Inspiração e Dedicação: A Jornada da atleta Paralímpica Aline Furtado na Educação Física
A trajetória no esporte de Aline Furtado começou em 2021, quando ela encontrou na paracanoagem uma nova paixão. Desde então, tem se dedicado intensamente ao esporte e ao curso de Educação Física, formando-se a tempo de se preparar para o ciclo dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles.
A atleta de 41 anos representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris de 2024, trazendo consigo uma rica experiência e o apoio de todos ao seu redor. Entre as dificuldades enfrentadas por Aline, destaca-se a conciliação de suas duas profissões e a faculdade. Além de atleta profissional, ela também é professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Em Paris, a esportista integrou o time do Instituto Yduqs que contou com 77 alunos-atletas da Estácio que participaram das competições.
Para Aline, “o curso de Educação Física da Estácio foi fundamental na minha preparação para a Paralimpíada, pois me permitiu alinhar os conhecimentos teóricos estudados com a prática da minha modalidade esportiva, a paracanoagem, permitindo-me perceber em meu próprio corpo o que foi aprendido.”
Ela acredita que o conhecimento teórico enriquece as técnicas que aplica, explicando: “Vejo-me como um ‘experimento’ do que venho estudando, pois consigo compreender os fundamentos científicos por trás das técnicas de treinamento e dos movimentos específicos da paracanoagem.”
A realização do curso de Educação Física tem promovido uma melhoria significativa em seu desempenho como atleta, pois Aline possui o repertório teórico necessário para dialogar com seu treinador sobre as diferentes fases de sua preparação.
Para seu coordenador do curso de educação física na Estácio Brasília, professor Lucas Tessutti, “é um orgulho enorme ter a Aline como aluna e referência de força e superação. Todos somos admiradores de sua performance e desempenho em cada fase, considerando seu perfil competitivo e enorme potencial como atleta.”
A Estácio disponibiliza um núcleo exclusivo para atendimento de atletas em formação superior, garantindo suporte acadêmico personalizado e flexível para aqueles com agendas comprometidas. Todo o trabalho desenvolvido tem como objetivo possibilitar que os esportistas conciliem sua jornada acadêmica com o esporte, garantindo que, durante os momentos de competição, possam contar com o apoio da Estácio enquanto representam o Brasil. Junto com o Instituto Yduqs, a Estácio é uma das organizações que mais investem no esporte no país.
Sobre Instituto Yduqs no Esporte
O Instituto Yduqs é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que tem como objetivo estabelecer pontes em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O Instituto acredita que o Esporte, quando associado à educação, promove transformações significativas, e, por isso, incentiva a formação de campeões dentro e fora da sala de aula por meio de seu Programa de Transição de Carreira para atletas. Nos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, 10% dos esportistas brasileiros contavam com o apoio do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio. Já em Paris, este número representou quase 14% da delegação brasileira nas duas competições. Integrante do Conselho do Pacto pelo Esporte e membro do SIGA Latin America, o Instituto Yduqs é parceiro de mais de 50 instituições, incluindo Confederações, Federações, Clubes e Institutos ligados ao esporte, como o Instituto Fernanda Keller, Instituto Guga Kuerten, Instituto Reação, Comitê Olímpico do Brasil, e Comitê Paralímpico Brasileiro, entre outros. Saiba mais em institutoyduqs.com.br
Comments