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Inovação: manutenção industrial fica 90% mais rápida com uso de novo aplicativo de rastreamento


De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, a produtividade da indústria brasileira aumentou 2,3% no segundo trimestre de 2022, graças, também, ao uso de novas tecnologias. E um grande desafio é lidar com a manutenção industrial e a rastreabilidade de peças e equipamentos em toda a extensão de uma fábrica, além de identificar o momento de trocas necessárias.

Pensando nas dificuldades que esse processo traz ao dia a dia, a engenheira de produção mecânica e analista de Planejamento de Manutenção da Ibema, Nathalia Aparecida Costa, inovou e criou o aplicativo “Estoque Motor”. O app permite saber a localização exata de cada motor da unidade produtiva – são mais de 150 motores utilizados na planta da Ibema de Embu das Artes (SP) – mesmo aqueles com peças que não são vistas por ninguém, mas que não podem faltar nem falhar. Na empreitada, a engenheira contou com o apoio e participação dos colegas Pedro Sukadolnik, Amanda Goulart, José Amâncio, Sérgio Gomes e Paulo Lange.

“Há pouco tempo, tivemos um episódio em que era necessário utilizar um motor reserva. Por meio do aplicativo, foi possível rastreá-lo, e uma busca que antes levaria de 2 a 3 horas levou apenas 15 minutos”, comemora. No geral, ela calcula em 90% o ganho de tempo com o uso do aplicativo.

A novidade também deixou todos mais seguros. “Um mesmo motor pode ser usado em várias posições, e, quando há a necessidade de manutenção em uma delas, precisamos conhecer esse histórico, saber quando e onde foi reparado e onde foi armazenado no retorno”, explica Nathalia. Tudo isso ficou mais fácil com o seu aplicativo, criado de forma inventiva e simples.

Antes, a busca por equipamentos era feita manualmente, por meio da conferência da plaqueta de identificação. Agora, existe um código de barras que identifica cada motor, uma espécie de “CPF” do equipamento. “O aplicativo faz a leitura e informa onde ele está, mostra as datas em que foi reparado, em qual oficina ou depósito está armazenado atualmente, ou em que posição da máquina se encontra em operação.”

Manter o histórico dos equipamentos e saber tudo que “aconteceu em sua vida” é algo difícil de encontrar numa indústria, e o objetivo é monitorar e proporcionar um aumento na vida útil das peças usadas pela Ibema. Isso porque um motor pode ser reparado de cinco a seis vezes em retíficas para, por fim, ser descartado, quando necessário.

Essa facilidade de acesso ao histórico dos equipamentos ajuda na tomada de decisões para a estratégia da manutenção, pois torna possível monitorar todos os motores da planta, visando aumentar a competitividade da indústria em relação a seus ativos.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 150 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês.


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