Instituto Incluir promove terceira edição do curso on-line e gratuito de formação em educação e esporte inclusivos
- Rodrigo Carvalho
- há 1 hora
- 4 min de leitura
O Instituto Incluir, organização do terceiro setor com sede no Rio de Janeiro e projetos por todo o país, acaba de encerrar a terceira edição do Projeto InterAção – curso gratuito que oferece formação continuada a profissionais de diversas áreas em educação inclusiva e esporte adaptado. Aplicado no formato on-line, o curso amplia o fomento a práticas que possibilitem acessibilidade e equidade a pessoas com deficiência em diferentes espaços sociais. E proporciona atendimento aos cursistas, que estarão aptos a promover a inclusão com sensibilidade e conhecimento, atuando de forma acolhedora, ética e eficaz, em espaços formais e informais de ensino.
Com carga horária de 60 horas, o InterAção aborda amplo conteúdo acerca dos seguintes conceitos: Aspectos históricos, pedagógicos e sociais da Pessoa com Deficiência; Diversidade humana e apoio na Educação Escolar; Princípios da prática esportiva inclusiva; Paradesporto como ferramenta para o protagonismo e transformação social; e Comunicação Acessível e Linguagem Inclusiva.
Atuação em todo o país
O projeto InterAção esteve presente nas cinco regiões do país, em dezenas de cidades, como Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Santa Terezinha (MG), Lajinha (MG); Curado (PE), Brasília (DF), Marambaia (PA), Paraná (PR) e Alvorada (RS). E contou com 60% de cursistas de instituições públicas e mais de 40% de instituições privadas, na faixa etária entre 18 e 61 anos. Cursistas de diferentes perfis participaram, como pessoas com deficiência visual (cega) e uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (nível 3 de suporte). Ambas precisaram de leitura dos textos e dos slides.
A maioria dos cursistas é de licenciaturas, principalmente dos cursos de educação física e pedagogia. Estudantes de outros cursos, como enfermagem, farmácia, psicologia, serviço social, direito, psicopedagogia, além de mestrandos e doutorandos, também participaram.
Nos meses de fevereiro e março, o projeto realizou intercâmbio educacional entre o Instituto Incluir e universidades parcerias. Em uma das atividades, a equipe pedagógica do InterAção esteve na Universidade Federal de Sergipe e promoveu diversas atividades, como: apresentação das medidas de acessibilidade arquitetônica e física; acompanhamento dos atendimentos do Centro de Acessibilidade Sensorial, vinculado a Biblioteca; e capacitação com servidores sobre o uso de tecnologias assistivas utilizadas por estudantes cegos, com baixa visão e surdos.
Também foram realizadas visitas ao Divisão de Ações Inclusivas (DAIN), responsável pela acessibilidade e pela inclusão de todos os alunos; rodas de conversas com os servidores da DAIN para trocas de experiências, saberes e fazeres inclusivos; além de apresentação de recursos tecnológicos disponíveis no DAIN e acompanhamento de atendimentos a estudantes, com foco na ação inclusiva.
Em março, a equipe do Instituto Incluir também recebeu professores de universidades parceiras para atividades de intercâmbio educacional, no Rio de Janeiro. Entre as ações programadas foram realizadas visitas aos projetos do Instituto Incluir, rodas de conversa com beneficiários e visitas às unidades parceiras, como a UniRio e o Núcleo de Atividade e Inclusão (NAI).
Sentimento de transformação
Para Leonídia Pereira Prates, cursista da segunda edição, o InterAção foi um instrumento de mudanças tanto na esfera acadêmica, quanto na profissional e na social:
“O curso foi uma verdadeira transformação em minha vida aprendi, pois não apenas sobre as diferentes realidades e desafios enfrentados por essas pessoas, mas também sobre suas habilidades de força e determinação inabaláveis. Pude vivenciar de perto a magia da superação, da cooperação e da diversidade. Cada passo dado, cada vitória e cada conquista dos atletas com deficiência me mostraram que as barreiras podem ser derrubadas e os limites podem ser superados, quando a dedicação, o respeito e a oportunidade são iguais”, ressalta Leonídia, que acrescenta:
“O esporte se revelou uma poderosa ferramenta de inclusão capaz de unir pessoas, quebrar estigmas e promover a igualdade de oportunidades. Estou comprometida em continuar contribuindo para a construção de um mundo mais inclusivo, onde cada indivíduo seja valorizado por suas habilidades e potencialidades, independentemente de quaisquer limitações. Agradeço por ter tido a oportunidade de mergulhar nesse universo enriquecedor e por poder fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência. Que cada passo dado em direção à inclusão seja um passo rumo a um mundo mais justo, simpático e acolhedor para todos”.
Graduanda em psicopedagogia e cursista do InterAção, Priscylla Malaquias, também cursista da segunda edição, ressalta a qualidade do conteúdo e dos professores, que, segundo ela, foram cruciais para vislumbrar um leque de possibilidades para seu desenvolvimento acadêmico e profissional:
“As aulas foram extremamente dinâmicas e interativas, conduzidas por professores e mestres que dominam profundamente os assuntos abordados. Agradeço imensamente por essa iniciativa e espero sinceramente que o Instituto Incluir continue proporcionando crescimento acadêmico para todos os que buscam se aprimorar. Parabéns a todos os envolvidos por abrir essas janelas do conhecimento e possibilitar que tantas pessoas alcancem novos horizontes na graduação e carreira profissional, esse incentivo é primordial”, salienta Priscylla.
Múltiplo impacto
Em 2024, o InterAção impactou mais de 150 beneficiários diretos e 600 indiretos, envolvendo mais de 7 mil atendimentos diretos e cerca de 25 mil indiretos.
A iniciativa conta com diversos parceiros, como professores doutores, pesquisadores e mestres especialistas nas suas áreas de atuação, além das universidades Federal do Rio Grande Sul, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (UFRRJ e LEPEDI). E os seguintes patrocinadores: Itaú, Deloitte, Metso e MinasLigas.
Para mais informações, acesse https://institutoincluir.com.br/ , @institutoincluir e o site do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI): https://lepedi-unirio-ufrrj.com.br/.