Leão domina o mercado de chás na região Centro-Oeste e cresce acima da média
A Leão é líder absoluta do segmento de bebidas por infusão e cresce acima da categoria no Brasil com inovações em produtos saudáveis, funcionais, versáteis e democráticos para o consumo. Dados exclusivos da Nielsen revelam que, enquanto o setor de chás fechou 2023 com um faturamento de 1,1 bilhão de reais, com crescimento de 4,7% em comparação a 2022, a Leão obteve um desempenho ainda mais robusto, com uma expansão de 7,9%.
No acumulado de 2024, o cenário Brasil da categoria segue promissor, com desempenho positivo e captura de valor, segundo dados Nielsen, evidenciando que a categoria tem ganhado relevância, ocasião de consumo e versatilidade para os brasileiros. Para os que acreditavam que chá era uma bebida apenas para dias frios, a Leão tem liderado o movimento de educação, diversificação e democratização da categoria junto aos consumidores, resultado da iniciativa e propósito da marca em prover bebidas práticas, saudáveis, alinhadas à rotina e necessidade dos brasileiros, tudo isso através de pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias.
Este comportamento de consumo na categoria de chás para infusão, tem apresentado reflexo direto e positivo na performance da categoria na região, tendo como destaque o segmento de Frutas & Flores que cresceu mais de 23% no cenário Total Brasil e na região Centro-Oeste mais de 18%.
Fortalecendo sua presença nos mercados, a empresa não se limita apenas às gôndolas, mas também tem diversificado sua distribuição, incluindo farmácias, lojas de conveniência, e canais de e-commerce, assim como aplicativos de entrega para sua linha de chás secos. Com isso, a Leão encerrou o ano passado com 51,8% de participação de mercado em valor, refletindo um aumento de 1,6 ponto percentual em relação a 2022, além de 66,9% de participação em volume, com uma expansão de 1,2 ponto percentual.
Esse estudo também indica uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com uma crescente tendência no consumo de chás em sachês. Em 2023, essas embalagens representaram impressionantes 82% do valor total movimentado pelo consumidor no segmento.
“Estamos observando um crescente interesse dos consumidores por bebidas naturais e saudáveis. Os resultados que estamos alcançando são reflexo do nosso compromisso inabalável com a inovação, que nos permite ampliar continuamente a variedade de sabores. O chá da Leão se destaca como uma opção atrativa e versátil, adequada para diferentes momentos do dia — seja quente ou gelado — e acessível a todas as idades e gostos”, destaca Fabio Moreno, Head Comercial da Leão.
A Leão continua a investir em inovação e na expansão de sua linha de produtos, reafirmando seu compromisso em atender às novas demandas do mercado e conquistando a preferência dos consumidores em todo o Brasil.
Com cerca de 200 mil pontos de venda em todo o Brasil, entre mercados, farmácias e canais de e-commerce, a Leão impulsiona o setor de chás, com foco em saudabilidade, funcionalidade, versatilidade e democratização de consumo.
Inovações mercadológicas
Em maio de 2024, a Leão lançou sua primeira linha de mixologia. São dois sabores: Morango & Hortelã e Pêssego. A nova linha foi pensada com o objetivo de ampliar a versatilidade de consumo de chás, agora com infusões em drinks não alcoólicos e alcoólicos. Os produtos foram concebidos para serem consumidos em coquetéis com gin, vinho espumante, vodka, uísque ou outra opção que consumidor preferir.
Em 2023, a empresa lançou a linha para autocuidado feminino, com quatro infusões específicas para as diferentes fases da vida da mulher: Xô TPM, Ciclo Suave, Mamãe Serena e Cheguei Menopausa. Um diferencial importante do produto é o preço sugerido de R$ 11,99 reais por embalagem, valor menor que a metade da média cobrada por produtos similares voltados ao público feminino no mercado brasileiro, que giram em torno de R$ 30,00.
Já em 2022, foi lançada a linha com adição de vitaminas. São três sabores para infusão em água quente: Laranja & Cenoura, fonte de vitamina C, que promove benefícios para imunidade e saúde ocular; Açaí e Guaraná, fonte de vitamina B, que proporciona foco e energia; e Mel, Gengibre e Cúrcuma, rico em vitaminas C, D e Zinco, que contribui com imunidade e oferece benefícios para a pele.
Um ano antes, em 2021, a linha Leãozinho surgiu como uma alternativa de bebida saudável ao público infantil, com infusões naturais e saborosas, sem adição de açúcar, nem cafeína, nem sódio. Em 2020, foram os Funcionais, com um chá para cada momento do dia – Reequilibra, Relaxa, Recarrega e Reanima; e em 2019 os já consagrados chás para preparo em água gelada.
Sobre a Leão
A Leão é uma empresa do Sistema Coca-Cola no Brasil com mais de 120 anos de experiência no mercado brasileiro, responsável pela produção de bebidas saudáveis representadas pelas marcas Leão e Matte Leão, líderes da categoria de chás seco para infusão, referências de mercado e sinônimo de qualidade, tradição e inovação.
Comments