top of page

Governador do Distrito Federal anuncia intenção de construir estruturas náuticas públicas para promover turismo na abertura do Brasília Boat Show


Começou ontem (14) no Largo Concha Acústica do Lago Paranoá, em Brasília/DF, a primeira edição do Brasília Boat Show, com mais de 30 barcos em exposição, além de produtos, serviços, atividades náuticas e atrações para toda a família. A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre eles, o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, o Almirante José Alvarenga, que representou a Marinha do Brasil, e o presidente da Associação Náutica Acobar, Eduardo Colunna. Durante a abertura, o governador anunciou a intenção de construir uma estrutura náutica pública para incentivar o turismo náutico na região. Atualmente, o Centro-Oeste tem 20% do total de 1,5 milhão de barcos que são registrados na Marinha do Brasil, segundo dados divulgados pela Acobar.

"Este é um momento especial para o Distrito Federal, pois Brasília precisava de um evento como este para consolidar o Lago Paranoá como uma das suas grandes maravilhas,já que possui um enorme potencial turístico, mas estava completamente abandonado. Realizamos grandes investimentos para devolver este local à população e hoje ele se tornou um ponto turístico muito visitado. Em parceria com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, estamos planejando a criação de uma estrutura náutica pública para incentivar ainda mais o turismo na região. Faço questão de apoiar a náutica porque sou apaixonado por ela. Tenho certeza de que o evento será um sucesso e gerará muitos negócios", declarou o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha.

O Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, também falou do potencial de Brasília como destino náutico: “É um orgulho participar deste evento, que não só contribui para o desenvolvimento do Lago Paranoá, mas também impulsiona o turismo náutico em Brasília e nos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, vale destacar que Brasília foi reconhecida pelo New York Times como um dos melhores destinos turísticos do Brasil”.

O presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, também enfatizou o potencial de Brasília como destino náutico nacional. “Há 16 anos, quando caminhava pela Concha Acústica de Brasília, sempre admirei a beleza do lugar. Desde então, sonhava em trazer o Boat Show para cá, pois sabia do potencial do Centro-Oeste. Com o apoio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de pessoas como o empresário  Fernando Borges e o secretário de Turismo Cristiano Araújo, conseguimos realizar esse sonho. Hoje, o Lago Paranoá é um verdadeiro paraíso náutico, um marco para Brasília, que agora se consolida no cenário náutico nacional "

“O Brasil ainda tem um grande potencial de crescimento no setor náutico e a Boat Show desempenha um papel importante nesse desenvolvimento. No evento, são apresentados barcos de primeira linha, exportados para o mundo inteiro, que o público do Centro-Oeste terá a oportunidade de conhecer. Atualmente, o país possui 1,5 milhão de barcos registrados na Marinha do Brasil e 20% estão nesta região. Com o incentivo adequado e a implantação de estruturas náuticas, esse setor tem o potencial de expandir ainda mais”,  destacou o presidente da Associação Náutica Acobar, Eduardo Colunna. 

"Desde o início apoiamos este evento porque sabemos da importância e as pessoas de Brasília gostam de navegar e isso é muito forte aqui. E por isso haverá uma Capitania Itinerante, que estará disponível na sexta-feira e sábado, para auxiliar na emissão de documentos de habilitação e registro de embarcações. Isso mostra o quanto estamos comprometidos em fortalecer a navegação na região”, afirmou o Almirante José Alvarenga, que representou a Marinha do Brasil. 

O Brasília Boat Show segue até domingo com grandes nomes da indústria náutica, como  Fibrafort, FS Yachts, VCAT, Mestra, NX Boats, Sea-Doo, Triton, Yamaha e Ventura que proporcionam aos visitantes a chance de realizar test drives em lanchas, pontoons e até no único jet elétrico do Brasil. Entre os pontoons em exposição, está um modelo idêntico ao que o cantor Leonardo recebeu de presente de sua nora, a influenciadora Virginia, apresentado pela representante Villa Náutica.

Além das embarcações, o Shopping Náutico apresenta uma variedade de produtos para equipar  e decorar  embarcações, além de revestimentos, e acessórios de ponta. Alguns dos expositores são: Agroquímica, Grow Deck, Hidea, Kapazi, Marine Center e Yamaha. Marcas reconhecidas, como Metalu, Audi Helicópteros e Kiaroa Residence, também estão presentes, expondo inovações e serviços exclusivos para os entusiastas do setor.

Além das atrações voltadas para o mercado náutico, o evento oferece uma programação diversa de lazer, cultura e esportes, com atividades como aulas de mergulho, stand up paddle, e kitesurf, além de uma exposição de barcos clássicos e o emocionante Rally Náutico. A programação musical traz shows de jazz e MPB, a partir das 17h, para garantir entretenimento para todos os visitantes. Outras atrações incluem uma mini praia e uma vila gastronômica com diversas opções para agradar todos os tipos de paladares. 

Acompanhe o calendário dos próximos eventos náuticos brasileiros de 2024

> São Paulo Boat ShowMaior evento náutico da América LatinaDe 19 a 24/09 - São Paulo/SP

> Salvador Boat ShowMaior evento náutico do NordesteDe 06 a 10/11 - Salvador/BA

> Foz Internacional Boat ShowPrincipal evento náutico da Tríplice FronteiraDe 28/11 a 01/12 - Foz do Iguaçu/PR

ServiçoO que: Brasília Boat ShowQuando: De 14 a 18 de agostoOnde: Orla da Concha Acústica no Lago Paranoá, Brasília/DFGaranta sua entrada: https://brasiliaboatshow.com.br/

Organização: Boat Show EventosInstagram: @boatshoweventosCobertura oficial: www.nautica.com.br, @revistanautica e youtube.com/@canalnautica

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu e Brasília; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.


Commenti


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page