Jovens de projeto social vivem experiência inédita com carro de corrida da Porsche Cup, em Interlagos (SP)

Um grupo de jovens do projeto social Tênis para Todos, em Campinas, no interior paulista, vivenciaram uma experiência inédita ao conhecerem pela primeira vez o universo do automobilismo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A convite do laboratório farmacêutico EMS e de Léo Sanchez, piloto da EMS Racing, os jovens de baixa renda – que jamais haviam pisado em uma pista de corrida – acompanharam de perto os bastidores e preparativos da nona e última rodada do Porsche Carrera Cup Endurance.
Arthur Feitosa, Gabriel Rodrigues de Souza e Nicolas Félix Bento, com idades entre 12 e 14 anos e acompanhados do idealizador do projeto e professor Júnior Martins Viana, participaram na última quinta-feira (14), de uma visita guiada ao paddock e ao box do piloto, além de escutarem de perto o ronco das máquinas que percorriam o circuito com testes de velocidade nas pistas.
Recebidos calorosamente por Léo Sanchez e sua equipe de mecânicos, os jovens puderam explorar cada detalhe do carro e receberam uma aula divertida sobre o funcionamento dos carros. Além de conhecerem os equipamentos de alta performance, os quatro aproveitaram para entrar no carro e pisar fundo no acelerador. O momento especial foi registrado com fotos ao lado do piloto, tornando a experiência inesquecível.
Para Arthur Feitosa, foi uma experiência única. “Fiquei muito feliz, não sabia que o ronco do motor era tão alto”, confessou. Nicolas Félix Bento, o mais jovem do grupo, ficou deslumbrado e afirmou que é muito diferente da televisão. “Deu vontade de correr na pista, é bem melhor ao vivo”, afirmou. Já o colega dele, Gabriel Rodrigues de Souza, disse que jamais imaginou que fosse daquele jeito. “Foi muito bom conhecer o piloto e entrar no carro”, acrescentou.
Duas grandes emoções
O momento mais aguardado e repleto de entusiasmo do evento aconteceu com o professor Martins Viana, que aceitou o desafio de Léo Sanchez. A bordo do carro #15 da EMS Racing, o piloto e seu convidado surpreenderam o grupo com voltas rápidas de apresentação, elevando a adrenalina e empolgando todos os presentes.
"Posso dizer que experimentei duas emoções: a primeira foi assustadora, de medo, e a segunda, uma sensação incrível. Não há nada comparado a isso; já andei de montanha-russa, mas isso é diferente. Eu venho de um bairro de periferia e jamais sonhei com um carro desses, parecia algo fora da realidade. Ter ainda a oportunidade de estar no autódromo de Interlagos e andar nessa máquina (Porsche) foi maravilhoso. Quero agradecer pela oportunidade que Léo Sanchez deu a mim e aos meninos", contou aos risos Viana.
Para Léo Sanchez foi um prazer e felicidade receber o grupo. “É muito gratificante proporcionar essa vivência para quem é entusiasta e acompanha o automobilismo e poder dar umas voltas comigo no carro. Todos estão convidados a retornar”, afirmou o piloto.
Patrocinadora do piloto e mantenedora do Tênis para Todos, a EMS busca enriquecer a experiência esportiva e educativa dessas crianças, valorizando-os pelo comprometimento, dedicação nas aulas e bom desempenho escolar. Para Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, a empresa reafirma o compromisso de proporcionar experiências enriquecedoras e motivadoras, incentivando jovens a sonhar e alcançar novos patamares dentro e fora das quadras e pistas. “Trazê-los para um cenário de alta performance e emoção, como o das corridas, endossa nosso comprometimento com a promoção da saúde e acesso ao esporte, por diferentes caminhos, oferecendo oportunidades que ampliem horizontes e inspirem futuros", destaca.
Projeto Tênis para Todos
O projeto "Tênis para Todos" é uma iniciativa da EMS, lançada em 2017, que oferece aulas semanais gratuitas de tênis a meninos e meninas de 7 a 16 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino em Hortolândia e Campinas, interior de São Paulo. A iniciativa atende cerca de 200 crianças e adolescentes, buscando promover valores como disciplina, responsabilidade e a construção de novas perspectivas de vida por meio do esporte.
Idealizado por Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, controlador da EMS, e seu professor de tênis, Júnior Martins Viana, “o projeto desperta o gosto pela prática esportiva e oferece, a crianças e jovens de baixa renda, uma alternativa educativa às ruas da periferia”, garante Viana.
As aulas ocorrem em Hortolândia (SP), de terça-feira a quinta-feira, das 8h às 10h e das 15h às 17hs. Na unidade de Campinas, acontece às quartas-feiras, das 9h às 10:30h e das 14h às 15h30.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 18 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 60 anos de história e 6,7 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.
Comentários