top of page

Hotelaria de luxo investe em experiências gastronômicas para atrair novos hóspedes


Mais do que oferecer um serviço de excelência, os hotéis de luxo estão sempre em busca de diversificar e trazer novas atrações que vão muito além da hospedagem. O que inclui conquistar os visitantes pelo paladar, seja por meio da presença de chefs premiados, de lançar programas imersivos na culinária local com aulas-show ou de criar menus sazonais e sofisticados que encantam os sentidos e criam memórias inesquecíveis.


De acordo com o site de viagens Expedia, que perguntou a mais de 25.000 usuários de sua plataforma, a gastronomia será uma das principais tendências do turismo em 2025. Segundo eles, o viajante não se restringirá apenas a escolher as amenities, o conforto das suítes ou a localização, mas sim qual a experiência gastronômica que o destino poderá oferecer.


Espere por muito mais restaurantes pop-up ou colaborações com grandes maisons - neste ano vimos Dior, Chanel, Jacquemus e Louis Vuitton desembarcando em hotéis de luxo de destinos como Mykonos, St. Tropez ou Beverly Hills -, hotéis oferecendo aulas de culinária e workshops para que os hóspedes aprendam a preparar pratos da culinária local ou convidando chefs renomados e sommeliers para jantares temáticos e harmonizados.


Por aqui, selecionamos três destinos que investem em conquistar os visitantes com experiências gastronômicas genuínas, na França, Espanha e Belize.


Serras Hotel - Barcelona

Localizado no mesmo prédio que abrigou o primeiro atelier de Pablo Picasso, o Serras Barcelona é um hotel boutique com 28 amplas suítes com janelas do chão até o teto que trazem luz natural ao ambiente e vistas deslumbrantes para a Marina Port Vell e a praia de Barceloneta. Um dos pontos altos do empreendimento, o restaurante Informal tem no comando o chef Marc Gascons, reconhecido por sua criativa reinterpretação de pratos da Catalunha. Gascons é da terceira geração de uma família de restaurateurs: seus avós, em 1918, iniciaram na profissão com uma padaria em Sant Feliu de Guíxols. Já em 1978, o pai, Eduard Gascons, e sua esposa Maribel, abriram o “Els Tinars”, em Llagostera, na província de Girona. Desde 1999, a casa é liderada por Marc e recebeu, em 2008, a primeira estrela Michelin – renovada anualmente desde então. O Informal, sediado no Serras e comandado pelo chef, traz um menu sazonal, criado para compartilhar: um dos destaques da temporada é o prato de cogumelos da estação, salteados com alho e salsa, acompanhados de ovos fritos e  linguiça de perol, iguaria de porco tradicional de Girona. Para acompanhar, uma seleta carta de vinhos com safras vintages catalãs e exemplares da Espanha, França e Alemanha. Além do Informal e do Els Tinars, o chef Marc Gascons também está à frente do Bell-Lloc, em Palamós, e do Bruna, em Andorra.


Blancaneaux Lodge e Turtle Inn - Belize

Em Belize, mais especificamente nos dois hotéis do cineasta Francis Ford Coppola, Blancaneaux Lodge e Turtle Inn, a ideia foi lançar uma programação com uma das autoras de livros de receitas mais conhecidas dos Estados Unidos, Julia Turshen - os livros da chef viram best-sellers do New York Times assim que são lançados. Ela é vista como uma guia que encoraja a todos a se aventurarem na cozinha, de uma forma gentil e sem a perfeição em tempos de mídias sociais. Julia estará por lá entre os dias 7 e 14 de dezembro promovendo uma imersão nos sabores locais, seja preparando um menu vegetariano no Blancaneaux, após colher os ingredientes fresquíssimos direto da horta orgânica de 4 acres do hotel, ou interagindo com os hóspedes durante um jantar no Turtle Inn, com direito a harmonização de vinhos - do Coppola, claro. Essa foi uma maneira que a coleção The Family Coppola Hideaways encontrou para promover uma das experiências mais autênticas de seus hotéis, que é ter uma refeição saborosa com o que é colhido ali mesmo - Julia é expert em criar receitas originais: seu novo livro "What Goes With That", lançado neste mês de outubro nos Estados Unidos, traz dicas de 100 receitas autênticas e fáceis de preparar.


Le Narcisse Blanc - Paris O vinho continua sendo o companheiro favorito das refeições na França, mas o chef do restaurante Cléo, localizado no Le Narcisse Blanc, hotel 5 estrelas às margens do rio Sena e muito próximo da Torre Eiffel, em Paris, vem inovando em seus menus. Bruno Aubin, que construiu sua carreira ao lado de nomes estrelados como Eric Frechon (3 estrelas Michelin) e Philippe Etchebest (2 estrelas Michelin) antes de assumir sua própria cozinha - ele é um astro na França, ganhador da versão francesa do programa Top Chef -, levou o uísque para o centro das atenções. Criou uma experiência culinária ao lado da marca Maison Benjamin Kuentz com um novo menu lançado a cada três meses e a proposta de ser harmonizado com diferentes blends de uísque. É um verdadeiro evento e é preciso reservar mesa com muita antecedência. Mas Bruno afirma que o restaurante apesar de inovar e trazer receitas como o bacalhau cozido no vapor com curry ou o tradicional prato francês pot-au-feu servido com maionese de wasabi, tem um estilo independente de qualquer moda e é inspirado pelos produtos, escolhidos de acordo com a estação e os fornecedores, com quem, aliás, ele trabalha bem de perto. "Cléo tem um ambiente tranquilo, acolhedor e discreto. Os sabores são delicados mas, acima de tudo, com toques de ousadia."





Comments


bottom of page