top of page

Metodologias ativas transformam a sala de aula


As novas tecnologias aliadas a metodologias ativas estão, cada vez mais, impactando o ensino ao colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Em vez de um modelo tradicional, no qual o professor é o único detentor do conhecimento, essas abordagens estimulam os estudantes a desenvolverem habilidades essenciais para a vida e o mercado de trabalho, como resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. Além disso, promovem maior engajamento, motivação e autonomia, preparando os alunos para um mundo em constante transformação.

Na Hayek Global College, faculdade internacional com sede em Brasília, essas metodologias são um pilar essencial do ensino, especialmente no American College, graduação com duplo diploma Brasil-EUA. Nesse programa, os alunos cursam dois anos no Brasil e depois seguem para estudar dois nos Estados Unidos, em universidades parceiras. Durante a fase brasileira, as aulas são ministradas integralmente em inglês por uma equipe internacional de professores, proporcionando uma imersão cultural única.

Para tornar a experiência ainda mais engajadora, a instituição adota metodologias como gamification, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em equipes. “Enquanto a aprendizagem baseada em projetos incentiva os alunos a analisarem situações do mundo real e desenvolver as suas habilidades na prática, a aprendizagem baseada em equipes incentiva os alunos a experienciar o mundo corporativo, ao trabalho em conjunto, questionar suas perspectivas e solucionar os problemas propostos em equipe. Esses métodos permitem ao estudante construir competências sensíveis e aplicáveis a desafios reais, tornando-o mais preparado para o mercado e liderança”, explica Hannah Hämer, diretora acadêmica da Hayek Global College.

Outro diferencial da instituição é a adoção do modelo Collaborative Online International Learning (COIL), que conecta estudantes a professores e colegas de universidades ao redor do mundo. Essa ferramenta eleva a aprendizagem baseada em problemas a outro patamar, ampliando as oportunidades de networking internacional e fortalecendo a compreensão cultural dos alunos.

Para tornar essas interações ainda mais imersivas, a Hayek desenvolveu o Haybot, uma tecnologia inovadora que permite a participação de professores de qualquer lugar do mundo em tempo real. “Não encontramos no mercado uma solução que atendesse às nossas necessidades, então decidimos criar a nossa própria. O Haybot conta com uma câmera de 180 graus, monitor ajustável e som surround, garantindo uma experiência de aprendizado envolvente”, destaca Edson Agatti, diretor executivo da Hayek Global College.

O estudante João Manoel Carvalho vivenciou a experiência. “A instituição promove diversas ferramentas dinâmicas para facilitar o ensino. Além de reduzir barreiras geográficas, o Haybot promove um aprendizado mais rico, permitindo que os alunos vivenciem uma sala de aula multicultural e interativa”, compartilha João. 


تعليقات


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page