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Marcas próprias: por que estão ganhando notoriedade no mercado?


Nos últimos anos, os lançamentos de marcas próprias têm ganhado grande relevância no mercado, transformando-se em uma tendência promissora para a indústria de alimentos. Segundo pesquisa da Nielsen, empresa referência em medição, dados e análises de audiência, as vendas de marcas próprias cresceram 12% em 2023 e os produtos já estão presentes em 34% das casas brasileiras. 

Junto a isso, dados da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) indicam uma presença considerável em produtos farmacêuticos, uma vez que as cinco principais redes farmacêuticas do país cresceram o faturamento em 59% com marcas próprias nos últimos doze meses encerrados em julho, o que representa um número acima da média do setor que é de 36%. 

Quando se trata do valor final, ainda segundo a Abmapro, o cliente consegue comprar até 120% mais, pagando 30% menos, impulsionando a busca dos consumidores por produtos de qualidade e preços mais acessíveis. Este fator, de acordo com Francisco Neves, diretor geral da Pronutrition, indústria que desenvolve suplementos, alimentos e bebidas saudáveis e inovadores para diversos segmentos, é o ponto crucial para o aumento de marcas próprias no mercado. 

“Essa mudança de comportamento reflete um cenário em que a inflação e a instabilidade econômica têm levado os consumidores a reconsiderarem suas escolhas de compra, optando por alternativas que aliam qualidade e economia, ao mesmo tempo em que tornam-se cada vez mais informados e exigentes. As marcas próprias, que antes eram associadas a produtos de menor qualidade, hoje são sinônimos de inovação, segurança e excelente relação custo-benefício”, afirma Neves. 

Redes como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA), conforme o diretor, são fortes exemplos de marcas que lançaram produtos personalizados e viram suas vendas totais dobrarem desde 2018 - atacarejos, inclusive, cresceram 5 vezes no Brasil de 2013 a 2023. Além disso, a rede de farmácias Raia Drogasil também ganha destaque no segmento saúde; a marca própria Needs representa 80% do faturamento de R$ 1,2 bilhão da rede. 

E os desafios? 

Em relação aos desafios no momento de criar e lançar uma marca própria no mercado, Neves ressalta que envolve uma série de fatores complexos e que merecem atenção. Um dos principais é a construção de uma identidade de marca forte, capaz de se diferenciar num mercado competitivo. Ainda, garantir consistência dos produtos é fundamental, já que qualquer falha pode prejudicar a reputação e afastar os clientes. 

Conquistar a confiança dos consumidores, especialmente quando estão habituados a marcas já estabelecidas, também requer planejamento e estratégias eficazes para sua concretização, assim como encontrar o equilíbrio entre competitividade no preço e a manutenção de um padrão elevado de qualidade para atrair clientes sem comprometer a rentabilidade, bem como um profundo conhecimento do mercado e do público-alvo. 

“Diante de todo esse crescimento, vemos que as marcas próprias estão, de fato, conseguindo se adaptar às novas realidades e exigências dos consumidores, mas não significa que o cuidado no planejamento antes, durante e depois do lançamento não seja importante. Instruções bem definidas são a base para assegurar que o produto final esteja alinhado à missão da marca, e, sem dúvidas, ainda há muito para crescer no mercado”, finaliza o diretor.

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