Fundadora da Nós No Bambu, Poema Mühlenberg no espetáculo solo "Artesania de Encanto"
Acostumada a realizar espetáculos acompanhada de grandes estruturas de Bambu, a multiartista lançou-se ao desafio de conceber espetáculo solo com o uso de pequenos objetos da mesma matéria-prima. Surgiu então Artesania de Encanto, uma performance de circo e dança que se distingue das anteriores.
Uma faceta deste espetáculo, o sétimo da carreira, é a possibilidade de alcançar novos espaços e públicos, dada a portabilidade dos objetos de Bambu criados, o que viabiliza maior circulação. Criar esse espetáculo, segundo Poema, “foi estimulante, uma vez que pude empregar os conhecimentos de minha formação acadêmica em design de produto”.
Em cena, os objetos de Bambu se transformam em extensão do corpo da artista e proporcionam possibilidades infinitas, tingindo a cena com emoções através da dança, da acrobacia e da poesia, entre ludicidade, descontração e momentos mágicos.
Artesania de Encanto carrega a história dessa artista que cria entre o artesanal e o poético, que nutre um bambuzal, colhe dele seu elemento de trabalho e projeta sua arte. Nessa relação com a planta, Poema transpõe saberes artesanais para seu corpo cênico e mergulha nas possibilidades de se reinventar.
Da interação artística entre corpos e bambus nasceu a arte inovadora da Cia Nós No Bambu. Fruto de duas linhas de pesquisa: O material - Bambu, com a investigação de soluções construtivas e a criação de instrumentos acrobáticos; e o imaterial - a Interação Corporal Cênica com as formas de bambu. Este conjunto de saberes é compartilhado pela Escola Nós No Bambu, que realiza residências e oficinas, e publicou a coleção Manuais Nós No Bambu.
A excelência do trabalho da Companhia já foi reconhecida por Rumos Itaú, Petrobras Cultural, Funarte Carequinha, Fundo de Apoio à Cultura do DF, SESC e inúmeros festivais. Internacionalmente, a expertise de Poema Mühlenberg a levou a colaborar com criações de circo e bambu na Espanha e Equador e a realizar intercâmbio artístico entre França e Brasil.
Saiba mais: instagram.com/nosnobambu | facebook.com/nosnobambu | youtube.com/cianosnobambu | www.nosnobambu.com.br
Ficha técnica: Concepção, pesquisa, criação, artesania e atuação: Poema Mühlenberg | Direção: Beth Martins, da carioca Intrépida Trupe | Colaboração coreográfica: Ana Flávia Almeida, cofundadora da Cia. Nós No Bambu | Direção musical: Samuel Mota | Provocação cômica: Elisa Carneiro | Figurino: Maria Carmen, do Goldoni Atelier Cenográfico | Construtor de instrumentos sonoros de bambu: Marcio Vieira, do Circo Teatro Udi Grudi | Produção: Claudia Leal | Fotos: Nathan Nascimento | Assessoria de imprensa: Rodrigo Machado, Território Comunicação | Gestão: Anamaria Mühlenberg
Serviço:
Artesania de Encanto
Estreias:
Dia 13 de dezembro, às 15h, no IFB - Campus Brasília (Via L2 Norte, SGAN 610)
Dia 14 de dezembro, às 16h, na Praça Central da Feira da Torre de TV
Temporada no Espaço Cultural Renato Russo (CRS 508, W3 Sul):
Dias: 20 de dezembro (https://www.sympla.com.br/artesanato-do-encanto__2746970); 21, às 20h (https://www.sympla.com.br/artesanato-do-encanto__2746974); e 22, às 18h (sessão com audiodescrição, retirada de ingressos 1h antes do início da apresentação)
Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Projeto realizado com recursos do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF
Comments