Marketing digital B2B em 2025: negócio, execução e inovação integrados geram o desafio
* Por Mário Soma, CEO e Head B2B da Pólvora Comunicação
O marketing digital no B2B “subiu a régua” em 2024. O que antes era considerado quase suficiente (pensar em campanhas e gerar leads), hoje não funciona como antes. As empresas enfrentam um dilema mais complexo: como educar o mercado e criar um diferencial competitivo real quando a comunicação digital virou commodity?
As tendências para 2025 no marketing digital não são muito diferentes se comparadas com as do ano passado, a não ser pela Inteligência Artificial (IA), que deve acelerar uma série de mudanças em termos de produtividade.
Mesmo assim, dá para continuar apostando que tudo começa na base: o negócio. Poucas empresas conseguem conectar comunicação e marketing às estratégias que realmente impulsionam o crescimento. É aqui que muitas falham.
Nos diagnósticos que tenho participado, os padrões de erros são claros:
Excesso de foco em conteúdos e canais digitais, sem estratégia definida.
Indicadores Chave de Performance (KPIs) que não se sustentam.
Muito investimento em mídia paga, mas quase nada em dados sobre o Perfil Ideal de Cliente (ICP ) e inteligência de mercado.
Marketing e Comercial trabalhando sem integração, duplicando esforços, com mensagens e visões diferentes.
Gestão de Relacionamento com Cliente (CRM) mal gerido, com dados ruins que resultam em insights distorcidos.
Assessoria de imprensa (PR) subutilizada na estratégia digital.
Branding colocado em segundo plano.
Segundo a pesquisa “O Estado do Marketing no Brasil”, conduzida pelo Hubspot, a aproximação dos times de diversas especialidades é vital para o crescimento, sendo que 59% dos profissionais entrevistados concordam que trabalhar em equipe para aumentar a qualidade dos dados é fundamental na caminhada rumo à uma compreensão sólida do cliente.
Por isso, uma possível solução é a prática do marketing ambidestro que equilibra execução eficiente com exploração inovadora:
A execução eficiente garante o funcionamento diário: Campanhas regulares, anúncios pagos e conteúdos evergreen. Aqui o Retorno Sobre o Investimento (ROI) tende a dar sinais de vida.
A exploração criativa abre espaço para novas ideias, como Account Based Marketing (ABM) personalizado e IA para nutrir leads: É o que constroi a diferenciação a longo prazo.
Dessa forma, alcançar o sucesso exige:
Alinhar ainda mais a área de marketing com a área de negócios: Estratégias de comunicação são ferramentas, não o fim em si mesmas.
Investir nos dois lados: Execução sem inovação é previsível; inovação sem execução é insustentável.
Questionar sempre: Quando foi a última vez que sua equipe propôs algo disruptivo?
Testar, ajustar e aprender: É na consistência que surgem os resultados.
Comunicação no B2B não é custo, é investimento. Gera melhores resultados quando alinhada ao negócio e guiada por uma estratégia ambidestra.
E você? Está explorando novas possibilidades enquanto domina a execução ou preso a táticas que já não entregam resultados? O futuro pertence a quem une maestria e ousadia, com foco no que realmente importa: o negócio.
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