top of page

Fundação Síndrome de Down de Campinas inaugura exposição gratuita "Unindo Isso e Aquilo”


A Fundação Síndrome de Down de Campinas anuncia a inauguração da exposição "Unindo Isso e Aquilo", organizada pelo Ateliê de Arte Thomaz Perina com apoio da farmacêutica EMS – instituição e empresa têm um histórico de parceria desde 2015. A mostra é aberta ao público e celebra a criatividade e a singularidade de cerca de 60 artistas, jovens e adultos com síndrome de Down e deficiência intelectual, que participam das atividades do espaço ao longo do ano. Os visitantes podem ver as obras de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, até o mês de março.

 

A exposição convida os visitantes a percorrerem um universo artístico em que imagens e fotos de materiais como folhas, sementes, arames e parafusos se transformam em desenhos, esculturas e obras únicas. Fruto de processos de experimentação e liberdade criativa, cada peça apresentada transcende o comum e destaca a importância da arte como ferramenta de autonomia, inclusão social e expressão cultural.

 

Para Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, é uma enorme satisfação contribuir com a instituição. “O trabalho e dedicação das pessoas atendidas e dos profissionais nos ensinam diariamente que a cultura e a inclusão são poderosas ferramentas de transformação e revelam, ainda, que não há limitações para a criatividade e o desenvolvimento humano. Acreditamos na arte como um caminho para proporcionar melhor qualidade de vida, ampliando o acesso à saúde e promovendo uma sociedade mais inclusiva”, afirma o executivo.

 

Liberdade e singularidade

"Unindo Isso e Aquilo" apresenta o trabalho desenvolvido ao longo de 2024 no Ateliê de Arte Thomaz Perina, com o objetivo de promover o conhecimento subjetivo e contribuir para a construção da identidade dos participantes. As atividades estimulam a criação livre e o rompimento com padrões, resultando em obras que não apenas refletem a diversidade, mas também inspiram reflexões sobre o potencial humano.

 

Histórico

Em 2023, o Ateliê de Arte Thomaz Perina, com o apoio da EMS, promoveu 2.036 atividades artísticas, atendendo 94 pessoas e fortalecendo a inclusão cultural por meio de quatro exposições, sendo duas realizadas na Galeria de Artes da Fundação Síndrome de Down e duas em espaços externos. Além disso, 28 obras criadas pelos artistas foram adquiridas no 3º Leilão de Artes, e o ateliê marcou presença em um evento internacional, reforçando seu compromisso com a promoção da diversidade e da expressão artística.

 

EMS e Fundação Síndrome de Down

Localizada em Barão Geraldo, distrito de Campinas (SP), a instituição é referência no atendimento a pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual e suas famílias há quase 40 anos. A instituição oferece serviços voltados à educação, saúde, lazer e inclusão no mercado de trabalho, tendo em vista a promoção da autonomia e inclusão dessas pessoas. A EMS, apoiadora e mantenedora do Ateliê de Arte Thomaz Perina em 2015, 2018, 2019, 2020, 2022, 2023 e 2024, reforça seu compromisso com o desenvolvimento social. O trabalho desenvolvido na instituição explica a crescente procura por atendimentos. De 2020 para 2023, houve um crescimento de 247% no número de atendidos no Ateliê, frequentado por cerca de 44 pessoas mensalmente.

 

“O ateliê é um programa da Fundação que aposta na força da arte como meio de promover a expressão e autonomia das crianças, jovens e adultos que frequentam a instituição. Essa exposição é a prova do poder da arte para romper barreiras sociais e culturais que desqualificam o potencial das pessoas com deficiência”, afirma Marcos Tofoli, presidente da Fundação Síndrome de Down. “Nesse sentido, a parceria com a EMS tem sido fundamental para fortalecer o trabalho da nossa instituição”, ressalta o presidente.

 

A Fundação Síndrome de Down também atua com outros programas, como o de Formação e Inclusão no Mercado de Trabalho, voltado para jovens a partir de 16 anos. Oferece Curso de Iniciação ao Trabalho, Vivência Prática Profissional e encontros do Grupo Mundo do Trabalho. Mantém também um Grupo de Vida Prática, que promove atividades de lazer para jovens e adultos, como encontros em bares de Campinas, promovendo vivências reais e debates sobre independência e vida adulta. Outra frente é o Grupo Voar, iniciado em 2023, que apoia jovens e adultos interessados em morar de forma independente de suas famílias.

 

Serviço:Exposição "Unindo Isso e Aquilo"Local: Fundação Síndrome de Down – Campinas/S

Endereço: R. José Antônio Marinho, 430 - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13084-783Período: Dezembro de 2024 a março de 2025

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30

Visitação: Gratuita

Apoio: farmacêutica EMS

Informações: fsdown@fsdown.org.br

Fone: (19) 3790-2818 - (19) 99266-4914

 

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 18 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 60 anos de história e 6,7 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

 

Comments


bottom of page