top of page

"Meu Amigo Pinguim": um filme que se passa no Brasil, é falado em inglês, tem um protagonista francês e um pinguim argentino

Hoje fui assistir "Meu Amigo Pinguim", um filme baseado em uma bonita história real de amizade, vivida aqui no Brasil, mais precisamente, na Ilha Grande, Angra dos Reis. Um dia, um pinguim foi fazer sua migração, saindo da Patagônia (Argentina) e no caminho ficou muito sujo de óleo, sendo impossibilitado de seguir seu destino. Um pescador (Jean Reno) o achou e cuidou dele até ele ficar bom de novo. Daí, o pinguim criou um vínculo de amizade com o pescador e então passava uma temporada na casa do pescador e depois ia embora, sempre voltando de novo em outra estação.


A história ganhou uma repercussão mundial, pois esse comportamento não é comum dos pinguins. Foi aí que o cineasta catarinense David Schurmann decidiu transformar essa história em filme. O mais curioso foi a escalação do elenco para o filme, que traz o francês Jean Reno na pele de João, um pai e pescador que tem que lidar com um grande trauma familiar.


É importante ressaltar que o filme é claramente feito para o público norte-americano, já que é todo falado em inglês, mesmo a história se passando no Brasil. E aí algo engraçado que achei enquanto assistia ao filme. Todos falam inglês e algumas palavrinhas como "mamãe" (mommy) e "papai" (papa), por ter um som familiar com as palavras em inglês, são pronunciadas em português mesmo. O duro é ver os atores norte-americanos falarem "João" com uma entonação diferente da nossa. Ainda bem que o elenco é composto por atores e atrizes brasileiros que falam inglês no filme também, dando um ar mais "abrasileirado" ao filme. E acredito que a maioria do público no Brasil assistirá ao filme dublado, então não vão sentir esse incômodo.


Voltando ao filme, o pinguim sempre ia visitar João e chamou a atenção de pesquisadores e imprensa de todos os cantos do mundo. Um dia, o pinguim, que ganhou o nome de "Dindim", não volta e João fica preocupado. Ele vai atrás do seu amigo, pois carrega uma certa culpa na sua vida. Claro que no fim, tudo dá certo. João acha Dindim e eles voltam a rotina de visitas durante 8 anos. No mais, "Meu Amigo Pinguim" é um filme leve, bonito e agradável de se assistir.


Nota: 👍👍👍👎👎

Comments


bottom of page