 20h
Local: Eixo Ibero-Americano (antigo Teatro Plínio Marcos)
Entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo Sympla
Posts Relacionados
Ver tudoA Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, realiza no dia 25 de novembro, o 6º...
Na próxima quarta-feira, 30 de outubro, o Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE de Brasília celebrará a educação e a memória de Paulo...
Show que celebra a trajetória do artista e que deu origem a seu álbum mais recente, “ Paulo Miklos ao Vivo ” está no 25º Cena...
Commentaires