top of page

Japan House São Paulo traz arquiteto japonês Shigeru Ban ao Brasil



Japan House São Paulo traz arquiteto japonês Shigeru Ban ao Brasil


São Paulo, abril de 2025 – Especialmente no dia 2 de maio, às 15h, o arquiteto japonês vencedor do prêmio Pritzker 2014, Shigeru Ban estará em São Paulo para uma palestra exclusiva na Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, dentro da programação paralela da exposição “Princípios japoneses: design e recursos”, em cartaz na instituição nipônica. Na ocasião, um dos mais importantes do universo da arquitetura fala sobre sua carreira, focando na importância dos impactos sociais e ambientais de seus projetos. A participação presencial é gratuita e a inscrição prévia deve ser realizada pela plataforma Hoppin. A palestra contará com tradução simultânea Inglês-português e Libras.

Durante sua passagem pelo Brasil a convite da Japan House São Paulo, Shigeru também realiza uma atividade em Brasília, no Distrito Federal, promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão-JICA, a Universidade de Brasília e a JHSP com apoio Embaixada do Japão no Brasil.

Atualmente, dois de seus trabalhos estão em exibição na exposição “Princípios Japoneses: Design e Recursos”, com curadoria da Diretora Cultural da Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen, no térreo da instituição: a Paper Log House e o CARTA Bench, ambos feitos majoritariamente de tubos de papelão e madeira, materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados, muitos deles inclusive descartados pela indústria. Os projetos são pensados para priorizar execuções simples, podendo ser construídos de forma colaborativa para servirem como habitação temporária em situações emergenciais, como no caso de desastres naturais. A exposição “Princípios Japoneses: Design e Recursos” teve seu término prorrogado por mais um mês, até o dia 8 de junho.

 

Sobre Shigeru Ban 

Nasceu em 1975, em Tóquio. Estudou arquitetura na Cooper Union, em Nova Iorque e estabeleceu escritórios em Tóquio, Paris e Nova Iorque. É conhecido por sua arquitetura com o uso de tubos de papelão e estruturas inovadoras de madeira. Entre as suas principais obras estão: Centro Pompidou-Metz (2010), Catedral de Papelão (2013), Museu de Arte da Prefeitura de Oita (2014), La Seine Musicale (2017), Centro do Patrimônio Mundial do Monte Fuji na província de Shizuoka (2017), SIMOSE (2023), Museu da Cidade de Toyota (2024), entre outras. Fundou a Voluntary Architects’Network (VAN), uma organização não governamental em 1995. Reconhecido por suas numerosas contribuições para as vítimas de desastres em todo o mundo, foi laureado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura (2014), o Prêmio Madre Teresa de Justiça Social (2017), o Prêmio Princesa das Astúrias da Concórdia (2022) e Prêmio Praemium Imperiale de Arquitetura (2024). Atualmente, é professor especial convidado do Instituto de Tecnologia Shibaura.

 

Serviço: Palestra com Shigeru Ban

Quando: 2 de maio, às 15h Local: Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52 - São Paulo/SP) Participação presencial gratuita mediante inscrição prévia pelo Hoppin. Vagas limitadas

Exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”

Período: de 25 de março a 8 de junho de 2025 

Local: Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52 - São Paulo/SP) 

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 


Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 48 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 4 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações. 


Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo 


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page